Saúde mental? Sua dieta de informação pode ser tão importante quanto sua dieta alimentar

Imagem: The Imaginary Foudation, Switzerland, 2012

Quando falamos sobre qualidade de vida e saúde mental nos dias de hoje, o consumo de informação toma um papel cada vez mais importante. Por isso, aquilo que colocamos para dentro de nossa cabeça é tão importante quanto aquilo que colocamos para dentro de nosso corpo.

Vivemos em tempos onde muitas coisas estão mudando em uma velocidade que não teríamos como prever há alguns anos. Para complicar ainda mais, você está consumindo mais notícias e informações atualmente do que em qualquer outro momento de sua vida. Elas chegam por todos os lugares: pelo seu telefone, por sua televisão, através de seus amigos, pela timeline das mídias sociais ou mesmo pelos antigos meios, como jornais e revistas.

O fato é que no meio de tanta informação pouca coisa é realmente aproveitável para nos tornar pessoas ou profissionais melhores. Nunca consumimos tanta inutilidade em forma de notícia. Veja o seu feed do Facebook, por exemplo, e perceba o que estou falando. Entretenimento barato transvestido de informação, informação inútil disfarçada de entretenimento e outras mutações genéticas da notícia no século XXI. Estamos vivendo em uma era de poluição informacional. E o que isso gera? Se você quiser entender o problema de uma forma mais superficial e rápida, a resposta é: estresse! Mas se você quiser olhar de uma forma um pouco mais profunda, a resposta seria: depressão!

Tópicos: Informação Monitoramento de Notícias NewsMonitor Dieta de informação Curadoria