Aprenda a elaborar um social media press release

59582-aprenda-a-elaborar-um-social-media-press-release.jpg

O social media press release, também chamado de SMPR, é um texto escrito especificamente para as mídias sociais. Ao contrário do modelo tradicional, esse tipo de release busca engajamento e interatividade por meio de fotos, vídeos, áudios, gifs e outros elementos que chamam a atenção do usuário.

As novas tecnologias e a popularização da internet fizeram com que o modelo usual entrasse em decadência, já que os leitores desejam conteúdos atrativos e de fácil entendimento. Quanto mais rápido, simples e criativo o texto for, maior é a chance de gerar compartilhamento e divulgação.

Outra diferença é que o release habitual sempre foi voltado para a imprensa, já o SMPR atinge não somente os jornalistas, como também os blogueiros e consumidores. Afinal, a história precisa ser contada de maneira relevante para diversos públicos de interesse.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este post e aprenda como elaborar um social media press release!

Crie um título irresistível

O título é porta de entrada para o seu release. Portanto, é extremamente importante criar algo que encante e desperte a curiosidade do leitor. As pessoas recebem várias notícias por dia. Por isso, invista tempo em desenvolver um título curto, mas que faça o usuário ser conduzido à ação. Seja claro e utilize uma linguagem simples.

Faça uma introdução sem rodeios

É no primeiro parágrafo que o consumidor vai decidir se tem interesse no restante do seu conteúdo ou não. Então, é neste momento que você vai informar quem, quando, o que, onde, por que e como. Não faça rodeios e vá direto ao ponto. Detalhes devem ser apresentados ao longo do release.

Valorize o texto com números

Forneça dados estatísticos para dar embasamento ao que foi dito inicialmente. As informações devem ser verídicas e de fácil compartilhamento. Assim, os dados apresentarão mais credibilidade e transparência.

Aposte em multimídia

Uma grande vantagem desse tipo de release é que ele permite vários tipos de formatos para atrair o consumidor e oferecer algo a mais. Então, aposte em vídeos, imagens e áudios de boa qualidade.

Otimize o seu release

As técnicas de SEO devem ser priorizadas no seu texto para que ele seja melhor posicionado no Google e ganhe mais visibilidade. Foque nas palavras-chave estratégicas do seu negócio, escreva parágrafos curtos e insira links para o seu site ou para outras informações que sejam relevantes para a sua campanha.

Não se esqueça de deixar a sua informação adequada para qualquer tipo de dispositivo, utilizando templates responsivos.

Agora, inclua as mídias sociais

Como o próprio nome diz, o social media press release tem como objetivo promover a divulgação do conteúdo nas mídias sociais. Dessa forma, insira o link e ícones respectivos, mas inclua apenas aquelas que a sua empresa realmente utiliza.

Fale sobre a sua empresa

Destine o último parágrafo para falar brevemente sobre a sua empresa e insira o link para o site oficial da marca.

Deixe o seu contato

Para fortalecer os dados e gerar mais interatividade ao seu conteúdo, deixe seu nome, telefone, cargo e e-mail para contato. Estas informações fazem com que o texto se aproxime do público e seja mais confiável.

O conteúdo do release para mídias sociais possui uma visibilidade muito maior que o release tradicional, já que o universo online possibilita interações em tempo real. Por isso, é preciso ficar atento a todos esses fatores, para que o seu texto se destaque na web.

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer um social media press release? Você tem outras ideias? Então, deixe seu comentário e conte pra gente!

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Monitoramentos Monitoramento de conteúdo Social Media Optimization Mídias sociais Social media press release SMPR