Inteligência de mercado: o que é e por que você precisa se atentar a isso

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Como está a sua empresa, os produtos e serviços que ela comercializa? Eles têm sido bem recebidos pelo mercado, gerando o aumento pela procura e compra nos índices de performance do negócio? E seus concorrentes, o que têm feito? Como os clientes têm reagindo diante a proposta deles em comparação a de sua empresa? O mercado está favorável ou vem apresentando dificuldades? Novidades vêm sendo lançadas, novos recursos implementados ou opções ampliadas nos produtos ou serviços dos concorrentes?

Muitas perguntas, não? Mas toda elas são extremamente importantes para qualquer empresa – principalmente para profissionais que trabalham com imagem da marca, produto, inovação, dentre outras funções estratégicas. Isso porque, com as respostas adequadas, você conseguirá identificar o comportamento de consumo e do seu mercado, além de estar sempre atento às necessidades e demandas para fazer a sua empresa se destacar diante da concorrência - o que é conhecido como inteligência de mercado ou competitiva. Entenda melhor o que realmente é:

Inteligência de mercado: o que é

Também conhecida como inteligência competitiva, a inteligência de mercado é um conceito de extrema importância para a saúde e para o crescimento do negócio. A técnica consiste no levantamento e monitoramento de dados e informações sobre a sua empresa, clientes, mercado e concorrentes a fim de gerar análises que levem a uma melhor tomada de decisões. Por isso, é bastante comum a contratação de assessorias ou assessores de imprensa para curadoria e clipagem de notícias relevantes ao negócio. Com isso, profissionais de cargos e áreas diversas da empresa conseguem transformar dados em informação e esta, por sua vez, em conhecimento estratégico.

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Por que toda empresa deve trabalhar inteligência competitiva

A internet proporciona com facilidade a geração, acompanhamento e análise de dados não apenas sobre a sua empresa, mas também de concorrentes por meio de aplicações (softwares) diversos. Além disso, ela favoreceu também o acesso a informações e conteúdo noticioso em tempo real. Ambos os tipos de monitoramento fazem parte de estratégias de inteligência competitiva ou de mercado, pois contribuem para o melhor entendimento do presente para projeção do futuro dos negócios.

A inteligência competitiva é hoje fundamental para delinear um planejamento estratégico eficiente. Algumas vantagens que fazem dessa atividade uma poderosa ferramenta de marketing são:

  • Conhecer seu cliente atual e potencial mais profundamente;
  • Conhecer os reais problemas do mercado para indicar soluções favoráveis à empresa;
  • Conhecer melhor seu segmento de mercado;
  • Entender como está a percepção de sua marca pelos consumidores (branding);
  • Conhecer os principais players e influenciadores do mercado;
  • Acompanhar tendências;
  • Verificar ações, evoluções e direcionamento dos concorrentes;
  • Munir times comerciais com melhores abordagens de venda;
  • Desenvolver novas funcionalidades, recursos ou mesmo produtos e serviços, etc.

Como lidar com o grande volume de informações para o trabalho

Ao mesmo tempo que a internet favoreceu o acesso rápido e em tempo real a dados e informações, ela também demonstrou que lidar com o grande volume pode não ser tão simples. Filtrar o que é realmente relevante para análise e tomada de decisões faz parte de um trabalho de curadoria e análise aprofundada. Isso envolve ferramentas para:

  • Monitoramento de notícias e sites com palavras-chave e recursos avançados para filtragem, organização e envio de conteúdo;
  • Monitoramento de engajamento qualitativo e quantitativo em mídias e redes sociais;
  • Monitoramento e análise de dados qualitativos de clientes com o auxílio de software CRM (Customer Relationship Management);
  • Ferramentas de BI (Business Inteligence);
  • Aplicações de monitoramento de dados e comportamento de usuários na internet, como Google Analytics, por exemplo, dentre outros.

 Agora que você entende o que realmente é inteligência de mercado, conte para a gente: como você pretende adotar essa estratégia em seu negócio? Possui alguma experiência ou  dúvida para compartilhar? Aproveite o espaço abaixo!

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Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva