O que a assessoria de imprensa pode fazer pelas empresas

Screen_Shot_2016-04-29_at_12.05.58_PM.png

Um dos trabalhos da assessoria de imprensa é intermediar o diálogo entre a empresa e jornalistas dos meios de comunicação, evitando ruídos e promovendo o trânsito de informações para todo público ligado a ela — clientes, fornecedores, funcionários e comunidade. É um órgão estratégico para a boa relação da organização com seus diferentes interlocutores, seja qual for seu ramo de atuação.

Mais do que uma ferramenta de fortalecimento de marca, a assessoria de imprensa representa a transparência do seu negócio, pois é uma porta sempre aberta para o jornalista buscar respostas para assuntos de interesse da sociedade. Além disso, ela é o canal onde a credibilidade da empresa será cimentada.

Conheça algumas das vantagens que uma assessoria de imprensa traz:

Gerir crises

Essa talvez seja a vantagem mais visível da assessoria de imprensa. São nos momentos mais difíceis que os bons relacionamentos demonstram sua importância. Crises podem ser catastróficas para a imagem e para os resultados financeiros de um negócio, seja qual for o seu porte.

É o profissional da assessoria, com sua experiência, que poderá traçar a melhor estratégia comunicativa para que uma falha na produção ou na gestão não se transformem em danos irreversíveis para a imagem e para a credibilidade da marca.

Gerar mídia espontânea

O discurso da empresa é mais forte quando não é ela a falar de si mesma. E nesse ponto a assessoria de imprensa é mais eficaz do que a publicidade. Com o trabalho de divulgação de releases e sugestão de fontes e pautas, a assessoria oferece aos jornalistas informação qualificada e de interesse para ambos os lados.

Assim, é possível garantir um espaço precioso em diferentes meios de comunicação — e o melhor: sem pagar por isso. Além do espaço midiático gratuito, a mídia espontânea fortalece a imagem da organização e do assessorado e qualifica seu discurso ao relacioná-lo a um espaço de grande relevância para o seu público.

Facilitar o diálogo com os jornalistas

Os jornalistas da redação recebem inúmeros e-mails diariamente com as mais diferentes sugestões para matérias. Até o fim do dia, a maioria deles vão direto para a lixeira sem ao menos serem abertos.

Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso a esses profissionais, pois já cultivou um relacionamento com eles, conhecem suas rotinas e preferências de pautas e dessa forma, poderá emplacar com menos dificuldade a pauta de interesse da empresa assessorada.

Orientar os porta-vozes

Todo o trabalho estratégico de planejamento e divulgação será em vão se os porta-vozes da organização não estiverem preparados para falar com os jornalistas. É também trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar quem fala pela negócio, alinhando o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados.

Ampliar o reconhecimento da marca

As informações trabalhadas pela assessoria de imprensa aumenta a capilaridade desse conteúdo para públicos potenciais de outros territórios geográficos, que não os de atuação da empresa, aumentando seu reconhecimento de marca e credibilidade. Podendo inclusive, abrir espaço para novos negócios.

Agora que você já sabe os benefícios que uma assessoria de imprensa pode trazer, conte para a gente: você pensa em contratar esse tipo de serviço para o seu negócio? Deixe um comentário!

Fale com um especialista em monitoramento »