Por que o monitoramento deve ser um trabalho constante​

Sempre existe uma oportunidade e uma carência do mercado a ser atendida. Para conseguir identificá-la com precisão, é preciso que o gestor realize um monitoramento constante da área. Por sinal, além de ajudar o empreendedor a antecipar tendências, o monitoramento também é indispensável para avaliar o posicionamento da marca e fazer um estudo preciso da concorrência.

Esse acompanhamento constante é o que ajuda nas grandes ideias. Como por exemplo, vimos por muito tempo reclamações sobre o serviço dos táxis nas grandes capitais, e eis que surgiram empresas como o Easy Taxi e o Uber. Além disso, a procura pelo melhor preço sempre foi um grande trabalho para o consumidor — e para atendê-lo nasceu o Buscapé.

Acompanhar o mercado e seus concorrentes diretos ou indiretos é muito importante e, por esse motivo, resolvemos trazer neste post algumas das principais razões para que você comece a investir o seu tempo e dinheiro no monitoramento. Confira!

Tópicos: Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Reposicionamento de marca Monitoramento de conteúdo

Monitoramento de conteúdo para reposicionamento de marca: o que é e quando fazer

Desde que foi lançado, lá nos anos 80, o clássico livro Positioning, de Al Ries e Jack Trout, mudou o conceito de posicionamento e reposicionamento de marca, tornando-se uma das principais bases do marketing moderno.

Ainda mais importante do que há trinta anos, o posicionamento de marca é a base da estratégia de grandes players que, de tempos em tempos, trabalham também com a ideia de reposicionamento para darem um novo frescor ao seu negócio.

Reposicionar uma marca é uma forma de lidar com inúmeros fatores: desde uma queda brusca nas vendas até o envelhecimento da identidade visual. Seja qual for a razão, pesquisas e acompanhamento de mercado nesse momento crítico da vida de uma marca são muito importantes para acompanhar a percepção do público sobre a organização e sua nova proposta de posicionamento no mercado.

Veja, a seguir, como o monitoramento pode auxiliar no reposicionamento de marca:

Tópicos: Monitoramento de Notícias Reposicionamento de marca Monitoramento de conteúdo