Monitoramento de notícias para inteligência de mercado

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Vou mostrar nesse artigo a importância do monitoramento de notícias com foco em inteligência de mercado. Você vai entender como monitorar a área em que sua organização atua e como difundir as informações para seus colaboradores e clientes.

Antes, as empresas terceirizavam o trabalho de monitoramento de notícias e clipagem para assessores. O foco era no que estava sendo publicado sobre a marca, se a notícia era positiva, negativa ou neutra, e qual seria a resposta da organização. Por isso, muitos setores não ficavam sabendo sobre a notícia e nem sobre o posicionamento da organização em relação a isso.

Hoje esse trabalho ainda é feito, porém, a tecnologia o ampliou e o facilitou, fazendo com que o propósito do monitoramento atingisse um outro patamar, como peça-chave no processo de inteligência de mercado.

Inteligência de mercado

O número de notícias relevantes sobre uma marca ou mercado que impactam os setores aumentou muito, tornando o uso de ferramentas profissionais para buscar e salvar notícias fundamental para esse trabalho, principalmente na internet. É claro que, em muitos casos, é necessário um serviço de curadoria especializada, mas vou falar sobre isso mais para frente.

Muitas empresas têm setores focados em monitorar, como área de inovação e de inteligência, com os seguintes objetivos:

  • Criação de insights;
  • Antecipar tendências;
  • Detectar oportunidades;
  • Detectar falhas e fraquezas;
  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Reportar relatórios com análises à diretoria;
  • Difundir as informações coletadas.

Porém, não é obrigatório a criação de um setor para montar uma cultura de inteligência de mercado, caso você trabalhe em uma pequena organização. Atualmente há ferramentas como o Google e o NewsMonitor, que te ajudam a extrair as informações mais relevantes para seu negócio ou necessidade, de uma forma incrivelmente simples e ainda, caso seja necessário, uma curadoria, clipadoras e assessores de imprensa também podem auxiliar nesse trabalho.

As notícias relevantes e entregues no "timing" certo são apenas uma fase da inteligência de mercado. Informações internas da empresa, pesquisas de campo e mídias sociais também são parte de um trabalho de inteligência como vocês podem conferir no organograma abaixo:

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Defina temas e palavras-chave para o seu monitoramento

O primeiro passo para o monitoramento de notícias é definir os tópicos a serem monitorados. Esse planejamento é importante pois o volume de notícias pode ser muito grande dependendo do setor da organização. Essa divisão vai ajudar na curadoria e na distribuição das notícias para os colaboradores e clientes.

Você também vai precisar fazer um estudo de palavras e termos chave para buscar as notícias. Vale a pena investir um tempo planejando essa fase para que o resultado seja o mais refinado possível. Veja abaixo um exemplo com uma empresa fictícia do setor de Construção. Nele, as palavras e termos são focadas em tópicos específicos:

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Refinando e criando alertas de buscas

Algumas ferramentas vão permitir excluir palavras para que o resultado da busca seja ainda melhor e até monitorar sites ou fontes específicos, fazendo com que a pesquisa seja otimizada. Isso é muito importante quando você tem mercados com grande volume de informação. Depois, você pode optar em receber alertas de novas notícias diretamente em seu email a cada hora, dia ou semana.

Esse cuidado ao otimizar uma busca serve para anular o grande volume de notícias irrelevantes. Lembrando que o monitoramento de notícias é algo constante e quanto mais foco nas informações que irão impactar o seu negócio, melhor.

Curadoria e análise

Como já foi falado, determinados mercados têm um volume muito grande de publicações, aqui no NewsMonitor temos clientes com mais de 10 mil notícias diárias sobre a marca ou o mercado dele. Nesses casos, é importante um trabalho de seleção das notícias mais relevantes de acordo com o escopo do projeto e os objetivos. Uma quantidade grande de informação só vai atrapalhar o resultado final, já falamos aqui sobre obesidade da informação e como ela pode impactar de forma negativa esse trabalho.

Nestes casos, é interessante também uma seleção feita por um curador, analisando o porque tal notícia foi selecionada e como ela vai influenciar o mercado, auxiliando a tomada de decisão de um planejamento, criando um insight para um problema que até então não havia sido solucionado, antecipando alguma tendência do setor, detectando algum ponto fraco que um concorrente está conseguindo solucionar, etc.

Monte um briefing detalhado e focado nos objetivos do trabalho de inteligência de mercado a ser desenvolvido, tenha reuniões constantes com o curador e leve feedbacks sobre os envios de informações realizados, sempre buscando aprimorar e focar nas informações que realmente vão impactar o setor atuante.

Saiba mais sobre o nosso serviço de Curadoria aqui.

Distribuição da informação

Depois de refinar as buscas, selecionar e analisar as notícias mais importantes para o seu negócio, chegou a hora de difundir para os colaboradores e clientes da sua empresa.

Você até pode distribuir as informações de todos os tópicos de forma integral, mas, em alguns casos, principalmente quando o volume de informação e de setores da empresa é muito grande, o ideal é que haja uma distribuição segmentada por área de atuação do colaborador, veja o exemplo da construtora fictícia:

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Conforme a imagem, as notícias sobre os fornecedores, por exemplo, não são enviadas para o comercial, que por sua vez são mais focados em notícias sobre concorrentes, mercado e marca.

A maneira mais usada de envio desse material é a Newsletter, enviada diretamente à Caixa de Entrada dos seus colaboradores e clientes, com a possibilidade de personalização com a sua marca e comentários sobre cada notícia. Há também outros meios de difundir essa informação aos colaboradores, como a criação de um aplicativo de celular, por WhatsApp e até mesmo por ferramentas de comunicação interna.

Se você for usuário do NewsMonitor é possível também classificar a importância do monitoramento, como alta, média ou baixa prioridade, e assim determinar a frequência de recebimentos automáticos sobre determinado assunto direto no e-mail, para saber em tempo real caso tenha alguma notícia que vai impactar o setor.

É importante  também incentivar a colaboração das pessoas que irão receber as notícias, fazendo com que elas também compartilhem informações e a visão delas sobre o trabalho recebido, ressaltando algum ponto que não foi identificado pelo curador.

Saiba mais sobre inteligência de mercado e por que você deve se atentar a ela.

 

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