Afinal, o que é centimetragem?

Centimetragem, também chamada de valoração de mídia, é um cálculo que as assessorias de imprensa fazem em mídias espontâneas, como matérias jornalísticas, para identificarem quanto o assessorado teria que investir caso aquela mídia fosse um anúncio que ele tivesse que pagar para ser exibido.

Ficou um pouco confuso? Calma, vamos explicar melhor e vai ver que não é tão complicado, mas é essencial para mensurar resultados e valorizar investimentos.

Clipping de notícias com informações negativas: o que fazer?

Para empresas de todos os segmentos, é essencial mapear o que sai na mídia sobre a sua marca ou sobre o mercado em que atua. No entanto, com a expansão da quantidade de veículos de comunicação, sites e blogs, é quase impossível monitorar sozinho tudo o que está sendo dito. E é aí que entra a assessoria de imprensa e a estratégia conhecida como clipping.

Este trabalho consiste em monitorar todos os jornais impressos, rádios, canais de televisão, sites e até plataformas de mídias sociais em busca do que está sendo dito publicamente sobre o seu cliente.

Essas informações são coletadas diariamente, organizadas por data, tipo de veículo ou relevância da notícia, com o intuito de evitar crises de imagem e fortalecer a marca com estratégias mais planejadas.

Mas nem sempre o clipping de notícias vem acompanhado de elogios e aspectos positivos. Então, o que fazer com as informações negativas?

Tópicos: Clipping Clippin on-line Clipping Digital

Assessor de imprensa: saiba como fazer follow-up com eficiência

O follow-up é uma estratégia extremamente importante para o assessor de imprensa alcançar bons resultados. Por meio dele, é possível manter um relacionamento mais próximo com as editorias, pois um diálogo por telefone chama a atenção para o material que foi recebido por e-mail e reforça a garantia da veiculação da pauta.

A abordagem precisa ser bem feita e coerente com uma comunicação que abre espaço para troca de ideias, sugestões e ajustes referentes ao tema proposto. Essa adequação, muitas vezes, é necessária para se adaptar de acordo com a linha editorial da mídia em questão.

Você gostaria de aumentar a produtividade e otimizar o tempo do seu trabalho? Então, esse post foi feito para você. Muitas vezes, as pessoas consideram fácil a atividade da assessoria de imprensa, mas, na verdade, é um cargo que exige conhecimentos e habilidades técnicas que fazem toda a diferença.

Abaixo, confira essas dicas para fazer um follow-up de sucesso.

Assessor de imprensa: como melhorar o seu relacionamento com a mídia

Um bom relacionamento com a mídia pode ser a diferença fundamental entre um assessor de imprensa eficiente e aquele que dará problema para seu cliente. Hoje, a disputa por espaço nos veículos de comunicação é muito intensa, tanto pelo volume de informação disponível quanto pelo espaço restrito e concorrido

O assessor de imprensa que fizer a diferença, que tiver uma boa relação com a redação de um jornal, revista ou portal, pode fazer com que seu cliente tenha mais visibilidade em noticiários positivos. E mesmo em situações negativas, o relacionamento entre assessor e repórter pode ser decisivo para um bom posicionamento do cliente na mídia.

Veja a seguir 7 dicas para manter um bom relacionamento com a mídia!