6 vantagens incríveis para realizar o clipping digital

as-6-vantagens-incriveis-do-clipping-digital6602.jpg

Muito antigamente, o clipping era uma maneira eficiente de medir como foi percebida a ação de comunicação das empresas. O clipador, figura conhecida nas agências de comunicação para fazer esse trabalho, selecionava todas as matérias que mencionavam os serviços ou produtos da empresa assessorada. O cliente recebia, então, uma pasta com as matérias recortadas e coladas indicando o dia e o veículo que as divulgaram.

Era comum também que as agências simulassem, a partir de um cálculo simples, o que foi gerado por mídia espontânea e quanto custaria o espaço nos veículos de imprensa caso fossem pagas todas as matérias. Os números eram estratosféricos e, por muitos anos, servia como forte argumento para convencer os clientes da importância do clipping de imprensa no negócio da empresa.

Mas será que isso é suficiente para os dias atuais? E o clipping digital, como ele entra nessa história? Para descobrir a resposta dessas perguntas, acompanhe o nosso post de hoje!

A importância do clipping digital

Apesar de ser relevante, matérias impressas em jornais e revistas especializadas não conseguem medir com exatidão o retorno sobre o investimento ou o quanto foi convertido em venda ou fortalecimento da marca. Por isso, é cada vez mais urgente a utilização de clipping digital para contemplar também as notícias espalhadas em milhares de sites, blogs, jornais on-line e redes sociais. Existem inúmeras vantagens para realizar o clipping digital, conheça as 6 principais a seguir:

Praticidade

Com o clipping digital você pode ter acesso instantâneo às publicações em qualquer período histórico. Quer saber o que foi noticiado sobre determinada empresa em 2010? Quer comparar todas as coberturas de um período sazonal específico? É simples, fácil, barato e está a um clique dos dedos.

Backup

Você pode armazenar nas nuvens todas as informações do clipping e enviar, sistematicamente para planilhas ou outros repositórios. Desse modo, nenhum registro é perdido. Segurança de dados é a nova lei do mundo conectado!

Buscas simples e refinadas

Você pode fazer uma busca retroativa escolhendo um determinado período de tempo, e ainda medir o crescimento do número de citações. O clipping digital permite ainda que você faça refinamentos detalhados na busca para trazer, como resposta, imagens, vídeos, apenas texto etc.

Compartilhamento

Você pode compartilhar com toda sua equipe os resultados e traçar estratégias mais eficientes para o seu cliente.

Integração com redes sociais

No clipping digital você também pode monitorar expressões ou hashtags nas redes sociais — o que é uma grande vantagem frente ao clipping off-line.

Monitoramento das Notícias

Você não precisa mais ficar preocupado se perdeu alguma notícia importante sobre seu cliente ou negócio. O monitoramento de notícias facilita seu trabalho e reduz o tempo gasto com buscas, muitas vezes improdutivas, sobre determinados assuntos. Assim, sobra mais tempo para realizar outras atividades dentro da empresa e ganhar em competitividade!

Como você pode ver, o clipping digital é mais eficiente, prático, rápido e rastreável. Você pode medir o impacto das notícias e sua repercussão nas mais diversas plataformas digitais. Você pode optar também, para não perder nenhum evento que envolva seu cliente, receber alertas e notificações via e-mail.

E então, o que você achou deste post? Conte para a gente, nos comentários, qual é a sua opinião. Aproveite a visita em nosso blog para ler o post “Por que o clipping on-line superou o clipping físico”.

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping