Porque sua organização precisa de uma curadoria de conteúdo

Independente da área escolhida para mapear notícias, um ponto é comum a todas: a quantidade de informações cresce desmedidamente. Desdobram-se novas notícias e tendências a cada instante e, com elas, surgem novas oportunidades tanto mercadológicas quanto de aprimoramento pessoal. Assim, quem está atento a essas mudanças e faz análise de mercado está sempre em primeiro lugar na antecipação de tendências, além de manter o foco no futuro.

Tópicos: Curadoria Monitoramento de conteúdo Inteligência de mercado

Monitoramento de notícias para inteligência de mercado

Vou mostrar nesse artigo a importância do monitoramento de notícias com foco em inteligência de mercado. Você vai entender como monitorar a área em que sua organização atua e como difundir as informações para seus colaboradores e clientes.

Tópicos: Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias Clipping Digital Inteligência de mercado Business Intelligence NewsMonitor

Aprenda a elaborar um social media press release

O social media press release, também chamado de SMPR, é um texto escrito especificamente para as mídias sociais. Ao contrário do modelo tradicional, esse tipo de release busca engajamento e interatividade por meio de fotos, vídeos, áudios, gifs e outros elementos que chamam a atenção do usuário.

As novas tecnologias e a popularização da internet fizeram com que o modelo usual entrasse em decadência, já que os leitores desejam conteúdos atrativos e de fácil entendimento. Quanto mais rápido, simples e criativo o texto for, maior é a chance de gerar compartilhamento e divulgação.

Outra diferença é que o release habitual sempre foi voltado para a imprensa, já o SMPR atinge não somente os jornalistas, como também os blogueiros e consumidores. Afinal, a história precisa ser contada de maneira relevante para diversos públicos de interesse.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este post e aprenda como elaborar um social media press release!

Tópicos: Mídias sociais Social Media Optimization Social media press release Monitoramento de conteúdo Monitoramentos SMPR

4 cuidados com as mídias sociais que toda organização deve ter

Antigamente, o principal papel do assessor de imprensa era fazer a ponte entre a empresa e os veículos de comunicação para divulgar e gerenciar a imagem da organização. Hoje em dia, com as grandes mudanças experimentadas pelo mundo da imprensa e o crescimento acentuado das mídias sociais, esse papel mudou. Ainda é importante, claro, investir em releases e na comunicação com a chamada “mídia tradicional”, mas, seria um erro desconsiderar a presença e o potencial das “novas mídias”.

Porém, para obter resultados e conseguir construir a imagem da empresa com esses novos canais de comunicação é fundamental que isso seja feito da maneira correta. Por isso, no post de hoje, trazemos 4 cuidados com as mídias sociais que não podem passar batido. Continue lendo!

Tópicos: Mídias sociais Redes sociais Monitoramento de conteúdo Gerenciamento de Crise

Assessoria de imprensa para pequenas empresas: por que ela é essencial?

Por muito tempo, a assessoria de imprensa foi um serviço limitado a empresas de maior porte por terem uma marca mais forte. Porém, a evolução do mercado dá cada vez mais poder às empresas menores e é nesse jogo que entra a assessoria de imprensa.

Diferentemente do que você pode pensar, uma empresa pequena também se beneficia desse serviço — e por um valor abaixo do que você imagina. Ficou curioso?

Veja a seguir como o trabalho do assessor de imprensa é essencial para o seu negócio.

Tópicos: Assessor de Imprensa Assessora de Imprensa Assessoria de Imprensa Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias Clipping Clipping Digital Inteligência de mercado

Você sabe o que é obesidade de informação?

Estamos acostumados a ouvir a palavra obesidade apenas quando o assunto é aumento de peso. Só que essa palavra na era moderna assumiu uma nova forma — que não tem nada a ver com os quilos extras denunciados pela balança.

Já ouviu falar em “obesidade de informação”? Se ainda não, pode se acostumar, porque a tendência é que esse termo seja cada vez mais utilizado para definir o excesso de conteúdo de que dispomos atualmente. Para saber mais sobre esse conceito, acompanhe o post de hoje!

