Como usar o clipping para superar a concorrência?

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Quando uma determinada empresa contrata um serviço de clipagem, além de saber o que a imprensa diz sobre ela, há uma busca de informações preciosas para analisar o mercado, gerar leads e identificar tendências. Uma eficiente ferramenta de monitoramento pode também ser uma importante aliada para superar a concorrência. Quer saber como? Confira as nossas 4 dicas para se destacar no mercado!

Observe o posicionamento do seu concorrente

Monitorar o que a imprensa anda dizendo sobre as empresas concorrentes na área do seu cliente é uma forma eficiente de entender qual é o posicionamento dessa marca no mercado e criar estratégias para superá-la. Ações publicitárias, uma comunicação mais efetiva e promoções exclusivas são apenas algumas ideias que podem chamar atenção para o que seu cliente oferece e destacá-lo no mercado. Afinal, a imprensa procura anunciar o que é diferencial e o que desperta interesse para os seus leitores.

Lembre-se de que “quem não é visto não é lembrado”

A maior parte dos veículos de comunicação reserva um espaço especial para as informações enviadas pelas assessorias de imprensa. Se você perceber durante o clipping que o seu concorrente aparece mais nos veículos informativos, talvez não esteja criando uma divulgação eficiente sobre o seu cliente.

Para superar a concorrência é importante manter um bom relacionamento com a imprensa. Isso não quer dizer que você deva enviar notícias para qualquer site nem fazer isso diariamente. A melhor estratégia é criar uma lista dos veículos com uma linha editorial voltada para o público da empresa que você representa e anunciar os lançamentos, mudanças e qualidades do seu produto e serviço

Caso o método não dê certo, traga uma nova abordagem para os seus releases e tente adequar a sua linguagem a cada público. Por exemplo: na internet, a preferência dos leitores são pelos textos mais informais e com ilustrações.

Não ignore as notícias negativas

O erro de muitas empresas é deixar as reclamações ou comentários negativos de lado até que o assunto seja esquecido. É importante lembrar que dificilmente um consumidor insatisfeito esquece do seu problema — principalmente em redes sociais, que têm sido uma fonte importante para que eles alcancem um público amplo e os veículos informativos.

Utilize o clipping para saber o que é falado sobre o seu cliente e responder de forma positiva às críticas. Se um consumidor ou mídia percebe o compromisso da empresa em garantir uma boa imagem e prezar pela satisfação de quem está atendendo, dificilmente falará mal sobre aquela marca. E pode vir a fidelizar o relacionamento, baseado na confiança de que pode contar com um bom atendimento.

Arquive informações para proteger o seu cliente

Em uma época em que pessoas usam a internet para compartilhar tudo o que leem, mesmo que não tenham fundamento, o clipping pode ser uma forma de proteger o seu cliente de calúnias ou informações que não conferem com a sua missão e ações.

Para a gestão de crises, o essencial é que a assessoria de imprensa tenha uma série de provas reunidas sobre o que foi dito sobre o seu cliente, principalmente pela concorrência. E entre uma empresa idônea e comprometida com a verdade e um concorrente antiético, com certeza a preferência pela primeira opção prevalecerá.

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