Como escolher um serviço de clipping digital?

Screen_Shot_2016-04-29_at_3.02.50_PM.png

Como escolher um serviço de clipping digital?

Com o crescimento da internet, o clipping digital se torna cada vez mais indispensável para as empresas que querem monitorar a própria marca. Afinal, a velocidade da informação na web é alta e há muito mais produtores de conteúdo e formadores de opinião do que antigamente. Com a necessidade de monitorar o que se fala da própria empresa, de produtos, serviços, ou até mesmo da concorrência, as organizações precisam de uma ferramenta profissional de clipping digital. Veja a seguir o que considerar na hora de escolher uma.

Abrangência do monitoramento

Já faz tempo que a internet ultrapassou a casa dos bilhões de páginas on-line. Portanto, encontrar uma informação precisa requer certa habilidade se a tarefa for feita de modo manual. É bem verdade que nem todos os sites da web são relevantes. Por isso, antes de contratar um serviço de clipping digital, a empresa deve checar em quais páginas é feita a pequisa e se os resultados vão atender à necessidade da organização.

Armazenamento das informações

Desde quando a internet surgiu, um dos grandes questionamentos em relação a esse meio de comunicação diz respeito ao armazenamento dos dados. Enquanto o antigo recorte de jornal poderia ser guardado em pastas, a página de um site nem sempre estará no ar. Por isso, quando for contratar um serviço de clipping digital, avalie como é o feito acesso às informações capturadas, levando em consideração que um site pode sair do ar ou apagar seus conteúdos sem aviso prévio.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Alertas por e-mail

Como você bem sabe, o fluxo de informações na internet é contínuo. Uma notícia importante divulgada pela manhã pode trazer vários impactos para uma empresa, esteja ela listada na bolsa de valores, onde essa repercussão pode ser maior, ou não.

No caso de uma assessoria de imprensa, quanto antes saber de uma informação relacionada à organização mais tempo o departamento terá para se posicionar sobre o ocorrido, se for algo negativo, por exemplo. Por isso, receber alertas por e-mail sobre alguma palavra-chave prioritária para a empresa deve ser um dos requisitos para o clipping digital.

Compartilhamento dos dados

Passou o tempo em que a diretoria da empresa recebia no fim da semana ou do mês um relatório com as citações da empresa em revistas ou jornais. Quanto antes dispor do resultado do clipping digital, a diretoria terá embasamento para tomar decisões estratégicas para os rumos da organização.

Logo, quando for contratar um clipping digital, avalie a facilidade para as notícias serem agrupadas e compartilhadas, por exemplo, por e-mail. A agilidade para fazer essa tarefa deve ser um dos critérios para a escolha do serviço, sem contar que o clipping digital diário demonstrará a eficiência da assessoria junto aos gestores.

Você quer tirar alguma dúvida sobre monitoramento de notícias e clipping digital? Então, entre em contato com um de nossos especialistas.

Teste o NewsMonitor  por 7 dias grátis

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa