Business Intelligence: o que é e qual a importância para sua organização

Na era da informação, um problema que atinge muitos empresários é o excesso de dados disponibilizados sobre uma diversidade de assuntos que chegam até eles. Sabe-se que utilizar a informação de maneira estratégica beneficia a empresa e traz vantagem competitiva. Mas como transformar esse grande volume de artigos, sites e dados em inteligência, de maneira a auxiliar a tomada de decisões estratégicas na empresa? É o que vamos ver nesse artigo sobre Business Intelligence!

O que é Business Intelligence

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é o nome que se dá ao processo de coleta, organização, análise e disseminação do conteúdo que auxilia o empresário na tomada das decisões estratégicas e no planejamento. Esse processo transforma o grande volume de informações existentes sobre um determinado assunto em inteligência acionável, que pode ser acessada de maneira fácil quando for necessária. Business Intelligence pode servir para embasar uma tomada de decisões, monitorar a concorrência, alimentar pesquisas de marketing e qualquer outra demanda estratégica da empresa que necessite de maior amparo técnico e de informações.

O que sua empresa pode ganhar com o Business Intelligence

Você já deve ter ouvido a expressão “informação é poder”, não é mesmo? Hoje em dia, para obter vantagem competitiva, somente ter informação em mãos não é suficiente. Em primeiro lugar, para estar à frente dos seus concorrentes, você precisa ter o conhecimento antes deles. Para isso, é importante monitorar notícias e conteúdos constantemente. Em segundo lugar, a informação precisa estar condensada e analisada para que possa ser útil ao tomador de decisões. E é nesse momento que entra a Business Intelligence, com o processo que permite coletar, organizar, analisar e disseminar o conteúdo para que ele possa servir prontamente aos objetivos da empresa. Outras vantagens trazidas pela BI são a possibilidade de descobrir problemas em tempo hábil e de identificar oportunidades de negócios, um melhor embasamento teórico para as discussões de negócios e um maior conhecimento do ambiente competitivo.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Por que você deve trabalhar com Business Intelligence na sua empresa

Trabalhar com tentativa e erro no seu empreendimento certamente vai desperdiçar tempo e dinheiro. Usar a informação de maneira a adquirir vantagem competitiva pode ser a melhor decisão dentro de uma empresa. Por isso a Business Intelligence pode ter um papel tão importante: ela faz uso de ferramentas que transformam o grande número de informações disponível em inteligência. Com isso, você pode conhecer melhor sua concorrência, seus parceiros e fornecedores. Também pode estar atento à possibilidade de entrar em novos negócios. Além disso, é possível conhecer os sucessos e falhas de outras empresas para usar de exemplo. Por fim, pode antecipar mudanças no seu mercado de atuação e no ambiente competitivo em geral, o que permite tomar atitudes para contornar situações mais facilmente.

Armazenar informações (ainda que relevantes) dentro da empresa não agrega nenhum valor aos negócios. O que faz a diferença é utilizá-las de maneira estratégica para que elas possam ajudar na tomada de decisões e no planejamento do empreendimento. Os processos de coleta, organização, análise e disseminação da Business Intelligence têm o objetivo de ajudar os empresários nessa tarefa. Isso porque o monitoramento e a análise de informações podem ser determinantes para o sucesso da organização.

E você, já faz uso de BI na sua empresa? Entenda como utilizar o monitoramento de notícias voltado a BI.

Deixe seu comentário ou sugestão abaixo e conheça nosso blog para receber soluções sobre monitoramento de conteúdo!

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva