5 ferramentas indispensáveis para assessoria de imprensa

63541-x-ferramentas-indispensaveis-para-assessoria-de-imprensa.jpg

Para ser um assessor de imprensa de sucesso, organização e agilidade são características indispensáveis, pois é preciso estar preparado para executar várias atividades diárias. Por isso, neste post, vamos mostrar 5 ferramentas essenciais para a assessoria de imprensa que ajudam muito na realização dos trabalhos.

Press Release

O Press Release (comunicado à imprensa) é uma das mais importantes ferramentas para a assessoria. Se trata de um texto curto e objetivo que serve para informar os veículos de comunicação a respeito de um fato ou acontecimento.

É importante saber que o press release — ou release, como também é conhecido — não é um texto que pode ser feito por qualquer pessoa. Um bom comunicado à imprensa precisa de um profissional com conhecimento sobre o assunto, a linguagem e a forma de produzi-lo.

Além disso, o release facilita muito o trabalho de jornalistas, pois eles terão informações valiosas para começar a produzir qualquer reportagem.

Mídias Sociais

As mídias sociais são as ferramentas preferidas da nova geração. Há ainda, no mercado, profissionais que não aceitam muito as novas tecnologias. No entanto, é preciso pensar que elas são formas de veicular notícias, informar e formar um público interessado em determinados assuntos.Você pode criar uma página no Facebook ou utilizar o Twitter, por exemplo, para atingir o público-alvo.

Google Analytics

O acompanhamento de sites de clientes é outro serviço executado pelas assessorias de imprensa. Uma boa ferramenta para auxiliar nesse trabalho é o Google Analytics, um instrumento que serve para acompanhar o resultado obtido na internet.

Tanto os assessores quanto os gestores, conseguem ter uma visão geral das pessoas que visitaram o site, de dados diversos, como os de veículos e redes que mais geraram visitas, além do número de acessos por página.E o melhor, a ferramenta é gratuita e simples de usar. Por isso, é uma boa opção para quem trabalha com gestão de assessoria de imprensa.

Clipping

O clipping é uma das tarefas mais conhecidas pelos assessores. Ele é considerado uma estratégia que serve para conhecer o mercado, dar visibilidade à marca do cliente e monitorar concorrentes.

Muitos profissionais ainda preferem o clipping físico, ou seja, de papel, feito manualmente. Se você tem dificuldades em deixar o trabalho manual, pense no trabalho que dá recortar a notícia do jornal, colar e xerocar. Já deu para imaginar quanto tempo se perde com isso, não é verdade?

No entanto, no mercado há ferramentas profissionais que facilitam a vida do assessor de imprensa. O NewsMonitor é uma delas. A ferramenta monitora as notícias na internet e auxilia no clipping online.

O NewsMonitor atende empresas que precisam acompanhar, por meio de notícias, sua marca e seus produtos. A ferramenta oferece inúmeras vantagens em relação às demais que existem à disposição dos assessores.

Entre os benefícios estão a criação de monitoramento de notícias por meio de palavras-chave e filtros, buscas inteligentes, produção e envio de newsletters personalizadas com seus conteúdos e layout profissional.

Pense nos benefícios e na qualidade que seu trabalho terá com essa ferramenta e esqueça o clipping físico!

Organizador de tarefas

O Trello é mais uma das opções que surgiram para ajudar o assessor de imprensa. O aplicativo é um organizador de tarefas que utiliza cartões para anotar reuniões, pautas, ideias e informações.

A ferramenta ajuda os integrantes da equipe de assessoria a ver os prazos de entrega dos trabalhos e suas prioridades.

O serviço do Trello voltado para a gestão na assessoria de imprensa pode ser conectado gratuitamente a aplicativos do Google.

Agora que você já conhece as ferramentas para assessoria de imprensa, não terá mais problemas com suas atividades no dia a dia, não é mesmo? Escolha, entre nossas sugestões, aquelas que mais vão ajudar você no trabalho de assessoria e ofereça a seus clientes um serviço de qualidade.

Gostou do nosso conteúdo e acredita que ele pode ajudar mais pessoas da área? Então, compartilhe o post nas mídias sociais!
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital NewsMonitor Assessoria de Imprensa Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Clippin on-line