4 estratégias competitivas que darão certo na sua empresa

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Qualquer empresa que queira se estabelecer e conquistar o mercado deve estar ciente de que estratégias competitivas são fundamentais. É através delas que será possível aprender como se comportar e o que fazer diante das inevitáveis mudanças de cenário.

De acordo com o site Administradores, estratégia competitiva atualmente se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Mas, afinal de contas, quais técnicas e dicas envolvendo o assunto você pode implantar na sua empresa, com sucesso? Separamos algumas das melhores e mais básicas para que você possa se preparar e colocar em prática, independentemente do tamanho ou área de atuação. Afinal, o sucesso é de quem trabalha por ele.

Conhecimento: o foco das estratégias competitivas

Pergunta: o que todas as estratégias competitivas têm em comum?
Resposta: o foco no conhecimento.

As estratégias competitivas são compostas por três áreas: custo, diferenciação e foco. Isso significa que a empresa, na hora de elaborar o seu plano, deve levá-las em consideração. Como? Vejamos nos exemplos a seguir:

Uma empresa que foca suas estratégias competitivas na área de custo busca a liderança de mercado através da prática de preços mais baratos. Ou seja, pesquisa por tecnologias e meios de produção que permitam uma produção em maior quantidade e de forma mais barata, matérias-primas com preços mais baixos e quaisquer outros pontos na cadeia que impactem no preço final do produto.

Já no caso da diferenciação, a pesquisa é por produtos e serviços únicos no mercado, ou através do oferecimento deles de uma forma diferente. Um exemplo clássico são os estacionamentos de shopping que oferecem, a um custo extra, um tratamento VIP, incluindo manobrista e sala de espera. O serviço é o mesmo, mas há uma diferenciação para quem quer (e pode) arcar com o valor mais alto.

Estratégias competitivas voltadas ao foco são realizadas por empresas que preferem se especializar em um único segmento de mercado. Dessa forma, seus esforços são focados em atender um cliente em uma necessidade específica. Um bom exemplo são as empresas de fotografia que realizam apenas serviços de cobertura de casamentos.

Enfim, independente de qual estratégia competitiva sua empresa adota ou irá adotar, é fundamental haver troca de conhecimento entre sua equipe. Portanto, é preciso estudar e conhecer as variáveis, a fim de que o seu plano tenha consequências previsíveis e para que seja possível monitorar cada fase para enfrentar as mudanças necessárias para melhorar os resultados. Veja algumas dicas:

1) Monitore novidades do seu mercado

Estar antenado com as novidades da sua área significa saber das inovações nacionais e internacionais que terão impacto — direto ou indireto — sobre o seu negócio. Monitorar empresas e expoentes do setor para entender as tendências para poder produzir e oferecer o que o seu público-alvo quer — ou que vai querer no futuro próximo.

Assim você poderá investir com mais segurança nos resultados.

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2) Estude as publicações da sua área

E já que falamos no conhecimento das novidades e tendências para elaborar suas estratégias competitivas, não podemos nos esquecer das publicações do setor. Nesses materiais você poderá conhecer o trabalho de outros profissionais para trocar informações e fazer contratações que garantam a sua liderança.

Esses materiais são ótimas formas de saber o que está acontecendo no setor e até mesmo como — e se — a sua empresa aparece.

3) Monitore a concorrência

Essa estratégia é clássica. Afinal de contas, para poder chegar ao topo você precisa saber quem são seus concorrentes e como eles se comportam.

Portanto, aposte no conhecimento para traçar e colocar em práticas as suas estratégias competitivas com sucesso. E se você ainda ficou em dúvida sobre o monitoramento da concorrência, leia este post que preparamos sobre o assunto.

4) Utilize toda a informação a seu favor

A partir do monitoramento do mercado nacional e internacional, das novidades e dos seus competidores, aliados a seu conhecimento acerca das necessidades e desejos do seu alvo de atuação, será possível criar projetos concisos para atrair e fidelizar os clientes, com impacto direto e positivo sobre as vendas. Essa, afinal, é sempre a meta principal de qualquer empresa.

Monitorar redes sociais, campanhas, ações de marketing, sites, blogs e até mesmo como a marca é vista pelo público é mais do que importante. É fundamental.

O conhecimento, quando não posto em prática, não serve para muita coisa. No caso das estratégias competitivas, a obtenção das informações é fundamental para que você e sua equipe possam organizar as engrenagens do seu próprio plano de ação.

Descubra como o NewsMonitor pode te ajudar na implementação das estratégias competitivas.

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