Entenda o que é SEO e como aplicá-lo na assessoria de imprensa

48918-entenda-o-que-e-seo-e-como-aplicalo-na-assessoria-de-imprensa.jpg

A internet é um dos principais meios nos quais as assessorias de imprensa atuam. Devido a esse cenário totalmente conectado, muitas técnicas precisaram ser adaptadas ao ambiente online, além de outros processos que hoje são essenciais para desenvolver um bom trabalho com marcas, personalidades e empresas.

Um deles é o SEO, uma das estratégias mais poderosas para você ganhar visibilidade e credibilidade na internet, e aparecer entre os principais resultados do Google. Se você ainda não sabe o que é SEO, então acompanhe o post para entender mais sobre esse processo e como aplicá-lo em assessoria de imprensa. Confira!

Entenda o que é SEO

O “Search Engine Optimization”, que chamamos de SEO, é um conjunto de processos implementados em sites e blogs para se ter destaque nos resultados de busca do Google, Bing e Yahoo.

A partir da implementação dessas técnicas, é possível que os algoritimos dos mecanismos de busca o posicionem melhor nas primeiras páginas e entre os resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não são patrocinados. Por isso, é muito importante saber como aplicar essas técnicas para você conseguir bons resultados, acessos e visibilidade em seu trabalho de assessoria de imprensa.

Saiba como aplicar o SEO em assessoria de imprensa

Produza conteúdos originais

É muito frequente no trabalho de um assessor de imprensa a produção de apenas um press release e o envio dele para diversos veículos. Porém, essa não é uma prática favorável para você aumentar a sua influência na internet.

O principal elemento para o desenvolvimento de uma estratégia de SEO que dê resultados é a produção de conteúdos originais. O Google posiciona melhor aqueles conteúdos que não são copiados, e sim, inéditos. Por isso, procure sempre produzir textos, releases e enviar pautas com enfoques diferentes sobre o mesmo tema para os grandes portais e blogs.

Pesquise palavras-chave

Todo o conteúdo que você produzir deve ser baseado em palavras-chave, pois é por meio delas que as pessoas chegarão até você na internet. Para pesquisá-las, você deve considerar os termos mais buscados em seu nicho de mercado e nos interesses da sua persona, ou seja, o que eles procuram nos sites de busca.

A partir disso, você deve inseri-las no título e ao longo do conteúdo de forma equilibrada e natural, sem exageros. Observe se as palavras escolhidas possuem alto volume de pesquisa e pouca competitividade. Isso pode beneficiar o seu trabalho de SEO. Para pesquisá-las utilize ferramentas como Google Keyword Planner, SemRush e o Keywordtool

Utilize o link building

Esse é um dos processos mais importantes para utilizar o SEO em assessoria de imprensa. Se você deseja aumentar o tráfego do site de um cliente a partir de uma matéria divulgada em um portal de grande visibilidade, deve linkar conteúdos do site de referência. O Google, por exemplo, classifica melhor conteúdos que possuem links relevantes.

Por isso, tenha cuidado tanto na linkagem interna, quanto externa. Coloque links que realmente tenham relação com o conteúdo que você está divulgando e sejam relevantes para a sua persona, além de não exagerar no número de links por post.

A partir dessas práticas, você conseguirá implementar o SEO em seu trabalho de assessoria de imprensa. Lembre-se que tudo na internet acontece muito rápido e a cada dia surgem novas tendências para ganhar destaque. Por isso, você deve sempre acompanhar e adaptar o seu trabalho a essas técnicas e recursos.  

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é SEO e como implementá-lo em assessoria de imprensa, deixe seu comentário. Vamos ajudar e tirar todas as suas dúvidas para otimizar o seu trabalho e conquistar grandes resultados em longo prazo com essa técnica.

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Monitoramento de Notícias Estratégia SEO