Você sabe o que é um release?

voce-sabe-o-que-e-um-release

O que é um release, qual a sua importância e como elaborá-lo

Você já parou para pensar quantos veículos de imprensa existem atualmente? Se somarmos apenas a mídia impressa, o número de jornais e revistas já ultrapassaria a casa dos milhares, de acordo com a própria Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Se adicionarmos veículos on-line nessa grande lista, já parou para imaginar quantos jornalistas publicam matérias diariamente? Fazendo a matemática certa, é possível entender o porquê de muitas empresas e pessoas públicas contarem com uma boa assessoria de imprensa para a produção de um release.

É claro, algumas empresas preferem se omitir e não se relacionam com os jornalistas. Mas seria essa a melhor opção? Na era do conhecimento, momento em que a informação transita de uma forma cada vez mais acelerada, essa certamente não é a melhor postura. É fundamental participar ativamente da rotina dos jornais, seja divulgando novos trabalhos, eventos, produtos e serviços junto à imprensa, ou, ao menos, passivamente, atendendo a imprensa sempre que a oportunidade surgir.

Acontece que, como vimos, essa tarefa não é fácil. É por isso que, sempre que desejam divulgar qualquer coisa, as empresas e as pessoas públicas elaboram o famoso press release. Nesse post, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é um release?

Basicamente, o press release é uma ferramenta de assessoria de imprensa destinada a atender a demanda dos jornalistas por qualquer tipo de informação referente à empresa ou à pessoa pública. Esse tipo de texto possui um formato específico, moldado para a maneira própria de leitura do jornalista — portanto, não é indicado para a divulgação ao público geral.

Um dos principais benefícios do release é que, em veículos de pequeno e médio porte, a empresa encontra a possibilidade de ver o seu texto publicado na íntegra, aumentando a relevância de todo o trabalho durante a sua produção. Já no caso dos grandes jornais, o texto é usado como base para matérias jornalísticas. É como um chamariz, mostrando que realmente o assunto gera uma boa notícia.

Em suma, o objetivo é distribuir a informação em larga escala, principalmente por meio do e-mail, whatsapp, telefone, e novas ferramentas de comunicação, para que todos os jornalistas estejam cientes do posicionamento da empresa sobre determinado assunto ou, simplesmente, para efeitos de divulgação, no caso de eventos, novos produtos ou serviços, entre outras coisas.

É claro que, para que a ferramenta seja verdadeiramente útil, é preciso adotar algumas técnicas específicas, principalmente de escrita, para que sirva de base para os jornalistas. Vamos abordar cada uma delas a seguir.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Como fazer um press release?

Do título aos contatos da empresa: na hora de criar um release, é preciso pensar em cada detalhe, pois as informações podem ser relevantes para o jornalista. Além disso, você deve considerar que o texto pode, ainda, ser publicado na íntegra, por isso é fundamental garantir a qualidade de cada linha escrita. Veja algumas dicas para cada etapa a seguir!

Título, linha-fina e assunto

É fundamental trabalhar em um título chamativo, além do “assunto” que será destacado por e-mail. Como fazer isso? Bom, o ideal é tentar resumir tudo o que será divulgado em apenas uma pequena frase. Quer um exemplo? Sua empresa vai realizar um evento junto aos fornecedores. Alguns dos principais fornecedores desse setor estarão presentes? Essa informação precisa ser destacada corretamente. Que tal “Evento X reúne as 10 principais empresas do segmento Y”?

A linha-fina, nesse caso, deve trazer um complemento para a informação inicial. Normalmente, dados e números são usados para o realce, mas também é possível aprofundar um pouco mais sobre o tema. No exemplo citado, poderíamos destacar sobre algumas empresas importantes que estarão presentes. Nesse caso, “Organizações como  X, Y e Z, apresentarão as principais tendências do mercado para este ano”.

O press release

Agora é chegado o momento de escrever, mas… por onde começar? Como vimos anteriormente, é preciso criar um texto especificamente para os jornalistas, certo? Então você deve compreender um pouquinho sobre o que é a pirâmide invertida da informação e o lead.

A pirâmide invertida nada mais é do que uma forma de organizar a informação. Tudo o que tem mais substância e é mais importante deve ser apresentado já no topo, no título e no primeiro parágrafo. A ideia é que, à medida em que o texto é produzido, a informação seja desmanchada do mais importante ao menos importante. Isso não quer dizer, por outro lado, que você deva escrever muito. Na verdade, quanto mais objetivo for o texto, melhor.

O lead, por outro lado, é justamente a essência da informação que será transmitida, e é produzido logo no primeiro parágrafo. Nele, você deve responder todas as perguntas clássicas do jornalismo:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Como?
  • Por quê?

Tudo isso precisa, obrigatoriamente, ser esclarecido logo no início do texto.

Informações adicionais

Devemos destinar um espaço para informações adicionais, mas não menos relevantes. Uma das mais importantes são as referentes à própria organização. É o “sobre a empresa”. Aqui, busque ser o mais enxuto possível. Mostre qual é o seu share de mercado (se for relevante), os serviços ou produtos vendidos, o tempo de existência, a origem ou qualquer outra informação que possa ser interessante para o jornalista.

Além disso, é preciso criar também um tópico para os contatos, afinal, caso o jornalista desperte o interesse pelo tema, ele precisa saber com quem deve falar e qual é a melhor maneira para se fazer isso. Quando a empresa possui uma assessoria de imprensa, é fundamental que ela seja a responsável por filtrar esse contato com o jornalista, fazendo um elo entre a imprensa e o assessorado. Caso não seja possível, estabeleça qual será o profissional da empresa que será o porta-voz caso alguém entre em contato.

Agora que você sabe o que é um release, que tal continuar com a visita em nosso blog e conferir como o monitoramento de notícias pode ser fundamental para o gerenciamento de uma crise? Leia este post!

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Monitoramento de Notícias Release Press release