7 dicas para aumentar a produtividade de sua assessoria de imprensa

Em uma assessoria de imprensa, o tempo é mais do que precioso. Afinal, é preciso ser rápido para administrar as muitas demandas, que surgem a todo o tempo e que parecem ser para ontem. Felizmente, existem algumas técnicas e ferramentas específicas para aumentar a produtividade, ajudando o assessor de imprensa a trabalhar de forma mais inteligente.

Veja abaixo 7 dicas para aumentar a produtividade de sua assessoria de imprensa:

Anote seus compromissos

Anotações são poderosas aliadas da produtividade de qualquer pessoa. Não confie somente na sua memória: ande sempre com um bloco de notas ou utilize aplicativos de organização no celular. Tome nota de tudo o que julgar importante e que precise ser lembrado depois. Procure manter as suas anotações bem organizadas, para evitar que você precise gastar tempo procurando por aquela informação, o que pode impactar a produtividade.

Organize seus contatos

Uma assessoria de imprensa precisa ter uma boa lista de contatos. Por ser uma ferramenta de trabalho tão importante, ela precisa ser bem estruturada e atualizada constantemente. Para manejar esses dados, a assessoria pode utilizar bons softwares de organização de informações, ou mesmo montar uma planilha com os contatos, mas tendo o cuidado de mantê-la organizada e acessível a todos.

Não deixe acumular a leitura das notícias

A leitura das notícias é parte importante da assessoria, que precisa checar se seus clientes estão aparecendo na mídia da maneira esperada. Como é grande o volume de informações e são inúmeras as publicações que existem, é fácil procrastinar e deixar a tarefa para o dia seguinte. Entretanto, os jornais e as revistas vão se acumular e a leitura será mais longa e trabalhosa quanto mais tempo passar. É preciso estabelecer uma rotina diária de acompanhamento das publicações, tirando uma hora específica do seu dia para essa função. Isso evita que a leitura se acumule e garante que nenhuma aparição do cliente se perderá.

Comunique-se melhor

Pode parecer algo redundante para um assessor de imprensa, mas saber se comunicar de forma produtiva é essencial para todas as etapas do trabalho. Isso vale não só para contatos externos, como também para os internos. É importante a realização de reuniões constantes para que o trabalho seja alinhado, não só entre o cliente e a agência, mas também entre assessoria e prestadores de serviços, e, sobretudo, entre os colegas. Isso evita mal-entendidos e atrasos na entrega de tarefas.

Domine seu e-mail

Nenhum profissional deve se tornar refém da sua própria caixa de entrada. Dominar o fluxo de e-mails faz uma grande diferença para a produtividade, já que o seu acúmulo compromete a eficiência. Encare cada e-mail que chegar como uma tarefa a ser resolvida e lide com ela: isso pode significar realizá-la ou delegá-la para a pessoa apropriada. Use pastas para categorizar as suas mensagens, o que garante maior facilidade para encontrar as mensagens quando precisar.

Delegue tarefas de forma apropriada

Trabalhar de forma inteligente em sua assessoria de imprensa não significa abraçar todas as tarefas que surgirem. Acumular muitas tarefas compromete seriamente a produtividade, por isso, é importante delegar algumas funções de maneira adequada para os profissionais certos, garantindo que as tarefas serão completadas da melhor maneira possível.

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje em dia, existem diversas plataformas e aplicativos que ajudam os profissionais a trabalharem de forma mais eficiente. Conte com esses recursos para organizar melhor os seus compromissos, sincronizar suas anotações em vários computadores e até cronometrar quanto tempo você gasta com cada tarefa. Usando ferramentas para aumento da produtividade, você consegue trabalhar de forma muito mais eficiente.

A produtividade é algo que todos os profissionais almejam ter. No entanto, são poucos os que realmente sabem o que isso significa. É importante entender que não se trata de acumular muitas tarefas para si, e sim, saber administrar o seu tempo, de maneira que os resultados sejam entregues no prazo e com qualidade. Com as dicas que demos aqui, com certeza ficará mais fácil aumentar sua produtividade!

Sua assessoria de imprensa utiliza esses métodos? De que outra maneira você procura trabalhar de forma produtiva? Deixe a sua dica nos comentários.

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Informação Clipping Relações Públicas Comunicação Assessoria de Imprensa