4 estratégias competitivas que darão certo na sua empresa

Qualquer empresa que queira se estabelecer e conquistar o mercado deve estar ciente de que estratégias competitivas são fundamentais. É através delas que será possível aprender como se comportar e o que fazer diante das inevitáveis mudanças de cenário.

Tópicos: Software de Notícias Business Intelligence Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Clipping Concorrência

Política 2018: a importância de monitorar notícias em ano de eleições no Brasil e o perigo das fake news

Com a evolução da internet e sua popularização, a informação tornou-se mais instantânea do que nunca. Não importa onde você trabalha ou o que você faz, você interage online e sabe que essa evolução permitiu o compartilhamento instantâneo de opiniões, inclusive as políticas.

Tópicos: Clipping Monitoramento de Pessoas Públicas Cenário Político Campanha Política Estratégia Política

Assessoria de imprensa para pequenas empresas: por que ela é essencial?

Por muito tempo, a assessoria de imprensa foi um serviço limitado a empresas de maior porte por terem uma marca mais forte. Porém, a evolução do mercado dá cada vez mais poder às empresas menores e é nesse jogo que entra a assessoria de imprensa.

Diferentemente do que você pode pensar, uma empresa pequena também se beneficia desse serviço — e por um valor abaixo do que você imagina. Ficou curioso?

Veja a seguir como o trabalho do assessor de imprensa é essencial para o seu negócio.

Tópicos: Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Assessoria de Imprensa Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias Clipping Clipping Digital Inteligência de mercado

Como a tecnologia está revolucionando a assessoria de imprensa

As novas tecnologias têm feito muito bem para a área de assessoria de imprensa. Além de facilitarem diversos processos da atividade, tornando-a mais eficiente, elas também vêm ampliando as possibilidades de contato com o público de interesse dos clientes.

No dia a dia é fácil perceber que essas novas oportunidades também significam mais desafios para os profissionais, que precisam aprender a lidar com esse novo ambiente e, mais do que isso, devem saber como aproveitar adequadamente as ferramentas disponíveis.

Será que você tem conseguido explorar as inúmeras possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias para aprimorar o seu trabalho como assessor de imprensa? Confira neste post que tipo de melhorias podem ser implantadas na sua rotina!

Tópicos: Clipping Digital Clippin on-line Clipping Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Assessoria de Imprensa

Conheça as principais tendências da comunicação organizacional!

O mundo muda o tempo todo. Com revoluções sociais e tecnológicas, o ambiente corporativo também passa por transformações nos seus métodos e práticas. A comunicação organizacional faz parte desse "pacote" e acompanha as tendências adequando-se às necessidades do mercado.

Não são poucos os desafios, uma vez que é preciso compreender as ferramentas disponíveis e usá-las de maneira adequada a cada público. No entanto, assessores de imprensa, publicitários e relações públicas devem aderir a esses movimentos e moldar as estratégias de seus clientes e empregadores aos novos modelos, a fim de garantir a competitividade dos negócios.

Recentemente, a revista Forbes publicou um artigo com algumas das principais tendências da comunicação organizacional e, desde então, o assunto tem sido debatido no mundo dos negócios. E é justamente sobre esse tema que trataremos no post de hoje. Confira abaixo algumas tendências da comunicação organizacional.

Tópicos: Clipping Monitoramento de Notícias Comunicação Organizacional

Clipping de notícias com informações negativas: o que fazer?

Para empresas de todos os segmentos, é essencial mapear o que sai na mídia sobre a sua marca ou sobre o mercado em que atua. No entanto, com a expansão da quantidade de veículos de comunicação, sites e blogs, é quase impossível monitorar sozinho tudo o que está sendo dito. E é aí que entra a assessoria de imprensa e a estratégia conhecida como clipping.

Este trabalho consiste em monitorar todos os jornais impressos, rádios, canais de televisão, sites e até plataformas de mídias sociais em busca do que está sendo dito publicamente sobre o seu cliente.

