Guia básico do monitoramento de concorrência: 3 ferramentas essenciais

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Você conhece bem a sua empresa mas não sabe o que fazem os seus concorrentes? Compreender quais são as práticas utilizadas por eles é tão importante quanto conhecer seu próprio negócio pois, por meio do monitoramento de concorrência, é possível identificar tendências de mercado e, com base nelas, desenvolver planos que vão deixar sua empresa sempre um passo à frente.

Para te ajudar a realizar esse monitoramento, existem ferramentas que possibilitam identificar essas práticas e analisá-las. Neste post, trazemos algumas dessas ferramentas e apresentamos uma breve descrição do que cada uma pode oferecer. Confira!

1. InfiniGraph

Por meio do InfiniGraph, você rastreia e analisa tendências em suas mídias sociais, tudo que tem a fazer é selecionar sua área de atuação. Essa ferramenta permite o uso de sua audiência para descobrir quais são os conteúdos e marcas que estão em alta, podendo ser utilizada como uma ferramenta de gestão para sua empresa, além de monitorar seus concorrentes e tendências de mercado. Assim como a SocialMention, essa é uma ferramenta gratuita.

2. SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta freemium, ou seja, ela é grátis, mas existem limitações no número de consultas e alguns outros recursos. A versão gratuita desta ferramenta é bem completa. Por meio dela, é possível analisar o volume de acessos de um site concorrente, quais são os termos que aparecem na busca orgânica do Google, quais as palavras-chave pagas em que investe (Google AdWords) e quais são os sites que o referenciam (backlinks).

O grande diferencial do SEMRush é que todas as informações são apresentadas em formato de gráfico, o que facilita muito a compreensão das informações. O pacote PRO da SEMRush custa atualmente US$ 69,95, mas é um investimento que vale a pena.

3. SimilarWeb

O SimilarWeb é uma ferramenta muito parecida com o SEMRush. Por meio dela é feito o monitoramento do tráfego do website de seus concorrentes. O que lhe dá uma vantagem sobre o SEMRush é a possibilidade de instalar um plug-in no Google Chrome que permite analisar qualquer site enquanto o acessa, sem a necessidade de mudar de página.

No relatório você identifica, além do tráfego, a origem dos acessos, a geolocalização dos acessos, se o site possui algum aplicativo (Google Play e App Store) e os interesses de quem acessa, indicando sites similares. Assim como o SEMRush, o SimiliarWEB é uma aplicação freemium e seu pacote PRO básico custa US$ 199,00 por mês.

Agora que já conhece essas incríveis ferramentas para realizar o monitoramento de concorrência, conte-nos um pouco sobre a sua experiência! Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e participe de nossa comunidade!
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