Tópicos: Obesidade de informação Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias

A importância do marketing de conteúdo para assessores de imprensa

De tempos para cá, a web tornou-se um dos principais meios de comunicação para interagir com o público e compartilhar ideias. O que ajudou muito nesse processo foi o uso eficiente do marketing de conteúdo para entregar (e produzir) materiais e informação de qualidade e relevância para as necessidades da audiência já segmentada.

Quando se fala em marketing de conteúdo em uma organização, se estabelece uma relação complementar às funções de relações públicas da empresa, uma vez que é necessário trabalhar com divulgação dos produtos e serviços da marca e ainda proporcionar aumento do engajamento das pessoas — o que pode ocorrer por meio de um release ou de uma matéria no blog, por exemplo.

Pode-se dizer então que essa relação só tende a beneficiar o crescimento da organização, não só no ambiente virtual, mas nos próprios resultados da marca.

Tópicos: Marketing de Conteúdo Monitoramento de conteúdo Clipping Digital

Como contornar um problema por meio da gestão de crise?

Qualquer empresa está sujeita a passar por crises. Ainda assim, as adversidades chegam de modo inesperado e atingem todos os negócios. Por isso, é preciso estar preparado para agir sempre que necessário e possível.

A chamada gestão de crise deve começar muito antes do problema, isto é, quando sequer há “sintomas” de um futuro contratempo. Mas, afinal, o que é uma crise? O professor da Universidade de Harvard, Richard Luecke, define da seguinte forma:

Uma crise é uma mudança — seja repentina ou gradual — que resulta em problemas urgentes que devem ser abordados imediatamente. Para uma empresa, uma crise representa qualquer coisa com potencial para causar danos súbitos e graves a seus funcionários, a sua reputação ou a seu resultado financeiro.

Sabemos a importância desse assunto e, por isso, preparamos este post. Vamos falar sobre as principais fontes de crise, como agir diante dela e como evitá-la, indicando as ferramentas mais adequadas para isso. Acompanhe:

Tópicos: Gerenciamento de Crise Gestão de Crise Monitoramento de conteúdo Monitoramento de Notícias

Por que o monitoramento deve ser um trabalho constante​

Sempre existe uma oportunidade e uma carência do mercado a ser atendida. Para conseguir identificá-la com precisão, é preciso que o gestor realize um monitoramento constante da área. Por sinal, além de ajudar o empreendedor a antecipar tendências, o monitoramento também é indispensável para avaliar o posicionamento da marca e fazer um estudo preciso da concorrência.

Esse acompanhamento constante é o que ajuda nas grandes ideias. Como por exemplo, vimos por muito tempo reclamações sobre o serviço dos táxis nas grandes capitais, e eis que surgiram empresas como o Easy Taxi e o Uber. Além disso, a procura pelo melhor preço sempre foi um grande trabalho para o consumidor — e para atendê-lo nasceu o Buscapé.

Acompanhar o mercado e seus concorrentes diretos ou indiretos é muito importante e, por esse motivo, resolvemos trazer neste post algumas das principais razões para que você comece a investir o seu tempo e dinheiro no monitoramento. Confira!

Tópicos: Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Reposicionamento de marca Monitoramento de conteúdo

Como usar o monitoramento de conteúdo na estratégia política

O monitoramento de notícias é uma excelente ferramenta para análise do cenário político, não só no período eleitoral como também, nos exercícios dos mandatos. Ainda assim, é durante as eleições que o monitoramento de conteúdo pode ser muito útil e, às vezes, até decisivo em uma campanha.

O material coletado nesse serviço contribui de forma significativa para a construção da estratégia de um candidato ao oferecer subsídios para a tomada de decisão e conhecimento acerca de determinada realidade. Veja, a seguir, por que e como usar o monitoramento de notícias na área política:

Tópicos: Monitoramento de Notícias Monitoramento de conteúdo Estratégia Política Cenário Político Campanha Política