Estratégia de branding: como montar na sua empresa?

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Para ser uma empresa de destaque no mercado é necessário muito trabalho de relacionamento com seus consumidores e com toda a comunidade. Sendo assim, desenvolver uma boa estratégia de branding é fundamental para que esse relacionamento com o público aconteça e seu negócio passe a ser referência em seu nicho de atuação.

Mas, o que é branding?

Branding é a construção de personalidade, discurso, práticas de comunicação e posicionamento de uma marca. Trata-se do reflexo de uma análise clara do seu negócio, que busca esclarecer pontos como: saber exatamente o que faz, para quem faz, quais são suas ofertas e como elas atendem às necessidades do mercado.

Ao somar a essas informações as crenças, os valores e os propósitos de seu negócio, sua experiência com branding será bastante enriquecedora.

Qual a importância de uma estratégia de branding?

Pensar em branding como uma ferramenta de marketing será importante para o seu negócio graças às possibilidades de contatos e à excelente comunicação com o público correto. Uma boa estratégia de branding fará com que seu negócio passe à frente dos seus concorrentes, ganhe mais share de mercado e também mais lucros.

Mas como construir minha estratégia de branding?

Para passar a trabalhar branding dentro da sua empresa primeiro será necessário fazer uma análise profunda do negócio e envolver todo o time na construção desse novo caminho.

Tenha uma visão clara do seu negócio

Responder algumas simples questões ajudará a ter boas respostas para começar. Portanto, saiba:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais benefícios os seus produtos e serviços oferecem ao público?
  • O que as pessoas já pensam sobre ela?
  • Como você quer que o seu público perceba a sua empresa?
  • O que ela faz de melhor?
  • Conte sua história.

Jornada de autodescoberta

Faça pesquisas, avaliações e analise se o seu discurso está de acordo com o que é entregue ao público. Por isso, saiba exatamente qual é a opinião corrente no mercado sobre sua companhia.

Durante esse processo, dê muita orientação aos que trabalham na empresa, garantindo que estejam alinhados com essa proposta para construção de imagem. E não esqueça de manter atualizado o monitoramento para garantir que consiga se antecipar e estar atento às novas tendências.

Criação de uma proposta consistente

Sua proposta precisa ser consistente, uma vez que a partir dela serão definidos público-alvo, personas, proposta de valor, entre outros fatores. A marca precisa entregar confiança e, para isso, é preciso ser coerente.

Manter um padrão consistente que envolva imagem da marca, seu posicionamento, segmentação e público, farão com que os pontos de contato entre ela e seu cliente ou prospectos sejam preenchidos, construindo uma unidade em toda comunicação.

A importância da emoção

Pensando em alinhar ainda mais esse relacionamento com seus clientes, entregue produtos ou serviços que os envolvam de maneira emocional. As pessoas tendem a se conectar muito mais quando há um apelo afetivo ou um propósito. Gerar envolvimento garante a conquista de fãs, de clientes mais engajados e propensos a gastar mais.

Com a personalidade da sua marca já definida, é preciso trabalhar para que todos os pontos estruturados em sua estratégia de branding sejam atendidos e recebam a atenção e manutenção necessárias.

Lembre-se de que tudo deve ser diariamente trabalhado, seguindo o mesmo passo das demais estratégias de seu negócio, a fim de não haver falhas na comunicação final, mantendo a coerência de que falamos.

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Tópicos: Branding Imagem da marca Monitoramento de marca