4 razões para contratar uma ferramenta de monitoramento de notícias

Contrate uma ferramenta profissional de monitoramento de notícias online

Dispor de um serviço de monitoramento de notícias online é essencial na época em que vivemos, marcada pela informação como valor e pelo compartilhamento de conteúdo. Como a internet permite a mensuração de resultados em tempo real e em larga escala, a empresa que sabe mais rápido o que se fala dela, do segmento de mercado em que atua e da concorrência, possui muito mais vantagens competitivas do que quem não acompanha a mídia. Se o seu negócio ainda não faz monitoramento de notícias, veja a seguir 4 razões para contratar esse serviço.

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1) Representa um fator estratégico

O monitoramento de notícias pode ser um apoio importante para a área de inteligência de mercado e para ações de benchmarking (melhoria da empresa com base em boas práticas dos concorrentes). Afinal de contas, como nem sempre os profissionais de uma organização conseguem acompanhar as notícias do setor econômico do qual a empresa faz parte, o clipping digital da assessoria de imprensa poderá ser um subsídio para acompanhamento de fatos recentes — como surgimento de novas tecnologias, mudanças de lei, posicionamento da concorrência, etc. A seleção de informações, nesse caso, pode ser uma valiosa fonte de insights.

2) Reforça a imagem da empresa

Uma organização é um grande sistema que possui entradas, processamento e saídas. Se a empresa se concentra apenas nas atividades internas e não acompanha a repercussão das ações dela na sociedade, pode ficar paralisada e não crescer. O monitoramento de notícias auxilia a organização a saber como está a percepção do público sobre a marca, os produtos ou os serviços. Com isso, a empresa pode captar as informações e transformá-las em melhorias.

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3) Contribui com o bom relacionamento com a mídia

O monitoramento de notícias pode ser um bom indicador do desempenho da área de assessoria da imprensa da organização, por exemplo, por meio de relatórios com o que saiu nos meios de comunicação a respeito da empresa. O clipping digital também pode auxiliar a própria assessoria de imprensa na melhoria da atuação desse setor. Afinal, o monitoramento mostra:

  • como os veículos de comunicação usam o material enviado pela assessoria;
  • quais veículos mais divulgam a organização;
  • quais pautas rendem mais matérias ou citações;
  • entre outros.

Dessa forma, a assessoria pode produzir conteúdos customizados e, assim, aumentar as chances de divulgação espontânea.

4) Ajuda no gerenciamento de crise

Com a internet, um boato pode rodar o mundo até que venha a ser desmentido. Porém, se isso acontece em relação a uma empresa, os efeitos para a imagem da organização podem ser devastadores — como no caso de insetos encontrados em alimentos, só para citar um exemplo típico.

Mesmo que a situação seja mentira, muitas vendas são perdidas até que o público retome a confiança na empresa. Nesses casos, o monitoramento de notícias é fundamental para que a organização saiba o quanto antes da informação e tome providências para evitar que o ocorrido manche a marca.

Portanto, a relação de custo-benefício de um serviço de monitoramento é vantajosa se pensarmos nos prejuízos que um boato poderia causar.

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