As 5 melhores formas de monitorar a concorrência

“A vidência não pode ser alcançada por meio de espíritos, nem deuses, nem por analogias com o passado, nem mesmo por cálculos; depende, exclusivamente, dos homens que conhecem o inimigo”.

A frase transcrita é atribuída ao Sun Tzu, brilhante estrategista chinês e autor do aclamado livro A Arte da Guerra. Essa técnica foi muito bem utilizada no antigo Japão feudal, onde havia uma peculiar espécie de guerreiro conhecido como ninja.

Esses agentes secretos eram especialistas na arte da espionagem, proporcionando grande vantagem para seus aliados. E, claro, prejuízos incalculáveis aos inimigos.

No ambiente digital, você não precisa usar uma shuriken (lâmina que varia de 4 pontas ou mais, usada pelos ninjas durante a guerra) para monitorar a concorrência. Porém, ter os olhos abertos aos passos daqueles que competem com o seu negócio é fundamental para traçar metas e objetivos, estar atento às tendências e novas estratégias e analisar métodos de sucesso.

Nesse artigo, você conhecerá as 5 melhores formas de monitoramento de concorrentes.

E aí, pronto para se tornar ninja? Então vamos lá!

Tópicos: Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Concorrência Rock Content