Mídia espontânea: 6 dicas para obtê-la

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Uma empresa constrói credibilidade frente ao seu público com o tempo. Mas algumas ações de gestão de marca podem ser muito úteis para evitar crises de imagem e problemas relacionados ao pouco cuidado na relação com o consumidor. Conheça algumas dicas de mídia espontânea que podem elevar sua marca para outro patamar de atuação.

Acione uma assessoria de imprensa

Quando a sua empresa necessita contratar os serviços de uma assessoria de imprensa, é importante que um responsável seja escolhido como porta-voz para as entrevistas e o fornecimento de dados da instituição. Essa pessoa deve ser alguém com desenvoltura para falar em público e capaz de passar segurança em uma possível coletiva para a imprensa, por exemplo.

Mantenha um perfil coerente

Independentemente da necessidade do trabalho de uma assessoria, é preciso ter em mente que a sua empresa deve buscar construir uma imagem coerente no mercado. Atualmente, o consumidor tem à sua disposição múltiplas ferramentas — como as redes sociais e os gigantes mecanismos de busca on-line — para saber quando uma marca está tentando contornar os seus problemas com ações pouco afirmativas.

Crie boas relações com a mídia

Também é importante estabelecer uma relação sadia com os veículos de comunicação. Se encastelar e não atender a pedidos da imprensa não é um caminho promissor, assim como gerar ruídos apenas para estar em evidência pode garantir efeitos diferentes do esperado. Procure ter um plano de comunicação para a sua empresa para tempos normais e, sobretudo, para situações de crise.

Busque canais de diálogo

Mídia espontânea não significa apenas ter uma matéria sobre a sua empresa publicada na imprensa. Também é preciso engajar os seus consumidores para que eles compartilhem os produtos ou serviços que adquirem da sua marca nas redes sociais, gerando um feedback positivo. Em caso contrário, quando consumidores insatisfeitos reclamam da sua marca nesses sites, dê uma resposta para a questão de forma ágil e personalizada, se comprometendo a resolver tudo da forma mais prática possível.

Arrisque-se

Empresas de perfil controlador podem preferir investir apenas em mídia paga em grandes veículos e esperar por um resultado positivo. Porém, é preciso arriscar em algumas situações e mostrar que sua marca está antenada com as novidades que estão em destaque no momento. Seguindo o perfil da marca, é possível usar de novos meios para expandir o conceito da sua empresa sem fugir da essência do que já foi conquistado até ali. Quem sabe uma campanha específica para o YouTube não seja uma surpresa agradável para o seu público?

Construa credibilidade

Aproveite a visibilidade conseguida com mídia espontânea para avaliar como a sua credibilidade no mercado está sendo construída. Caso alguns pontos estejam longe dos objetivos gerais da empresa, é hora de rever a gestão da marca e arejar os mecanismos de comunicação com os consumidores.

Construir uma reputação positiva que gere mídia espontânea exige esforço e atenção redobrada. Mas convenhamos: é mais vantajoso do que esperar por uma crise de imagem que coloque todos para pensar o lugar de sua empresa no mercado, certo?

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Tópicos: Assessoria de Imprensa Mídia espontânea