Descubra o passo a passo certeiro para o monitoramento da concorrência!

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Parte do processo de compreender a si mesmo é conhecer o universo à sua volta. No mundo dos negócios isso significa estar atento às notícias, inovações, tendências e, principalmente, sempre monitorar a concorrência. Afinal, é a partir desse desenho minucioso que será possível estabelecer ações que permitam tomar a dianteira (ou permanecer nela) em sua área de atuação.

Não somos os únicos a dizer isso. A dica de estar atento aos passos dos concorrentes vem da sabedoria antiga. Basta ler Sun Tzu, general e estrategista do exército chinês da antiguidade, autor do clássico A Arte da Guerra, para saber que nossas palavras têm fundamento: “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

A mensagem é clara: é preciso investir para obter a noção completa do modo de atuação da concorrência. A partir daí é possível criar um planejamento estratégico que leve em consideração todas as variáveis, aumentando as chances de vitória. Portanto, vamos descobrir hoje o passo a passo certeiro para sair vitorioso, sem temer o resultado dos embates diários.

Defina as palavras-chave que serão monitoradas para acompanhar os concorrentes

Vivemos em um mundo onde a internet faz parte da realidade da maioria das pessoas. As pesquisas em mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing) são parte do cotidiano de quem quer e precisa obter respostas. As palavras-chave, então, tornam-se protagonistas tanto para usuários quanto para empresas.

Na hora de elaborar o planejamento estratégico da sua empresa no que se refere ao monitoramento de notícias, não esqueça de incluir termos de pesquisa relevantes e certeiros para chegar ao conteúdo. Esses termos podem ser específicos da sua empresa, de outras empresas concorrentes ou que são referência para você, sobre o seu mercado de atuação ou mesmo de termos importantes relacionados a ele que possa prover o conhecimento necessário para tomar decisões ou inovar o negócio, seus produtos ou serviços.

Para chegar ao resultado sobre quais as palavras-chave estratégicas para o monitoramento de notícias, você pode fazer uma pesquisa junto ao seu público-alvo a fim de descobrir quais são os termos que norteiam seu universo quando o assunto é o produto ou serviço que você oferece. Isso ajudará a identificar concorrentes diretos, indiretos e potenciais.

Uma outra opção bastante consierável é observar o comportamento de sua empresa na web, utilizando ferramentas específicas para o trabalho de pesquisa de palavras-chave. Por meio dessas opções você chegará a um conjunto de termos que trarão notícias sobre o mercado, novidades, produtos da concorrência e tudo que seja relevante de ser monitorado para trabalhar inteligência de mercado e posicionamento de marca (empresa, produto ou serviço).

O importante nessa tarefa é selecionar um conjunto de palavras-chave que permitam uma varredura completa e minuciosa do conteúdo disponível a fim de se chegar ao necessário para montar estratégias campeãs ou tomar decisões favoráveis ao negócio em tempo hábil.

Entendendo e definindo a relevância da concorrência

Se para uma utilização eficaz de termos de pesquisa precisamos conhecer o pensamento do seu cliente, para descobrir o que é relevante para os outros candidatos do mercado é necessário olhar diretamente para eles.

A questão primordial aqui é abordar a concorrência não apenas com um olhar externo. É preciso mudar o foco para ter uma visão de dentro, ou seja, é preciso pensar como eles para entender e interpretar as suas ações.

Você já prestou atenção ao conteúdo produzido e divulgado pelas outras empresas do seu ramo? Qual a linguagem e o formato de interação com o cliente, incluindo os canais (online e offline)? Estudou a participação deles em eventos, como eles aparecem na mídia e quais ações apontam bons resultados? Sabe o que têm falado sobre os produtos ou serviços deles, conhece a fundo o que eles comercializam e entende os pontos em que sua solução é melhor do que a deles ou precisa ser melhor desenvolvida para superá-los?

A partir do momento em que esses perfis estiverem montados fica muito mais fácil descobrir a relevância de cada um dos concorrentes, suas fraquezas e virtudes em relação à sua empresa. Depois, é preciso continuar antenado com a forma de pensar deles para elaborar o seu próprio plano de ação, superando as ideias deles em vez de apenas responder às ações.

Como monitorar efetivamente a concorrência

Não adianta fazer todos os levantamentos e estudos se você não investir em maneiras de manter os olhos sempre atentos aos seus concorrentes. Também não é viável realizar este trabalho, que exige constância e frequência, de forma operacional e onerosa. Afinal, é preciso investir tempo em análises, não em pesquisas.

Por isso, para ser possível colocar em prática o seu estudo é fundamental investir no monitoramento da concorrência por meio de ferramentas específicas, que auxiliem no cumprimento da tarefa sem a necessidade de gastar tempo excessivo da sua equipe ou gerar custos altos.

Além disso, para cumprir o planejamento estratégico à risca, é necessário precisão na hora de coletar dados relevantes. O melhor é investir em uma ferramenta de qualidade para fazer esse serviço e obter todas as informações necessárias em tempo real. Por isso, investir em um software para monitorar sites e notícias é importante. Com uma ferramenta tecnológica será possível automatizar as pesquisas e o clipping digital da sua empresa, de seus clientes, de seus concorrentes, mercado e do que mais for estrategicamente relevante para as decisões de sua empresa. Dessa forma você terá um vasto manancial de informações para conhecer e entender todo o universo de seu negócio, permitindo um planejamento estratégico eficaz sem a necessidade de ficar testando possibilidades.

Entendeu a importância do monitoramento da concorrência para se destacar no mercado, incluindo o uso de palavras-chave e serviços para alcançar ótimos resultados com o mínimo de esforço e investimento?

Para ter a certeza da necessidade e importância de investir em um software para o monitoramento de sites e notícias, aproveite para ler o nosso artigo que cita 7 motivos para monitorar a sua empresa na internet.

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