Como a tecnologia está revolucionando a assessoria de imprensa

46041-como-a-tecnologia-esta-revolucionando-a-assessoria-de-imprensa.jpg

Como a tecnologia está revolucionando a assessoria de imprensa

As novas tecnologias têm feito muito bem para a área de assessoria de imprensa. Além de facilitarem diversos processos da atividade, tornando-a mais eficiente, elas também vêm ampliando as possibilidades de contato com o público de interesse dos clientes.

No dia a dia é fácil perceber que essas novas oportunidades também significam mais desafios para os profissionais, que precisam aprender a lidar com esse novo ambiente e, mais do que isso, devem saber como aproveitar adequadamente as ferramentas disponíveis.

Será que você tem conseguido explorar as inúmeras possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias para aprimorar o seu trabalho como assessor de imprensa? Confira neste post que tipo de melhorias podem ser implantadas na sua rotina!

Produzir materiais mais atrativos

A qualidade de produção das assessorias de imprensa pode — e deve — ser aprimorada com o emprego das novas tecnologias. Uma boa dica, nesse sentido, é o uso dos recursos multimídia para a produção dos releases.

No passado, essas opções eram raras, reservadas para grandes clientes que tinham como foco a televisão. Mas hoje temos como aproveitar o potencial dos vídeos-releases para tornar nosso material de divulgação mais atrativo. É uma boa alternativa, por exemplo, para quem precisa chamar a atenção de blogueiros e youtubers que, decididamente, são hoje importantes formadores de opinião.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Ampliar o alcance dos materiais produzidos

Para o bem ou para o mal, hoje o trabalho do assessor de imprensa não está mais restrito às atividades desenvolvidas junto à imprensa. É claro que essa função continua importante, mas os assessores precisam ampliar o seu campo de atuação.

E não se trata apenas de incluir novos “atores” no processo de divulgação (como os já citados youtubers e blogueiros), mas sim de assumir o desafio de cuidar dos canais digitais dos clientes, preparando materiais específicos e adequados para esse novo ambiente.

As mídias sociais apresentam excelentes oportunidades de promoção das marcas e, comprovadamente, consolidam-se também como espaços muito ricos para aproximar as empresas de seus diversos públicos. Não se pode menosprezar essa oportunidade de diálogo, seja com consumidores ou com pessoas que, por alguma razão, se interessam pela marca.

Analisar melhor o comportamento do mercado

Acompanhar de perto a movimentação das marcas concorrentes dos seus clientes sempre fez parte do rol de atividades de uma boa assessoria de imprensa. Mas hoje, com as novas ferramentas tecnológicas, é possível atuar de forma ainda mais eficiente em termos de monitoramento.

Hoje se pode ir além do clipping, avaliando as citações relacionadas ao cliente e seus concorrentes em uma série de plataformas.

Essa tarefa é importante para assegurar a qualidade do trabalho dos assessores, uma vez que a “abertura” proporcionada pelos canais digitais também torna as marcas mais vulneráveis. Com o devido monitoramento, contudo, é possível agir antes que eventuais crises se instalem.

A boa notícia é que o mercado hoje dispõe de inúmeras ferramentas para apoiar o trabalho da assessoria de imprensa. Basta estar atento às mudanças e preparado para enfrentar os novos desafios da atividade.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

E aí? Você tem conseguido colocar a tecnologia a serviço do seu trabalho de assessoria de imprensa? Quer entender melhor sobre as ferramentas disponíveis? Deixe seu comentário que vamos esclarecer suas dúvidas!
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital Clipping Assessoria de Imprensa Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Clippin on-line