Essas informações são coletadas diariamente, organizadas por data, tipo de veículo ou relevância da notícia, com o intuito de evitar crises de imagem e fortalecer a marca com estratégias mais planejadas.

Mas nem sempre o clipping de notícias vem acompanhado de elogios e aspectos positivos. Então, o que fazer com as informações negativas?

Tópicos: Clipping Clippin on-line Clipping Digital

4 erros mais comuns de clipping que te fazem parecer um amador

O clipping é um trabalho executado por profissionais das áreas de comunicação, especialmente jornalistas com foco em assessoria de imprensa, que tem o objetivo de mapear tudo o que sai na mídia sobre determinada empresa ou o mercado em que ela está inserida. O clipping mostra a efetividade da assessoria de imprensa da companhia, apontando em quais veículos de comunicação a empresa aparece, contribuindo para a construção e fortalecimento da marca, além de evitar possíveis crises de imagem corporativa.

Fazer um bom clipping de notícias e informações de mercado não é tarefa fácil e pode consumir muito tempo dos profissionais responsáveis. Por isso, é fundamental investir em ferramentas que possibilitem um trabalho mais profissional, evitando amadorismos que podem prejudicar o desenvolvimento do serviço e a própria valorização da atividade.

Neste post, vamos falar dos erros mais comuns relacionados ao clipping na rotina de trabalho dos assessores de imprensa, além de dar dicas para evitá-los. Confira!

Tópicos: Clipping Clipping Digital Assessor de Imprensa Assessoria de Imprensa Assessora de Imprensa Clippin on-line

O que é clipping e como fazer um bom clipping online

O que é clipping e como fazer um bom clipping online

Por que fazer o clipping de notícias? Bem, os motivos são inúmeros. Estamos na era da informação, caminhando para a universalidade da conectividade — de acordo com o IBGE, só no Brasil, mais de 50% dos lares possuem acesso à internet, e esse número aumenta anualmente. Todo mundo pode compartilhar ideias, notícias e opiniões em uma velocidade nunca antes vista. Para o gestor de negócios e a pessoa pública, esse certamente é um terreno que precisa ser explorado.

Infelizmente, a popularização da internet também trouxe consigo um grande problema a ser enfrentado, principalmente pelas empresas: a desinformação e as fake news. Você já deve ter visto alguém repassar alguma notícia duvidosa por aí, certo? O gestor precisa agir rapidamente e receber a informação antes que males piores sejam criados e o monitoramento pode ser uma arma poderosa contra as crises que surgem a partir disso.

Além disso, monitorar também é uma tarefa fundamental para acompanhar a reação, principalmente por parte da imprensa, em relação às ações elaboradas pela organização — como campanhas de marketing, eventos, lançamentos, entre outros. Isso sem mencionarmos o acompanhamento da concorrência, que volta e meia promove alguma ação com repercussão local ou nacional (em alguns casos, inclusive, fornecem dados sobre o seu faturamento e outras informações relevantes).

Mas o que tudo isso tudo tem a ver com o tal clipping? Tudo! Nesse post, você vai saber para que serve esse tipo de tarefa e aprenderá algumas dicas sobre como realizá-lo! Confira a seguir:

Tópicos: Clipping

Como ter sucesso no monitoramento de sites e notícias

Para garantir o sucesso no monitoramento de notícias e sites é preciso escolher as ferramentas mais eficientes e sistematizar o processo. Também é importante estar atento para as particularidades do negócio, reconhecendo os seus pontos fortes e fracos, por exemplo.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este post e descubra como fazer o monitoramento de sites e notícias do jeito certo.

Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Clipping

Como escolher um serviço de clipping digital?

Com o crescimento da internet, o clipping digital se torna cada vez mais indispensável para as empresas que querem monitorar a própria marca. Afinal, a velocidade da informação na web é alta e há muito mais produtores de conteúdo e formadores de opinião do que antigamente. Com a necessidade de monitorar o que se fala da própria empresa, de produtos, serviços, ou até mesmo da concorrência, as organizações precisam de uma ferramenta profissional de clipping digital. Veja a seguir o que considerar na hora de escolher uma.

Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa