Clipping online: o que é e como pode ajudar a sua empresa

Clipping_digital_o_que_e_e_com_o_pode_ajudar_a_sua_empresa.jpg

Para estar sempre à frente no mercado e aproveitar as melhores oportunidades em seu segmento, as empresas precisam se atentar ao monitoramento de notícias. Isso inclui ficar de olho não apenas em matérias relacionadas à sua marca, mas também sobre o mercado, a área de atuação, concorrentes, dentre outros que possam impactar no dia a dia do negócio.

Para reunir todo este material de forma fácil e intuitiva existe o clipping, uma técnica que envolve o recorte de techos de conteúdo noticioso, independentemente do formato, de interesse da empresa ou dos clientes atendidos.Porém, tudo evolui com a tecnologia e, por isso, é natural que este progresso chegue também à técnica do clipping.

Atualmente a informação passou a ser mais consumida por canais online, que são favorecidos devido à facilidade propiciada pela mobilidade. Com isso, é cada vez mais comum que os veículos de mídia tradicionais migrem ou disponibilizem seus conteúdo na internet. Por isso o clipping online é a bola da vez!

Não importa a área de atuação da sua empresa: ela necessita de uma boa plataforma para realizar o trabalho de clipping online. Ainda tem dúvidas sobre os benefícios que esta técnica pode trazer para o seu negócio? Então acompanhe o post de hoje para se informar melhor.

O que é clipping online

O clipping é uma das mais úteis e tradicionais ferramentas que as empresas usam para acompanhar o noticiário referente a si próprias e o mercado. Antigamente, ele era feito manualmente, recortando jornais e gravando conteúdo televisivo. No entanto, este processo não garantia que todo o conteúdo importante para a empresa fosse selecionado. Alguma matéria poderia passar pelo filtro dos responsáveis pelo clipping e se perder.

Graças às possibilidades proporcionadas pela internet, ele evoluiu. O clipping online é capaz de captar muito mais matérias, detectar assuntos pertinentes ao negócio e é mais acessível para consultas do que uma pilha de recortes de jornal e gravações. Além disso, ele permite a entrega de dados mais precisos, abrangentes e é executado com muito mais rapidez.

Boas plataformas de clipping online se baseiam em palavras-chave relacionadas ao que é estratégico para o negócio para reunir as matérias mais importantes. Por meio de algoritmos sofisticados, ele consegue realizar buscas pelos termos definidos e outras variáveis consideradas essenciais para a empresa para localizar todo o conteúdo estratégico em pouco tempo. Estas buscas ocorrem em tempo real, o que permite que se fique sabendo de alguma notícia importante para a empresa logo após ela ter sido publicada.

Por que você precisa fazer clipping online em sua empresa

Toda empresa deve observar o que é dito sobre e para ela, em um contexto estratégico, na imprensa. Isso não significa apenas ficar de olho em notícias que mencionam a marca em si, mas temas que promovam a inovação, a análise de mercado e tomada de decisões. Negócios que querem sempre estar à frente precisam também acompanhar de perto o seus concorrentes, setor de atuação, tendências, novidades e assuntos que impactam direto ou indiretamente a empresa e seu desenvolvimento.

Saber quando surge um novo concorrente ou alguma novidade no mercado é importante tanto para empreendedores tomarem decisões quanto para colaboradores articularem melhor o trabalho. Dessa forma eles poderão reagir da forma mais vantajosa para o futuro da empresa. Dependendo da movimentação do mercado, novas vias de negócios podem surgir ou deixar de existir, produtos podem ser modificados, dentre outras diversas possibilidades.

Com o auxílio de uma boa plataforma de clipping online é possível configurar as palavras-chave relacionadas ao negócio para que todo conteúdo relacionado ao segmento seja captado. Graças à automação da tecnologia, o clipping online se torna a melhor opção para empresas de variados portes e áreas de atuação. Afinal, além de reduzir custos, há o ganho considerável na produtividade – já que os profissionais se tornarão mais estratégicos, analisando as informações, que operacionais, coletando-as.

 E você, já utiliza dos benefícios do clipping online em sua empresa ou assessoria de imprensa? Possui alguma dúvida sobre o funcionamento? Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe com a gente!

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Tendências Monitoramentos Business Intelligence Clipping Digital Clipping Concorrência