Como fazer assessoria de imprensa para eventos?

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Você participa de projetos empresariais ou sociais e precisa dar visibilidade a alguma ocasião importante? Ou, ainda, trabalha com jornalismo, entretenimento e cultura? Então, você sabe da importância de fazer assessoria de imprensa para eventos.

No post de hoje, vamos falar sobre os principais aspectos e vantagens da assessoria de imprensa voltada para a divulgação de eventos, além da própria atuação do assessor. Acompanhe!

Entenda a importância da assessoria de imprensa

Todos conhecemos o poder da divulgação por meio de veículos de massa — seja em formatos tradicionais como televisão, rádio e jornais, seja em mídias online. Diariamente, espectadores de todas as classes têm acesso às informações, tomando ciência dos mais diversos acontecimentos.

A assessoria de imprensa para eventos assume papel importante porque é uma forma de deixar em evidência  a sua empresa, projeto ou ocasião. Ainda mais em tempos de amplo uso da internet, quando é preciso criar um diferencial em meio a todas as notícias estampadas em sites, blogs e mídias sociais.

Conheça o papel do assessor de imprensa

Nesse cenário, é preciso conhecer profundamente toda a informação que vem sendo veiculada. Com isso, será possível verificar em que tipo de mídia o seu evento melhor se encaixa. Seria em uma nota jornalística? Em uma vinheta de rádio? Em qual estação de TV? Figuraria bem em um post de blog?

O papel do assessor de imprensa é primordial para conseguir mapear o que está em destaque, a fim de inserir o seu evento no lugar certo. Dessa forma, você não terá apenas a maior amplitude de divulgação possível, mas chegará ao público certo, promovendo resultados efetivos.

Entre as ações do assessor, por exemplo, pode ser feito um clipping digital em um período anterior ao acontecimento para, depois, planejar os próximos passos de maneira bem mais eficiente.

Convide os jornalistas de seu segmento

Evento planejado e agendado, é hora de começar os contatos. A assessoria de imprensa para eventos será responsável por buscar interessados na ocasião para sua cobertura. Nesse ponto, é preciso já existir um relacionamento contínuo com a mídia para convidar jornalistas, blogueiros e influenciadores.

Com o mapeamento prévio, o assessor de imprensa poderá fazer convites personalizados, uma vez que ele entenderá a proposta editorial mais adequada a cada segmento. Com isso, haverá uma maior adesão das pessoas certas aos seus eventos.

Produza notas e releases

Fase importante para a divulgação do seu evento, produzir notas e releases poderá dar o destaque esperado para sua empresa, marca, acontecimento ou projeto. A sua assessoria de imprensa entrará em contato com os jornalistas (também convidados para a ocasião) e enviará sugestões de pautas, que vão figurar nos principais meios de comunicação.

Faça a cobertura durante e após o evento

Não basta divulgar em diversos meios se depois ninguém mais ouvir falar do seu evento. Principalmente se houver a possibilidade de novos encontros para o mesmo nicho. Então, esteja atento para registrar tudo o que acontece e mostrar isso a seu público, tanto o que estiver presente e o que não puder comparecer.

Após o acontecimento, busque também um feedback dos que participaram. Isso traz uma visão muito positiva para todo o projeto. Afinal, qual empreendimento não gostaria de geração espontânea e orgânica de conteúdo? Essa interação e relacionamento pode ser fomentada e estimulada se houver uma boa equipe de assessoria de imprensa para eventos, que criará um mailing list organizado e eficiente.

Esteja atento para gerenciar possíveis crises

A assessoria de imprensa para eventos também atuará em caso de problemas, desde possíveis desentendimentos durante o evento até processos judiciais. Nesse sentido, no caso de um evento corporativo, por exemplo, os membros dessa equipe atuarão em conjunto com outros setores, como marketing, relações públicas ou área jurídica.

O importante é manter a boa imagem do evento, de seus responsáveis e patrocinadores, alinhando os interesses de todos os envolvidos, de forma ética, para que se chegue a um acordo apropriado para todos.

Esses foram alguns itens importantes para uma ótima assessoria de imprensa para eventos. Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+!

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