Antecipar tendências para planejar o futuro

"Olhe para as estrelas, e não para os seus pés" disse o famoso astrofísico Stephen Hawking, morto no dia de ontem, 14 de março, sobre a importância de olhar adiante e mirar as oportunidades.

Vivemos uma era de transformação exponencial. Com as diferentes soluções que surgem a cada momento movidas por players inovadores, nichos de mercado são descobertos e novas tendências despontam. Inteligência artificial, blockchain, startups, novas economias, futuro da educação, últimos avanços da saúde, tecnologias no varejo, inovações da indústria e tantos outros temas que crescem a cada dia.

Para mapear essas evoluções, podemos monitorar os cases de sucesso que acontecem aos poucos até se tornarem grandes motivadores de negócios. Mas como prever o impacto que meu negócio sofrerá com os avanços tecnológicos? Estamos falando sobre a capacidade de antecipar tendências, uma grande sacada de mercado para aqueles que se preocupam com o futuro do seu empreendimento.

ross-findon-303091-unsplash.jpg

Mapear tendências é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas o que muitos esquecem é que não basta você conhecer as tendências, você precisa monitorar as tendências. Por que hoje em dia as tendências estão mais rápidas do que nunca, elas se modificam, expandem-se, encolhem-se ou colidem-se umas com as outras em uma velocidade sem precedentes. Monitorar uma tendência é exercitar o seu “músculo do futuro” - é estar pronto para reagir e inovar da forma e na hora certa.

Antecipar tendências significa estar um passo a frente no mercado e garantir uma boa posição em suas ações futuras. E parte desse processo pode ser realizado através do monitoramento de notícias. O monitoramento proporciona um leque de novidades e de instruções para o desenvolvimento do seu negócio, pois novos movimentos são identificados a partir da descoberta destas tendências.

Porém, monitorar o que realmente importa se torna um grande desafio em uma era de intensa mutação a qual atravessamos, com novidades fluidas e exponenciais em todos as áreas. Nunca tivemos tanta informação à nossa disposição. Apenas em 2017, foram gerados mais dados do que em 5.000 anos de história da Humanidade. O próprio NewsMonitor mapeia mais de 50.000 portais de notícias do mundo todo e recebe em seu banco de dados milhares de novos artigos por hora.

O que separa os criadores dos seguidores é a inteligência por trás dos dados, ou seja, a bússola que nos direciona para as novas oportunidades e informações relevantes no momento em que estão acontecendo.

tendências-720x340.jpg

Com isso em vista, o NewsMonitor cresceu. Agora, também é possível utilizar o monitoramento de notícias para desenvolver estratégias de inteligência de mercado, através de serviços de curadorias especializadas e os mapas de tendências [Futuro 4x4] do NewsMonitor.

O que é inteligência de mercado e por que você deve se atentar a isso?

A camada de serviços chegou para atender esta constante demanda por parte de nossos clientes, que não abrem mão da inteligência da ferramenta NewsMonitor, mas que também necessitam de um olhar humano em cima da quantidade de informações e notícias que recebem constantemente.

  • Curadoria: um especialista em monitoramento realiza uma seleção criteriosa de notícias, artigos e conteúdos relacionados ao seu negócio. A curadoria é entregue no formato de uma Newsletter semanal, compartilhada com um ou mais times da empresa, podendo ter uma análise de nossos especialistas. O objetivo é ventilar inspiração e monitorar novas tendências relacionadas ao seu negócio. Saiba mais sobre a Curadoria.
  • Mapa de tendências [Futuro 4x4]: nosso time de pesquisa trabalha ao lado da sua equipe para construir um mapa, dividido em quadrantes semióticos, com as principais tendências e casos que influenciarão o seu negócio pelos próximos quatro anos. Depois, os movimentos mapeados são monitorados em uma Newsletter semanal feita por um de nossos especialistas. 

Qual o papel do curador na tarefa de antecipar tendências?

O curador tem a responsabilidade de acompanhar as mudanças de mercado de perto, sempre atualizado e ligado às inovações do setor ou campo de pesquisa em questão. Ele busca, garimpa, seleciona e transmite as novidades por meio de Newsletters especializadas. Assim, o cliente recebe doses semanais de inspiração e insights para definir novos rumos para o crescimento do seu negócio, apostando em áreas já desenvolvidas e também naquelas que serão identificadas a partir de um trabalho assíduo e atento aos fatores de influência que são relevantes em sua área de atuação.

stefan-stefancik-106115-unsplash.jpg

Com esses serviços de alto valor agregado junto ao NewsMonitor, é possível ter um panorama daquilo que está por vir, o que ainda não aconteceu, e com isso, se preparar para o futuro.

Quer economizar tempo, antecipar-se a novidades e ficar por dentro das melhores notícias e tendências do seu mercado e assuntos de interesse? Nós te ajudamos!

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Curadoria Trends