Como ter sucesso no monitoramento de sites e notícias

Screen_Shot_2016-04-29_at_3.51.07_PM.png

Para garantir o sucesso no monitoramento de notícias e sites é preciso escolher as ferramentas mais eficientes e sistematizar o processo. Também é importante estar atento para as particularidades do negócio, reconhecendo os seus pontos fortes e fracos, por exemplo.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo este post e descubra como fazer o monitoramento de sites e notícias do jeito certo.

A importância do conteúdo na web

Como a internet tem se tornado cada vez mais indispensável na publicação de conteúdo, o clipping de todo o material que pode ser útil para determinado negócio exige certa dedicação de tempo que nem sempre temos disponível. Isso acontece porque a produção de conteúdo para o universo digital é, como sabemos, incessante e cada vez maior. Estar alerta no meio virtual é fundamental para não afundar o seu empreendimento diante de inovações que surgem a todo momento e que precisam ser conhecidas.

A seguir, veja algumas dicas para monitorar de forma eficiente os sites e as notícias que são realmente relevantes para a sua empresa e que não podem passar despercebidos:

Como realizar um bom monitoramento de sites e notícias

  • Defina uma periodicidade: primeiro, é preciso levar em conta o melhor ritmo para realizar o monitoramento. Se o desejo é descobrir os desdobramentos recentes de determinado tópico, então, você pode realizar uma vistoria diária; em outros casos, um único monitoramento por semana pode ser suficiente.
  • Analise o conteúdo: esse é o momento de observar o material reunido. Essa etapa é fundamental para não deixar um grande número de dados se perderem ou se tornarem ultrapassados.
  • Reflita sobre o material, corretamente: depois de decodificar as informações, a equipe responsável terá a missão de produzir reflexões sobre o que o monitoramento diz do estágio em que se encontra determinado assunto na web. Além disso, é importante não chegar a conclusões precipitadas — e, sobretudo, falsas — mas sim, desenvolver um olhar clínico para compreender para onde determinado negócio está apontando e como chegar até lá antes da concorrência.

Também é importante ficar atento à ferramenta usada e se questionar sobre a sua eficiência, já que ela pode ser incapaz de dar conta de um quadro de negócios complexo. A sua atualização também é válida, porque sempre podem surgir novas fontes de informação.

A importância da proatividade

O processo de monitoramento de sites e notícias deve contar sempre com profissionais proativos, que perseguem a chamada “inteligência competitiva”. A ideia é gerar conclusões embasadas por um bom monitoramento, que servem para alavancar um negócio, mantê-lo na liderança do seu segmento ou até mesmo garantir uma imagem positiva de inovação. Afinal de contas, estar a frente das expectativas de potenciais clientes é um diferencial na hora de oferecer novas experiências de consumo.

Agora que você já saber como ter sucesso no monitoramento de sites e notícias, que tal entrar em contato com a NewsMonitor? Fale com um dos nossos especialistas no assunto e saiba mais sobre os nossos produtos e serviços!
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Clipping