Porque sua organização precisa de uma curadoria de conteúdo

Independente da área escolhida para mapear notícias, um ponto é comum a todas: a quantidade de informações cresce desmedidamente. Desdobram-se novas notícias e tendências a cada instante e, com elas, surgem novas oportunidades tanto mercadológicas quanto de aprimoramento pessoal. Assim, quem está atento a essas mudanças e faz análise de mercado está sempre em primeiro lugar na antecipação de tendências, além de manter o foco no futuro.

Tópicos: Inteligência de mercado Monitoramento de conteúdo Curadoria

Saúde mental? Sua dieta de informação pode ser tão importante quanto sua dieta alimentar

Imagem: The Imaginary Foudation, Switzerland, 2012

Quando falamos sobre qualidade de vida e saúde mental nos dias de hoje, o consumo de informação toma um papel cada vez mais importante. Por isso, aquilo que colocamos para dentro de nossa cabeça é tão importante quanto aquilo que colocamos para dentro de nosso corpo.

Vivemos em tempos onde muitas coisas estão mudando em uma velocidade que não teríamos como prever há alguns anos. Para complicar ainda mais, você está consumindo mais notícias e informações atualmente do que em qualquer outro momento de sua vida. Elas chegam por todos os lugares: pelo seu telefone, por sua televisão, através de seus amigos, pela timeline das mídias sociais ou mesmo pelos antigos meios, como jornais e revistas.

O fato é que no meio de tanta informação pouca coisa é realmente aproveitável para nos tornar pessoas ou profissionais melhores. Nunca consumimos tanta inutilidade em forma de notícia. Veja o seu feed do Facebook, por exemplo, e perceba o que estou falando. Entretenimento barato transvestido de informação, informação inútil disfarçada de entretenimento e outras mutações genéticas da notícia no século XXI. Estamos vivendo em uma era de poluição informacional. E o que isso gera? Se você quiser entender o problema de uma forma mais superficial e rápida, a resposta é: estresse! Mas se você quiser olhar de uma forma um pouco mais profunda, a resposta seria: depressão!

Tópicos: Informação Monitoramento de Notícias NewsMonitor Dieta de informação Curadoria

Como mapear tendências através do monitoramento de notícias?

O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Por exemplo, vamos supor que o site da Revista Vogue francesa lance um artigo sobre chapéus vermelhos como tendência nas ruas de Paris. Alguns dias depois o importante blog inglês Fashion Bubble fala do mesmo fenômeno nas ruas de Londres e, em breve, o nova-iorquino Fashion Salad capta o mesmo movimento. Estamos observando três cases, ou seja, três casos “isolados” onde o fenômeno do chapéu vermelho foi encontrado. Certamente estamos em frente a uma tendência.

Tópicos: Tendências Business Intelligence NewsMonitor Inteligência de mercado

Monitoramento de notícias para inteligência de mercado

Vou mostrar nesse artigo a importância do monitoramento de notícias com foco em inteligência de mercado. Você vai entender como monitorar a área em que sua organização atua e como difundir as informações para seus colaboradores e clientes.

Tópicos: Business Intelligence Clipping Digital Monitoramento de Notícias NewsMonitor Inteligência de mercado Monitoramento de conteúdo

Inteligência de mercado: o que é e por que você precisa se atentar a isso

Como está a sua empresa, os produtos e serviços que ela comercializa? Eles têm sido bem recebidos pelo mercado, gerando o aumento pela procura e compra nos índices de performance do negócio? E seus concorrentes, o que têm feito? Como os clientes têm reagindo diante a proposta deles em comparação a de sua empresa? O mercado está favorável ou vem apresentando dificuldades? Novidades vêm sendo lançadas, novos recursos implementados ou opções ampliadas nos produtos ou serviços dos concorrentes?

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Antecipar tendências para planejar o futuro

"Olhe para as estrelas, e não para os seus pés" disse o famoso astrofísico Stephen Hawking, morto no dia de ontem, 14 de março, sobre a importância de olhar adiante e mirar as oportunidades.

Vivemos uma era de transformação exponencial. Com as diferentes soluções que surgem a cada momento movidas por players inovadores, nichos de mercado são descobertos e novas tendências despontam. Inteligência artificial, blockchain, startups, novas economias, futuro da educação, últimos avanços da saúde, tecnologias no varejo, inovações da indústria e tantos outros temas que crescem a cada dia.

Para mapear essas evoluções, podemos monitorar os cases de sucesso que acontecem aos poucos até se tornarem grandes motivadores de negócios. Mas como prever o impacto que meu negócio sofrerá com os avanços tecnológicos? Estamos falando sobre a capacidade de antecipar tendências, uma grande sacada de mercado para aqueles que se preocupam com o futuro do seu empreendimento.

Mapear tendências é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas o que muitos esquecem é que não basta você conhecer as tendências, você precisa monitorar as tendências. Por que hoje em dia as tendências estão mais rápidas do que nunca, elas se modificam, expandem-se, encolhem-se ou colidem-se umas com as outras em uma velocidade sem precedentes. Monitorar uma tendência é exercitar o seu “músculo do futuro” - é estar pronto para reagir e inovar da forma e na hora certa.

Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Curadoria Trends

Business Intelligence: o que é e qual a importância para sua organização

Na era da informação, um problema que atinge muitos empresários é o excesso de dados disponibilizados sobre uma diversidade de assuntos que chegam até eles. Sabe-se que utilizar a informação de maneira estratégica beneficia a empresa e traz vantagem competitiva. Mas como transformar esse grande volume de artigos, sites e dados em inteligência, de maneira a auxiliar a tomada de decisões estratégicas na empresa? É o que vamos ver nesse artigo sobre Business Intelligence!

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Como e por que monitorar concorrentes nos dias de hoje

“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.” Essa é uma frase de Philip Kotler, respeitado especialista em marketing. A citação de Kotler adjetiva as empresas de acordo com o posicionamento adotado frente à concorrência de mercado. Assim, provoca os gestores e empreendedores a estarem a frente de seus concorrentes, para que possam guiá-los. Todavia, em nenhum momento é dito para você deixar de prestar atenção aos movimentos que seus pares estão realizando, mesmo no ponto em que você está liderando. Afinal, é preciso saber a quem está guiando e o que está fazendo quem vem logo atrás.

Tópicos: Monitoramento de Notícias Concorrência novos negócios concorrência de mercado filtros

Política 2018: a importância de monitorar notícias em ano de eleições no Brasil e o perigo das fake news

Com a evolução da internet e sua popularização, a informação tornou-se mais instantânea do que nunca. Não importa onde você trabalha ou o que você faz, você interage online e sabe que essa evolução permitiu o compartilhamento instantâneo de opiniões, inclusive as políticas.

Tópicos: Clipping Estratégia Política Cenário Político Monitoramento de Pessoas Públicas Campanha Política

Como criar um monitoramento de notícias mais eficaz

Em monitoramentos de notícias, o grande diferencial está em saber filtrar as informações e o que realmente é necessário na sua busca. Para isso, as palavras-chave são essenciais ao refinar o universo de resultados encontrados, apresentando apenas o que é de interesse e relevância para o seu negócio. Enxergar o futuro através do monitoramento estratégico de notícias é a solução que oferecemos no NewsMonitor. E as palavras-chave são os filtros básicos que permitem desenvolver essa eficácia e inteligência.

Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Futuro