Por que monitorar a concorrência pode contribuir na sua estratégia

Sun Tzu, no famoso livro chamado “A Arte da Guerra”, já dizia que “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Mas o que isso quer dizer para o mundo dos negócios? Conhecer a sua concorrência é assim tão importante para o sucesso da empresa? A resposta é sim! Monitorar a concorrência é uma atividade tão importante estrategicamente que existem diversas ferramentas para ajudar a empresa nessa tarefa. Saber o que outras empresas do mesmo segmento estão escrevendo em blogs e sites permite uma análise do ambiente competitivo, o que é importante para criar estratégias para a sua própria empresa. Quer saber por que e como monitorar os seus concorrentes? Leia o artigo e descubra!

Por que monitorar a concorrência?

Se você não conhece o seu mercado de atuação, nunca vai conseguir saber como desenvolver produtos, serviços e estratégias diferenciados. Em um mundo movido por inovações, só é possível fazer diferente quando você sabe o que e como os seus concorrentes estão fazendo. Além disso, monitorar a concorrência ajuda a conhecer o ambiente competitivo do seu segmento, o que permite que o empresário preveja possíveis ameaças ao seu negócio. Outro motivo importante para incluir essa prática na rotina da sua empresa é que quando você sabe o que está acontecendo com o seu mercado, suas chances de lançar um produto ou serviço inovador no tempo certo aumenta consideravelmente.

Como monitorar a concorrência?

Agora que você já sabe o quanto é importante monitorar a concorrência para o crescimento do seu negócio, vamos a algumas dicas para que você consiga implementar essa prática no seu empreendimento.

Faça as perguntas certas

O que exatamente você precisa saber sobre seu concorrente? Qual o tipo de informação sobre ele vai te ajudar a criar estratégias para a sua empresa? Você precisa, antes de tudo, elaborar as perguntas certas para que consiga coletar e analisar somente aquilo que for relevante para melhorar seus produtos, processos e serviços. Se não fizer isso, as chances de dispersar e coletar informações que não vão agregar em nada são bem grandes. Saber que tipo de dados você precisa obter da concorrência também vai direcionar quais as bases você vai precisar consultar: redes sociais, blogs, sites etc. Por exemplo, sua empresa está desenvolvendo um produto ou serviço que ainda não foi lançado no mercado e gostaria de acompanhar o impacto do lançamento por meio de notícias dos concorrentes, o ideal é criar um monitoramento automático com alertas por e-mails sempre que algum concorrente disparar uma notícia.

Organize as informações

  1. Escolhendo a ferramenta certa para monitoramento de notícias, a função de salvar quantas notícias quiser, sem limite de espaço, permite que não se perca nenhuma informação relevante. Depois disso, estabeleça uma metodologia para analisar essas informações de modo que sejam fáceis de procurar quando necessário. Por exemplo: título, site onde foi encontrado, resumo da notícia, palavras-chave. Essa tarefa não precisa estar centralizada em uma pessoa, pode ter a participação de outros colaboradores.
  2. Quando tiver informações suficientes sobre um determinado tópico da concorrência, escreva um breve relatório com as conclusões que podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas da sua empresa.

Não se esqueça: o monitoramento de informações sobre os concorrentes não é algo pontual. Deve ser feito periodicamente com uma frequência pré-estabelecida. E também não adianta somente salvar os arquivos no computador. Eles precisam ser analisados e resumidos para serem úteis quando for preciso acessá-los por algum motivo.

Monitorar os concorrentes é um passo importante para a empresa obter vantagem competitiva. Além de conhecer o próprio empreendimento, conhecer os seus competidores é essencial para elaborar estratégias que levam a empresa à inovação. Atualmente, existem ferramentas para auxiliar o empresário a monitorar a concorrência. Pesquise as opções e escolha a que achar melhor para te ajudar nessa tarefa.

O artigo foi útil? Deixe seu comentário e acompanhe o nosso blog para estar sempre atualizado sobre soluções para monitoramento da concorrência.

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Software de Notícias Business Intelligence Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping Concorrência