A importância do monitoramento de notícias em época de crise

Entenda_a_importncia_do_monitoramento_de_notcias_em_poca_de_crise_2

Todos nós sabemos que 2015 tem sido um ano muito difícil para o mercado brasileiro. Com esse clima de incerteza, muitas áreas da indústria e do comércio tem sofrido para atrair e manter clientes, que estão cada vez mais reticentes em gastar.

É nesses tempos complicados que é ainda mais importante estar atento às notícias sobre seu mercado, sobre a concorrência e até sobre as últimas decisões do governo. Isso, inclusive, pode ser um diferencial estratégico incalculável para evitar que ocorram danos em seu negócio.

Veja algumas dicas de como o monitoramento de notícias pode auxiliar sua empresa a atravessar essa tempestade da melhor forma possível.

Aprenda com o mercado e com a concorrência

Para se preparar com sucesso para essa época de crise, não basta confiar apenas na intuição: é necessário ver o que os concorrentes estão fazendo de bom e de ruim e assim criar mecanismos que façam com que os clientes optem por você na hora de comprar ou contratar. É por isso quemonitorar a concorrência deve ter um papel importante na sua estratégia.

Esse acompanhamento vai possibilitar que você conheça melhor o cenário em que está inserido e se mantenha sempre atualizado e um passo a frente para tomar decisões importantes. Ou seja, ao entender o que acontece à sua volta, você poderá se proteger de ameaças e se colocar em vantagem competitiva, inovando e se protegendo de maneira certa.

Além disso, é importante ressaltar que, enquanto o mercado está desaquecido, a concorrência se torna muito mais acirrada, visto que apenas os mais competentes se manterão na ativa.

Portanto, é preciso pensar no monitoramento de notícias como uma forma de permanecer à frente na corrida pela preferência dos consumidores, e como uma maneira de observar o cenário atual em busca de oportunidades lucrativas, mesmo em meio à crise. Afinal, muitos negócios já alcançaram o sucesso ao aproveitar uma chance em um momento crítico.

Seja mais ágil que os demais

Em tempos de crise, a rapidez das suas decisões pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Para não perder tempo, conte com uma ferramenta de monitoramento de notícias que te ajude nos processos de captação, organização e análise de conteúdo.

O NewsMonitor, por exemplo, é um sistema que ajuda diversas empresas na criação de monitoramentos automáticos de notícias, busca direcionada e envio de informações, com base nos termos mais relevantes para cada ramo de atuação. Dessa forma é possível investigar mais a fundo para descobrir possíveis ameaças ou aproveitar uma brecha no mercado. Com o acompanhamento feito de forma simples e prática, é possível evitar grande parte do trabalho manual, dando maior rapidez em todo o processo. Lembrando sempre que tempo é um recurso que nenhuma empresa, ainda mais em tempos de crise, pode desperdiçar.

Como pudemos ver, em períodos ruins, ter domínio completo das informações do seu mercado, das empresas concorrentes e até mesmo das questões que envolvem a economia nacional é ponto decisivo para manter-se atual e relevante, além de ser essencial para evitar maiores danos para seu negócio. Pensando nisso, utilizar uma ferramenta de monitoramento de notícias pode ser justamente o que você precisa nesse momento, inclusive para te ajudar a continuar inovando e criando novas oportunidades de negócios, mesmo em um ano difícil.

A propósito, o que você tem feito para se manter relevante durante a crise? Ficou com alguma dúvida sobre o monitoramento de notícias? Deixe um comentário abaixo!

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Software de Notícias Business Intelligence Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor busk Clipping Concorrência