Assessor de imprensa: confira 5 dicas para fortalecer a imagem da marca de sua empresa

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Para se destacar em meio a tantos concorrentes, uma empresa deve fortalecer a imagem da sua marca — afinal, ela é um dos, se não o maior ativo de um empreendimento. É necessário que ela seja trabalhada de maneira correta e profissional para que a empresa possa colher bons frutos, mas com resultados diferentes, no curto, médio e longo prazo.

Por isso listamos no post de hoje cinco dicas para que todo assessor de imprensa saiba como contribuir para fortalecer a imagem da marca da empresa que trabalha ou presta serviços. Confira:

Conheça e entenda quem são os clientes de sua empresa

Antes de começar a trabalhar a imagem da marca investindo em grandes campanhas de comunicação e marketing, você precisa conhecer a fundo o seu público entendendo o comportamento deles. Procure, portanto, descobrir informações básicas como o gênero, a idade e a classe social das pessoas que se relacionam com o seu negócio.

Depois de ter esses dados em mãos, tente ir mais a fundo e descobrir quais são os hábitos e preferências desses indivíduos, como os sites que eles visitam, veículos que lêem, lugares que frequentam, além, é claro, de seus hábitos e consumo. Com isso você conseguirá ser mais certeiro ao planejar as ações de awareness (reconhecimento de marca), divulgação (assessoria de imprensa e eventos), marketing e relacionamento.

Para isso, coloque-se no lugar dos clientes de sua empresa. Lembre-se que oferecer um produto ou serviço de qualidade é mais do que obrigação para que a marca ganhe destaque. É importante proporcionar experiências positivas em todos os pontos de contato com o consumidor – desde o atendimento ao pós-vendas, passando por ações e campanhas publicitárias, institucionais ou de relacionamento.

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Planeje as ações que serão desenvolvidas para propagação da marca por meio da assessoria de imprensa

Com base no planejamento estratégico de comunicação e marketing, será necessário desenvolver o plano de ação que apoiará a divulgação das táticas adotadas pela empresa. Para isso, leve em consideração o público para identificar os melhores veículos e canais de comunicação para propagação da marca, tanto em mídias online quanto offline.

O planejamento evita que você erre na mensagem que precisa transmitir, bem como os veículos, canais, influenciadores, dentre outros que contribuam para a veiculação espontânea sobre a empresa e, consequentemente para a construção e fortalecimento da imagem da marca.

Invista nas redes sociais para construir a imagem da marca
O consumidor gosta de interagir com as marcas e as redes sociais têm se demonstrado um excelente canal para relacionar e construir uma imagem positiva, de forma abrangente. Por isso, muitos assessores de imprensa têm assumido a função de gestores de conteúdo em mídias sociais. Afinal, com o grande volume de pessoas inscritas nesses canais, atingir o target determinado no planejamento passou a ser mais certeiro por meio destas plataformas sociais.

Identifique influenciadores para a sua marca e haja pontualmente

Os influenciadores de uma marca podem ser artistas famosos, claro. Com dinheiro no bolso para investir, trazer um nome de força, atrelado ao perfil de seus consumidores e empresa é uma estratégia bastante acertada para consolidar ou ampliar a imagem da marca.Contudo, esta realidade nem sempre é acessível às empresa. Além disso, não necessariamente são eles que trarão o melhor resultado para apresentar no trabalho.

Com o crescimento da internet, hoje é possível identificar diversos influenciadores, como blogueiros, instagramers, dentre outras pessoas “comuns” com uma legião de fãs e seguidores. Eles influenciam pelo seu jeito de ser, agir e com o que consomem. Por isso, identificá-los e desenvolver trabalhos pontuais com eles é uma excelente estratégia para assessores de imprensa trabalharem a imagem da marca, demonstrar retorno (por meio de ações promocionais) e comprovar a importância de seu trabalho.

Monitore a concorrência e o mercado para estar sempre em destaque

Para que a sua marca se fortaleça de forma consistente e contínua é necessário acompanhar o mercado e a concorrência de perto com um monitoramento eficiente. Com isso você obterá as melhores informações para traçar novas estratégias se posicionando sempre à        frente no mercado, driblando a concorrência.

A recomendação para colocar esta dica em prática é contar com um software para automatizar estes monitoramentos e ganhar tempo nas análises que serão indispensáeis para tomar as melhores decisões!

 
Essas cinco dicas são fundamentais para que você faça um bom trabalho e consiga fortalecer a imagem de marca da sua empresa. Lembre-se sempre de qestas dicas precisam ser colocadas em prática constantemente para que a marca ganhe o reconhecimento.

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Tópicos: Assessoria de Imprensa Branding Imagem da marca