As 5 melhores formas de monitorar a concorrência

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“A vidência não pode ser alcançada por meio de espíritos, nem deuses, nem por analogias com o passado, nem mesmo por cálculos; depende, exclusivamente, dos homens que conhecem o inimigo”.

A frase transcrita é atribuída ao Sun Tzu, brilhante estrategista chinês e autor do aclamado livro A Arte da Guerra. Essa técnica foi muito bem utilizada no antigo Japão feudal, onde havia uma peculiar espécie de guerreiro conhecido como ninja.

Esses agentes secretos eram especialistas na arte da espionagem, proporcionando grande vantagem para seus aliados. E, claro, prejuízos incalculáveis aos inimigos.

No ambiente digital, você não precisa usar uma shuriken (lâmina que varia de 4 pontas ou mais, usada pelos ninjas durante a guerra) para monitorar a concorrência. Porém, ter os olhos abertos aos passos daqueles que competem com o seu negócio é fundamental para traçar metas e objetivos, estar atento às tendências e novas estratégias e analisar métodos de sucesso.

Nesse artigo, você conhecerá as 5 melhores formas de monitoramento de concorrentes.

E aí, pronto para se tornar ninja? Então vamos lá!

1. Monitoramento de tráfego de sites

Na era da internet, os websites são os grandes responsáveis pela conversão em vendas. Afinal, todas as outras estratégias de um negócio digital têm como objetivo levar o internauta à página de destino onde ocorre o fechamento de um negócio.

Inbound marketing, redes sociais, links patrocinados, otimização para mecanismos de buscas… tudo isso, se feito com precisão, fará com que o consumidor chegue ao objetivo final: a compra.

Analisar o website concorrente é uma ótima maneira de dimensionar a eficácia das estratégias por eles utilizadas e compreender o mercado ao qual o seu negócio está inserido.

Uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia para ajudar nessa tarefa é a Similar Web, que possui versões a versão gratuita (com recursos limitados) e paga (com um número maior de funcionalidades). Ela garante dados relacionados a tráfego, como origem, tempo de permanência, taxa de rejeição, audiência, etc.

Outra ferramenta é a SEMRush, uma das favoritas dos profissionais de marketing, que revela, inclusive, dados de otimização de mecanismos de buscas. Outras boas opções são a Can I Rank?, Serpstat e Mondovo.

2. Monitoramento de palavras-chave em sites, blogs e anúncios

A escolha de palavras-chave pode ser, com o perdão do trocadilho, a chave para o sucesso de um negócio digital. Tanto na otimização de mecanismos de buscas (conhecido em inglês como Searching Engine Optimizaion, ou SEO), como na escolha de termos para investir em anúncios. É essencial observar onde o mercado anda investindo.

Acalme-se, você não está sozinho nessa! Plataformas como o SpyFu irão auxiliá-lo nessa árdua tarefa. Afinal, o mercado é vasto e os concorrentes são muitos. Outras boas opções são o KeywordSpy, Wordtracker e o Keycompete.

Mas as opções não param por aí. Que tal inscrever um termo de busca no Google Alerts? Assim, toda vez que sair uma notícia relacionada, você será notificado. Uma ótima estratégia para verificar backlinks e menções. Há ainda outras ferramentas, como o SocialMention e o Open Site Explorer.

Além disso, o NewsMonitor possui um software de monitoramento de notícias que também auxília na hora de saber o que a mídia anda falando sobre seu negócio e sobre os seus concorrentes através de palavras-chave da área.

3. Monitoramento de mídias sociais

O monitoramento de mídias sociais é essencial, não apenas para criar relatórios e descobrir tendências de mercado, mas também para interação e serviço de atendimento ao consumidor.

Imagine o leque de oportunidades aberto ao monitorar as menções e citações dos concorrentes. Muitas reclamações são feitas, e um consumidor insatisfeito com o serviços de um concorrente pode ser um potencial cliente para o seu negócio.

A iCustomer e o HootSuite são duas das ferramentas que o ajudarão a monitorar termos selecionados, tornando-se um grande aliado para os seus negócios. Outra plataforma bastante conhecida é o LikeAlyzer, para análise de fanpages.

No Twitter, o Followerwonk pode ser uma boa solução. Já para o Instagram, há o Iconosquare. Há também ferramentas como o Klout, que mensura a influência de diversas redes e usuários. Outras boas opções para monitoramento de mídias sociais são o Cyfe, o SumAll, o ViralWoot e o HowSociable. Porém, nenhuma delas é tão completa quanto o SocialBakers, uma das referências no assunto no ambiente digital.

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4. Monitoramento de temas de conteúdo

Nem sempre os termos específicos serão suficientes para uma análise apurada da concorrência. Muitas vezes uma análise mais genérica pode ajudar muito na hora de saber quais são os temas mais populares do momento; e investir com tudo naquele assunto.

O BuzzSumo analisa os tópicos da web e categoriza-os pelos mais compartilháveis, além de relatar quais são as marcas com maior relevância para um determinado tema. Algumas alternativas a essa ferramenta são o Renoun.io, o EpicBeat Epictions e o Alltop, que também são relacionadas a temáticas relevantes pelo universo online.

5. Monitorando os principais concorrentes

Todas as ferramentas elencadas até agora são extremamente úteis quando se trata de monitoramento de concorrência. Elas funcionam separadamente, mas é extremamente importante saber quais são as mais relevantes para um negócio e utilizá-las em conjunto, obtendo assim uma diversidade de dados significativas para análise.

Porém, há sempre alguns concorrentes que devem ser observados mais de perto. E, sempre que for possível, fazer uma análise intimista no ambiente digital dessas empresas, ou seja, algo que só pode ser realizado através da inteligência humana.

Portanto, é importante ter em mente quais são esses concorrentes e definir quais deles precisam ser observados com maior cuidado. Geralmente, são aqueles que dividem o mesmo segmento de mercado ou público de nicho. Mas muitas vezes, há um topo a ser alcançado, o que chamamos em marketing de benchmark, ou seja, um negócio em um patamar acima, ao qual você deseja se igualar.

Para isso, existem diversas aplicações e ferramentas para auxílio de monitoramento específico. O Instapaper permite que você gerencie uma lista de sites e notifica a cada atualização.

Você pode também optar por simplesmente adicionar as páginas aos seus favoritos, mas alguns gadgets como o Delicious, Historious, PopScreen e Spaaze, ferramentas de marcação, auxiliarão a organizá-los de maneira mais eficiente.

Existe ainda uma enorme variedade de plataformas e ferramentas disponíveis para a web, mas, como um ninja, você deve escolher a arma certa no momento correto.

E você? Como monitora seu concorrente?

Este é um guest post escrito pela equipe da Rock Content.

 

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