7 motivos para monitorar sua empresa na internet

Se no passado coletar matérias publicadas em jornais impressos era suficiente para fazer um clipping de notícias, hoje é preciso monitorar a empresa na internet, principalmente em sites. Comentários nesse meio ganham muita projeção em pouco tempo e é fundamental que a empresa esteja ciente do que está sendo dito e responda rapidamente, para se adequar ao “tempo da internet”.

Se você ainda não monitora sua empresa no mundo online, ou ainda não está convencido da importância dessa prática, confira no post de hoje 7 motivos para começar agora!

Para alinhar suas estratégias de marketing

Um clipping de notícias bem feito é fundamental para acompanhar os resultados das estratégias de assessoria de imprensa e de marketing, pois é por meio dele que a equipe toma conhecimento das repercussões das ações realizadas. Se, por exemplo, uma campanha realizada para disseminação de um novo produto teve má repercussão em um blog devido a uma expressão de texto controversa, sua equipe ficará ciente disso e poderá construir uma nova ação que siga por outro caminho ou vise sanar aquele problema. Dessa forma, os dados coletados tornam-se preciosa informação para construir um planejamento de marketing mais certeiro para o público que sua empresa deseja atingir.

Para alcançar novos clientes

As menções encontradas no monitoramento na internet podem chamar a atenção para clientes em potencial que a marca não conhecia anteriormente. Se sua marca atua apenas localmente, por exemplo, mas o seu monitoramento encontra diversas menções positivas em outra cidade, você pode estudar as vantagens e a viabilidade de explorar aquele mercado também.

Além disso, menções encontradas no monitoramento de uma marca na internet também fornecem informações sobre pessoas que não compram seu produto, mas o mencionam e, por isso, apresentam alguma afinidade com a marca. Essa proximidade pode ser trabalhada de forma a tornar essas pessoas novos consumidores!

Para gerenciar melhor crises de imagem

A primeira regra para lidar com uma crise de imagem é agir rápido. Para isso, um monitoramento online é fundamental — se puder contar com uma ferramenta que faça isso em tempo real, melhor ainda. O monitoramento online permite identificar pontos de crise antes que eles tomem proporções maiores e agir preventivamente, ou, na pior das hipóteses, permite que a equipe de marketing encontre “a crise” logo no início para dar uma resposta o mais rápido possível. Sem esse monitoramento fica muito mais difícil identificar notícias negativas que estejam circulando e você pode ser pego de surpresa.

Para ter mais tempo para outras atividades

Quem já montou um clipping ou ficou procurando por menções à empresa sabe que esse processo demanda muito tempo para ser feito de maneira correta. O uso de uma ferramenta que automatize o procedimento poupa tempo da equipe de comunicação durante o dia e, assim, a deixa livre para realizar outras tarefas, como analisar os resultados averiguados ou na elaboração da próxima ação de comunicação.

Para se conectar com especialistas de mercado

Muitos blogueiros ganham muito dinheiro para fazer apenas uma postagem em suas contas. Isso acontece porque eles têm milhões de seguidores e cumprem o papel de formadores de opinião sobre aquele assunto. O monitoramento pode te ajudar a identificar quem são esses especialistas, quais são aqueles mais propensos a divulgar seu produto e como contactá-los.

Para conhecer melhor seus concorrentes

O processo de monitoramento das ações de comunicação de sua empresa no mundo virtual inclui também a verificação do que está sendo dito sobre seus concorrentes. É possível, por exemplo, identificar quais são os cinco adversários que têm melhor repercussão, ou seja, aqueles mais citados nos variados canais da internet, e passar a acompanhar as notícias sobre eles e suas ações promocionais.

Assim, você consegue identificar quais são as melhores práticas adotadas por eles e, também, os aspectos que eles estão deixando a desejar. Com esse conhecimento, você pode não só evitar que sua empresa cometa os mesmos erros como se esforçar para preencher as lacunas que eles deixam abertas além de trazer ideias fresquinhas que podem ser desdobradas em atuações positivas de sua empresa.

Para acompanhar e antecipar tendências

Assim como é possível acompanhar o que está sendo dito na internet sobre sua marca, é possível também seguir as notícias sobre o segmento em que ela se encontra. Dessa forma, além de aprender bastante sobre a sua área, você também pode, com alguma pesquisa e análise, identificar tendências e se antecipar ao que está por vir, utilizando esse conhecimento a favor da empresa.

Ficou convencido de como o monitoramento de sua empresa na internet é importante? Ainda tem mais alguma dúvida? Quer compartilhar sua experiência sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

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