Porque sua organização precisa de uma curadoria de conteúdo

Independente da área escolhida para mapear notícias, um ponto é comum a todas: a quantidade de informações cresce desmedidamente. Desdobram-se novas notícias e tendências a cada instante e, com elas, surgem novas oportunidades tanto mercadológicas quanto de aprimoramento pessoal. Assim, quem está atento a essas mudanças e faz análise de mercado está sempre em primeiro lugar na antecipação de tendências, além de manter o foco no futuro.

Tópicos: Curadoria Monitoramento de conteúdo Inteligência de mercado

Como mapear tendências através do monitoramento de notícias?

O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Por exemplo, vamos supor que o site da Revista Vogue francesa lance um artigo sobre chapéus vermelhos como tendência nas ruas de Paris. Alguns dias depois o importante blog inglês Fashion Bubble fala do mesmo fenômeno nas ruas de Londres e, em breve, o nova-iorquino Fashion Salad capta o mesmo movimento. Estamos observando três cases, ou seja, três casos “isolados” onde o fenômeno do chapéu vermelho foi encontrado. Certamente estamos em frente a uma tendência.

Tópicos: Tendências Business Intelligence NewsMonitor Inteligência de mercado

Monitoramento de notícias para inteligência de mercado

Vou mostrar nesse artigo a importância do monitoramento de notícias com foco em inteligência de mercado. Você vai entender como monitorar a área em que sua organização atua e como difundir as informações para seus colaboradores e clientes.

Tópicos: Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias Clipping Digital Inteligência de mercado Business Intelligence NewsMonitor

Inteligência de mercado: o que é e por que você precisa se atentar a isso

Como está a sua empresa, os produtos e serviços que ela comercializa? Eles têm sido bem recebidos pelo mercado, gerando o aumento pela procura e compra nos índices de performance do negócio? E seus concorrentes, o que têm feito? Como os clientes têm reagindo diante a proposta deles em comparação a de sua empresa? O mercado está favorável ou vem apresentando dificuldades? Novidades vêm sendo lançadas, novos recursos implementados ou opções ampliadas nos produtos ou serviços dos concorrentes?

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Antecipar tendências para planejar o futuro

"Olhe para as estrelas, e não para os seus pés" disse o famoso astrofísico Stephen Hawking, morto no dia de ontem, 14 de março, sobre a importância de olhar adiante e mirar as oportunidades.

Vivemos uma era de transformação exponencial. Com as diferentes soluções que surgem a cada momento movidas por players inovadores, nichos de mercado são descobertos e novas tendências despontam. Inteligência artificial, blockchain, startups, novas economias, futuro da educação, últimos avanços da saúde, tecnologias no varejo, inovações da indústria e tantos outros temas que crescem a cada dia.

Para mapear essas evoluções, podemos monitorar os cases de sucesso que acontecem aos poucos até se tornarem grandes motivadores de negócios. Mas como prever o impacto que meu negócio sofrerá com os avanços tecnológicos? Estamos falando sobre a capacidade de antecipar tendências, uma grande sacada de mercado para aqueles que se preocupam com o futuro do seu empreendimento.

Mapear tendências é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas o que muitos esquecem é que não basta você conhecer as tendências, você precisa monitorar as tendências. Por que hoje em dia as tendências estão mais rápidas do que nunca, elas se modificam, expandem-se, encolhem-se ou colidem-se umas com as outras em uma velocidade sem precedentes. Monitorar uma tendência é exercitar o seu “músculo do futuro” - é estar pronto para reagir e inovar da forma e na hora certa.

Tópicos: Tendências Trends Monitoramento de Notícias Curadoria Inteligência de mercado

Business Intelligence: o que é e qual a importância para sua organização

Na era da informação, um problema que atinge muitos empresários é o excesso de dados disponibilizados sobre uma diversidade de assuntos que chegam até eles. Sabe-se que utilizar a informação de maneira estratégica beneficia a empresa e traz vantagem competitiva. Mas como transformar esse grande volume de artigos, sites e dados em inteligência, de maneira a auxiliar a tomada de decisões estratégicas na empresa? É o que vamos ver nesse artigo sobre Business Intelligence!

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Assessoria de imprensa para pequenas empresas: por que ela é essencial?

Por muito tempo, a assessoria de imprensa foi um serviço limitado a empresas de maior porte por terem uma marca mais forte. Porém, a evolução do mercado dá cada vez mais poder às empresas menores e é nesse jogo que entra a assessoria de imprensa.

Diferentemente do que você pode pensar, uma empresa pequena também se beneficia desse serviço — e por um valor abaixo do que você imagina. Ficou curioso?

Veja a seguir como o trabalho do assessor de imprensa é essencial para o seu negócio.

Tópicos: Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Assessoria de Imprensa Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias Clipping Clipping Digital Inteligência de mercado

Por que o clipping online superou o clipping físico

O clipping é a atividade de reunir informações específicas, como publicações da imprensa sobre um negócio, concorrentes, sua área de atuação ou o mercado de forma geral, por exemplo. Com esse recurso, empresas têm mais controle sobre o que está sendo dito sobre os assuntos de seu interesse para tomar decisões estratégicas, contornar alguma situação inusitada, ganhar competitividade, delinear objetivos e até mesmo inovar por meio das tendências descobertas com o auxílio dos monitoramentos realizados.

Tópicos: Monitoramentos Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa Inteligência de mercado Inteligência Competitiva clipping físico clipagem