Como fazer Curadoria de Conteúdo para redes sociais?

Que é preciso ter uma estratégia de marketing digital e estar presente nas redes sociais, a maioria das empresas já sabe. Mas não basta ter um perfil bonito, organizado e com seguidores para ter sucesso em canais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Para ter um relacionamento duradouro com os seus seguidores, é preciso ser interessante e frequente.

Mas como fazer isso? Será que dá para falar só sobre seus produtos ou serviços? 

Talvez essa não seja a melhor ideia. Afinal, a maioria das empresas vai falar bem do que oferece. Por isso, em timelines saturadas de informação, é necessário uma estratégia que vá além disso para se diferenciar.

Uma maneira de fazer isso é oferecendo conteúdos relevantes, que vão fazer o seu público curtir, compartilhar e comentar. E é aí que entra a curadoria de conteúdo.

O que é curadoria de conteúdo para redes sociais

Fazer curadoria de conteúdo para redes sociais consiste em filtrar na internet conteúdos como vídeos, notícias, artigos, posts de blog e infográficos que podem ser interessantes para o seu público, compartilhando-os nas redes sociais da sua empresa.

Por que fazer curadoria de conteúdo em suas redes sociais

Há muitos motivos para fazer curadoria de conteúdo para redes sociais. A primeira é que criar conteúdos originais para atualizar as redes sociais com frequência exige criatividade e tempo, que muitas vezes o social media ou o analista de marketing não têm disponível. 

Com a curadoria, é possível publicar conteúdos que vão além daqueles que você tem no seu site, evitando a repetição. Assim, sempre é possível encontrar novos conteúdos, mesmo sobre os assuntos que estão sendo comentados neste momento. Estando por dentro das novidades, sua empresa poderá estimular e participar do debate nas redes sociais, o que confere relevância.

Para negócios B2B, a vantagem principal é se tornar autoridade no mercado, o que pode ser feito especialmente no Linkedin, postando notícias interessantes e de qualidade, que mostram que seu negócio está por dentro das últimas tendências. Mas o canal escolhido, é claro, varia de acordo com seu público-alvo. As empresas B2C, por sua vez, podem usar conteúdos curados para mostrar a sua personalidade, focando no potencial de viralização.

Como fazer curadoria de conteúdo nas redes sociais

Na hora de escolher os conteúdos, é importante focar naqueles que promovam engajamento. É o engajamento obtido que vai justificar o seu esforço de curadoria de conteúdo, aliás.

Para os usuários engajarem, é importante que o conteúdo agregue algo à vida deles, ou à vida de quem eles conhecem. Por isso, na hora de selecionar os conteúdos, é importante conhecer bem o seu público-alvo, do que ele gosta e o que estaria mais propenso a compartilhar.

É possível fazer isso na tentativa e erro para ver o que funciona, mas a melhor ideia é ter um plano de conteúdo com direcionamentos para toda a equipe para minimizar riscos. Para construí-lo, observe os conteúdos que já possui, como posts de blog, vídeos, tutoriais de como usar produtos e serviços, e depois analise a sua audiência. 

Olhe também para o que os líderes do seu segmento estão fazendo, observando, dentre os conteúdos que compartilham, quais geram mais engajamento.

No final, será possível ter um guia para que a pessoa que for fazer a curadoria saiba qual tipo de conteúdo interessa e qual não interessa para suas redes sociais.

Use uma ferramenta para descobrir conteúdos interessantes

Depois de desenvolver essa estratégia de conteúdo, é hora de escolher uma ferramenta que ajude você a encontrar as notícias e outros conteúdos que sejam perfeitos para suas redes sociais.

Mas como fazer isso? Procurar em todos os sites da internet os conteúdos mais legais para a sua audiência leva tempo demais, concorda? Por isso, uma boa ideia é contar com um software de monitoramento de notícias profissional, que identifique os artigos mais interessantes com base os temas e palavras-chaves que você definiu.

Existe, é claro, a possibilidade de usar uma ferramenta gratuita como o Google Alerts para fazer esse trabalho. No entanto, essa não é a opção mais confiável e completa, conforme já falamos no post Buscador convencional vs. NewsMonitor: entenda as diferenças.

Com um software como o NewsMonitor, por exemplo, você cria monitoramentos para palavras-chave que sejam do interesse do seu público das redes sociais — pode ser uma tendência, uma empresa, um produto ou serviço — e pode refiná-las com uma série de configurações, como a fonte dos conteúdos (entre grandes portais de notícias nacionais e internacionais e veículos regionais ou especializados), idioma, em formato de vídeo, recência e mais. 

Depois, toda vez que sai uma notícia nova, o alerta seleciona os conteúdos mais relevantes e te encaminha automaticamente por e-mail, facilitando a sua curadoria. Todos os resultados também podem ser acessados facilmente dentro da plataforma, nos seus monitoramentos.

Se você viu uma notícia interessante, mas quer trabalhar com ela depois, também pode salvá-la nas pastas de notícias, isto é, um painel de fácil visualização. É possível, ainda, compartilhar essas pastas com seus colegas, para todos trabalharem de forma coletiva no trabalho de curadoria.

Publique diretamente na página da rede social

Não há mais necessidade em copiar o link da notícia e colar em um post para publicá-la. Através do NewsMonitor, é possível compartilhar a notícia diretamente na página do Facebook e do Linkedin que gerencia, e adicionar um texto ali mesmo.

Que tal experimentar as vantagens do NewsMonitor na prática?

Se você ainda não está 100% convencido de como o NewsMonitor pode garantir uma curadoria de conteúdo de sucesso para as suas redes sociais, que tal testar a ferramenta gratuitamente por 7 dias?

Com nossa ferramenta você consegue:

  • Fazer buscas 100% focadas em conteúdo noticioso digital
  • Monitorar palavras-chave estratégicas para sua empresa
  • Receber avisos por email quando algo novo for publicado
  • Ficar atualizado sobre seu negócio, concorrentes e mercado de atuação
  • E muito mais!

Conheça agora todas as possibilidades do NewsMonitor. Faça um teste gratuito!

Viu como, juntando tecnologia e conteúdo de qualidade, é possível engajar seus seguidores nas redes sociais e se tornar autoridade em seu negócio? E você, tem alguma dica de como fazer boa curadoria de conteúdo? Compartilhe com a gente!

 

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Marketing de Conteúdo Marketing Marketing Digital Mídias sociais Redes sociais