A importância da imagem de marca para uma empresa

student-849825_960_720.jpg

No dia a dia da assessoria de comunicação você provavelmente já se deparou com o conceito de branding. Talvez até mesmo o aplique na prática sem saber que o que está fazendo. O branding nada mais é do que a gestão de uma marca. No conteúdo de hoje falaremos melhor como a imagem de marca é determinante não só para embasar o planejamento de ações dentro de uma assessoria de comunicação, como também para fortalecer a identidade corporativa da empresa.

O conceito de branding

O branding, um termo tão em evidência nos dias de hoje, é relacionado às atividades de gerenciamento da marca, abrangendo sua missão e propósito dentro do mercado, além do monitoramento constante de qualquer ponto de contato entre um consumidor e a marca.

Por que o branding é importante para a assessoria de comunicação?

Para a promoção de eventos

Uma marca bem projetada e trabalhada por meio de eventos específicos, ações de engajamento e campanhas criteriosamente elaboradas pela equipe de assessores de imprensa, tem muito mais chances de garantir a fidelização do seu público-alvo e solidificar a presença da empresa no mercado.

Para monitoramento

O branding não serve apenas para nortear ações pontuais. O trabalho sobre a imagem de marca deve estar presente na agenda diária da assessoria de comunicação, seja no acompanhamento sobre o que os principais concorrentes andam fazendo, seja no estancamento de eventuais crises — ocasiões especialmente críticas em que assessores se apoiam na identidade corporativa para formularem suas estratégias.

Para divulgação

Autoridade e confiabilidade são mais fortes do que qualquer apelo comercial desenvolvido dentro de uma agência, e uma marca que consiga sintetizar ambas ideias tem tudo para se destacar no mercado.

O escritor britânico Simon Sinek, em um de seus TED Talks recordistas de audiência, apresenta uma interessante teoria para o comportamento do consumidor dos dias atuais. Segundo Sinek, ninguém compra o que uma empresa faz, mas compra o porquê ela faz — e esse fenômeno é intrínseco à imagem da marca, cabendo aos assessores um serviço de divulgação que faça jus a qualidade da empresa nos meios de comunicação adequados.

Para engajamento

Uma política de branding bem executada pela assessoria de comunicação reflete com mais clareza valores e crenças da empresa. E se eles forem ao encontro dos cultivados pelo público-alvo, pode ter certeza: essa massa de consumidores não só tenderá a comprar qualquer coisa que essa empresa vier a produzir, como também se transformará em promotora informal da marca.

Isso, evidentemente, significa possibilidade de redução de gastos com publicidade e realocação de recursos.

Como você deve ter concluído, o assessor de comunicação é o profissional mais indicado para colocar em prática o branding da empresa. Alinhando o conhecimento sobre teorias da comunicação e a experiência no relacionamento com imprensa e público ao gerenciamento consciente da imagem de marca, a assessoria de comunicação se transforma em um dos pilares para a longevidade de qualquer empresa.  

E então, você conhece mais informações interessantes relacionadas ao universo do branding e da imagem de marca? Então deixe um comentário e compartilhe suas ideias com a gente!
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Assessoria de Imprensa Branding Imagem da marca Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Planejamento