Como mapear tendências através do monitoramento de notícias?

O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Por exemplo, vamos supor que o site da Revista Vogue francesa lance um artigo sobre chapéus vermelhos como tendência nas ruas de Paris. Alguns dias depois o importante blog inglês Fashion Bubble fala do mesmo fenômeno nas ruas de Londres e, em breve, o nova-iorquino Fashion Salad capta o mesmo movimento. Estamos observando três cases, ou seja, três casos “isolados” onde o fenômeno do chapéu vermelho foi encontrado. Certamente estamos em frente a uma tendência.

Mind_Reading_.pngMind-reading device feito de pedras Swarovski Spinel e desenhado pelo estúdio The Unseen

Claro que o chapéu vermelho é uma metáfora para simplificar a explicação. Mas pense no lugar de chapéus vermelhos em sensores que mendem a frequencia das ondas de seu cérebro. Produtos como a "tiara tecnológica" Muse  ou mesmo projetos mais artísticos como este acima projetado pela The Unseen, determinam a tendência dos headsets - devices para nossas cabeças que podem medir o nosso humor e taxas de stress e nos ajudar a controlá-lo através de exercícios para a mente e meditação. 

Dentro da BOX1824, uma das principais empresas de pesquisa de tendências e inteligência de mercado da América Latina da qual sou um dos fundadores, quando buscamos uma nova tendência temos uma brincadeira que, na verdade, é bem séria. Falamos: “um case é um acidente, dois cases é uma coincidência, mas três cases é, sem dúvida, uma tendência!” Mas como você consegue captar três ou mais cases de um mesmo fenômeno vindo de fontes e lugares diferentes? Através do MONITORAMENTO DE NOTÍCIAS. Quando você cria um monitoramento (uma busca automática de palavras-chave) você está passando a monitorar novidades acerca de determinado tema. Quando alguns padrões começam a surgir nessas novidades é o momento em que você está CAPTANDO UMA TENDÊNCIA.

Mas como monitorar notícias e desenhar tendências? Com a ferramenta certa. Se você não é um profissional pode usar algumas ferramentas de monitoramento de notícias gratuitas como o Google Alerts - nesse caso você terá menos recursos que uma ferramenta profissional mas poderá começar a mapear tendências. Mas se mapear tendências é interessante ou importante para o seu trabalho profissional sugerimos uma ferramenta de monitoramento profissional como o NEWSMONITOR que é desenhado para esse tipo de trabalho.

Vamos aos passos para criar um MONITORAMENTO DE TENDÊNCIAS através de notícias no NewsMonitor:

1. Defina a Tendência e crie um monitoramento

Este processo chamamos de DESENHO DE TENDÊNCIA - falaremos mais deste processo em nossos próximos posts - mas este é, basicamente, o momento onde você define o nome da tendência e o seu corte. Ou seja, os conceitos que ela abarca, a sua perspectiva e os seus limites. Por exemplo: INTELIGÊNCIA ARTIFICAL - esta é uma importante tendência atual ligada ao universo da tecnologia, porém suas implicações e aplicações estão impactando as mais diferentes indústrias e mercados. Essa tendência, inclusive, poderia ser chamada de uma Macro-tendência, tamanho é o seu impacto e consequencias em nossas sociedades contemporâneas. Mas a diferença entre Macrotendências e tendências também é um conteúdo por si só e abordaremos ele em outro momento. 

2. Selecione as palavras-chave que compõem essa tendência

Aqui é o momento onde definimos os termos que serão buscados pela máquina de busca de maneira automática e persistente. No nosso caso o próprio termo “Inteligência Artificial” seria uma palavra-chave da tendência. Outras variações em outras línguas ou termos como “I.A.” ou “A.I.” também são importantes. Lembre-se de procurar termos mais amplos apenas no título das notícias para refinar melhor os resultados. 

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3. Evolua as palavras-chave ao longo do tempo (uma semana para ótimos resultados)

Você irá notar que ao longo do tempo, já vendo notícias filtradas pelos termos da tendência, você aprenderá em mais profundidade sobre o tema. Novos termos surgirão e você poderá refinar e melhorar o seu monitoramento de notícias. Seguindo o nosso exemplo, os termos “Machine Learning” e “Deep Learning” são palavras-chave fundamentais para refinar notícias ainda mais especializadas sobre a tendência de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Neste momento você edita o seu monitoramento e inclui os novos termos. Sites especializados também poderão ser descobertos no caminho e adicionados ao seu monitoramento. Um bom monitoramento pode ser definido no período de uma semana se você acompanhar o tema diariamente ou no período de um mês se sua leitura sobre o tema for menos assídua. 

4. Receba novidades no seu email (e visite seu monitoramento)

Depois desta primeira semana de configuração, você terá criado um poderoso MONITORAMENTO DE TENDÊNCIA e estará pronto para evoluir. Configure para receber emails diários ou semanais de acordo com seu interesse. Leia o resumo das últimas notícias do monitoramento direto no seu email e, sempre que possível, surfe no seu monitoramento dentro do NEWSMONITOR para acompanhar mais notícias e descobrir novidades.

5. Salve uma pasta com os cases (notícias) que definem os rumos da tendência

Salve as notícias que mais representam a tendência que você estará mapeando e forme uma coleção importante de cases que darão a você e ao seu time mais noção da tendência estudada. Convide membros do seu time para salvaram na mesma pasta e veja o quanto mais de cases e novos artigos vocês conseguirão mapear. Tendências, principalmente as ligadas a tecnologia, tendem a “mudar de cara” no período de seis meses a um ano. A evolução do seu conhecimento e de seu time a respeito de uma tendência monitorada colaborativamente pode ser definitivo para a sua empresa.

6. Compartilhe uma Newsletter sobre a tendência de tempos em tempos

Quando tiver um bom número de cases novos sobre determinada tendência (cinco a sete são os recomendados) compartilhe com os times de sua organização ou com seus clientes e parceiros. Essa dinâmica democratiza o conhecimento, aumenta o seu valor e prepara todos para inovarem com mais fluência.

7. As 4 próximas tendências no seu setor nos próximos 4 anos

  • Mapa de tendências [Futuro 4x4]: nosso time de pesquisa trabalha ao lado da sua equipe para construir um mapa, dividido em quadrantes semióticos, com as principais tendências e casos que influenciarão o seu negócio pelos próximos quatro anos. Depois, os movimentos mapeados são monitorados em uma Newsletter semanal feita por um de nossos especialistas.
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Tópicos: Tendências Business Intelligence NewsMonitor Inteligência de mercado