Monitoramento de notícias em tempo real: como isso pode ser um diferencial competitivo

Pergunte a um assessor de imprensa dos tempos pré-internet sobre como era monitorar as notícias na época e certamente você receberá como resposta: era trabalhoso. Na era offline, o monitoramento de notícias se chamava clipping, e incluía ler os jornais do dia com atenção, recortar as matérias que mencionassem o cliente, classificando-as entre positivas e negativas, e produzir um relatório.

Ao jornal impresso somaram-se outros formatos de mídia, como rádio e televisão. Mas a avalanche de informações veio mesmo com a internet. Na web, conteúdos são publicados a cada segundo a partir de fontes múltiplas, tornando impossível acompanhar tudo de forma manual. Eis que surge a pergunta: nesse contexto, como encontrar o que importa? E como ter certeza de que nada escapou?

Foi aí que foram criadas as ferramentas de monitoramento de notícias em tempo real. Cada vez mais robustas, essas ferramentas podem incluir outras possibilidades, como envio de newsletters e relatórios. Para quem trabalha com assessoria de imprensa, contar com esse tipo de ajuda representa, hoje, um grande diferencial competitivo.

Por que fazer monitoramento de notícias em tempo real

Monitorar notícias em tempo real é uma estratégia que garante que você esteja atualizado com as últimas tendências e com o que estão falando da sua empresa. Veja por que você deveria começar a fazer monitoramento em tempo real.

Saiba o que estão falando da sua empresa

Fazendo monitoramento de notícias você descobre o que é escrito sobre a sua empresa e qual o tom da discussão. Estão falando bem ou mal? E qual o tom da discussão.

A rapidez é um dos principais fatores para uma gestão de crise bem-sucedida. É por isso que contar com um monitoramento em tempo real, que envie alertas assim que novas notícias forem publicadas, fará com quem você participe da conversa, incluindo seu ponto de vista.

Seja para agradecer comentários positivos, responder dúvidas e dar uma resposta adequada aos feedbacks negativos, com as informações em mãos você ganha tempo. E uma resposta rápida mostrará que você se importa, diminuindo percepções negativas, se for o caso.

Conheça os seus concorrentes e o seu mercado de atuação

Parte de manter-se competitivo em seu segmento de atuação inclui saber o que estão falando sobre os seus concorrentes. Que tal monitorá-los em tempo real também? Siga as ações deles e analise-as. Assim, você evita repetir os mesmos erros deles e se desenvolve para alcançar o que eles fazem melhor.

Da mesma forma, você fica por dentro do que está acontecendo no seu mercado de atuação. O que é novo? Quais as últimas tendências que você pode implementar para seguir inovador e competitivo? Quando você sabe o que vem por aí, pode planejar sua estratégia para agir quando a hora certa chegar.

Meça as suas estratégias

O monitoramento de mídia é uma ferramenta estratégica para medir a efetividade das suas comunicações. Você consegue descobrir quanta atenção às suas ações recebem e se são positivas ou negativas. Você está alcançando a audiência desejada? As reações são as que você buscava?

Com esses dados em mãos, você prova para a diretoria que suas estratégias estão dando certo. E, usando uma boa ferramenta de monitoramento, ainda pode automatizar relatórios e análises, o que elimina o trabalho manual.

Encontre novas ideias de conteúdo

Quem trabalha no marketing precisa com frequência de ideias para escrever conteúdo. Fazendo monitoramento de mídia você tem uma rica fonte de ideias: é só definir alertas de temas relacionados com o seu segmento para descobrir o que é tendência.

E, se você já tem um tópico em mente, utilize palavras-chave relacionadas a ele para se inspirar em outros conteúdos.

Como fazer o monitoramento de notícias em tempo real

Se você está convencido de que o monitoramento de notícias em tempo real é um diferencial competitivo para sua empresa, talvez esteja pensando: mas como fazer isso? Posso usar o Google?

Usar uma ferramenta gratuita, como a busca do Google, pode te trazer resultados muito amplos, e gerar um trabalho manual e repetitivo, necessitando copiar e colar os links em um programa à parte para gerar um relatório personalizado. O melhor é contar com uma ferramenta que faça esse trabalho de forma automatizada para ganhar tempo.

Funciona assim: a partir de um monitoramento criado, uma ferramenta pesquisa as notícias e conteúdos que contêm as palavras-chave, assuntos, nome de empresas, dentre outros termos que você programou em tempo real, mostrando-as em um painel visual similar a uma revista eletrônica, com cards visuais da notícia, e envia alertas automáticos como se fosse um clipping automatizado por e-mail.

Se você quiser personalizar o alerta, basta você mesmo fazer a sua curadoria de notícias, selecionando as melhores para montar a sua newsletter personalizada com logo e análise, e enviá-las diretamente para um mailing diretamente da plataforma, sem necessidade de abrir programas de edição paralelos. Assim você economiza um tempo precioso e pode focar em desenvolver sua estratégia ou em planejar ações futuras.

Um exemplo é o Newsmonitor. Com a nossa ferramenta, você pode:

  • Fazer buscas 100% focadas em notícias e conteúdos de blogs;
  • Ser avisado por email assim que algo for publicado;
  • Monitorar a marca, serviços e concorrência;
  • Ficar por dentro do mercado para reuniões com colegas e clientes;
  • E muito mais!

Quer conhecer todas as possibilidades do Newsmonitor? Então faça um teste gratuito!

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