Monitoramento de notícias: como e por que automatizar este processo

O que já foi um trabalho de, literalmente, cortar e colar, com a equipe lendo jornais e revistas à procura de menções, recortando-as e guardando-as em uma pasta, transformou-se em uma prática automatizada, que envolve inteligência artificial e sistemas de buscas automáticas que pesquisam, selecionam e organizam os conteúdos do seu interesse.

Estamos falando, é claro, do monitoramento digital de notícias. Embora o objetivo de monitorar notícias continue sendo buscar em diversos veículos de comunicação o que saiu sobre a sua empresa, mercado de atuação ou concorrentes para usar essas informações de forma competitiva, atualmente o processo foi bastante modificado. Para melhor.

Monitorar notícias tornou-se um trabalho bem menos braçal com a chegada das ferramentas profissionais. Economia de tempo e oportunidade de pensar mais em estratégia estão entre as principais vantagens para quem automatiza o processo. 

Essa mudança no trabalho de monitorar notícias se deve principalmente à tecnologia. Mas como o monitoramento de notícias automatizado funciona? E como fazer? É sobre isso que vamos falar neste post!

Como automatizar o monitoramento de notícias

Monitoramento de notícias consiste em saber o que está sendo dito sobre sua empresa, mercado de atuação, concorrentes e outros temas de seu interesse em diversos veículos de comunicação. Algo bastante estratégico, como já pontuamos aqui.

O problema é que, levando em consideração a quantidade de informações disponíveis hoje, fazer isso de forma manual é praticamente impossível.

É aí que surgem as ferramentas de monitoramento de notícias. Elas monitoram os artigos e ajudam no clipping digital, deixando para o profissional o trabalho de analisar os resultados.

A melhor maneira de automatizar o seu monitoramento de notícias é usando uma ferramenta específica para esse fim

Com o software, você inclui as palavras-chave de seu interesse, filtra as buscas e deixa que os robôs pesquisadores de notícia façam o trabalho de selecioná-las. Depois, você pode ver as notícias filtradas dentro da ferramenta, ou configurar alertas para recebê-las em seu email. Também dá para gerar relatórios e provar os resultados do seu trabalho.

Embora existam ferramentas gratuitas, como o próprio Google, investir em um software profissional traz uma série de benefícios: buscas avançadas, resultados precisos, organização e relatórios customizados são alguns deles, sobre os quais falamos com mais detalhes no post Buscador convencional vs. NewsMonitor: entenda as diferenças.

Beneficios de automatizar o seu monitoramento de noticias

Se você está sobrecarregando e procura uma ferramenta para automatizar o monitoramento de notícias, saiba que os benefícios vão além do ganho de tempo no dia a dia de trabalho. Conheça outros benefícios:

Atualização constante sobre o mercado

Automatizando seu monitoramento de notícias, não é preciso esperar até a hora de fazer a pesquisa para saber o que está sendo falado. Você tem acesso aos resultados assim que as notícias são publicadas. 

Saiba como o público vê a sua empresa

Será que você está conseguindo passar a imagem que gostaria? Saiba seu posicionamento de mercado a partir do que é publicado sobre sua empresa. 

Clipping digital facilitado

Com o monitoramento automatizado é possível fazer o clipping digital de forma fácil. Também é possível organizar a clipagem enviando os resultados em uma newsletter atrativa para o cliente ou a diretoria. 

Gerencie crises rapidamente

Sabendo logo o que saiu nos veículos de comunicação é possível contornar crises. Você ainda fica por dentro das crises enfrentadas pela concorrência e pode aprender com elas.

Para saber mais sobre esses benefícios, leia o post Economize tempo com uma ferramenta de monitoramento de notícias.

Escolhendo uma boa ferramenta de monitoramento de notícias

Se você se convenceu da importância de automatizar seu monitoramento de notícias, é hora de escolher uma boa ferramenta. Existem muitos softwares desse tipo no mercado, por isso que, nesse momento, é importante levar em consideração algumas especificidades para escolher o melhor para a sua empresa.

Em primeiro lugar, é importante que a ferramenta permita fazer pesquisas avançadas para refinar buscas e chegar aos resultados precisos que você deseja, filtrando-os por período, idioma, relevância, dentre outras configurações.

Outra característica a observar é a possibilidade de organizar as suas notícias, compartilhando-as com os colegas para trabalhar de forma coletiva. 

Além disso, o software precisa facilitar a geração de relatórios, afinal, monitorar não é só selecionar. É preciso extrair insights úteis para o negócio a partir do trabalho de monitoramento. Uma ferramenta que permita coletar dados quantitativos e criar relatórios interessantes, como no formato newsletter, vai dar uma mãozinha nesse momento. 

Por fim, deve ter uma interface intuitiva e fácil de usar, para que a ferramenta ganhe adeptos na empresa e seja usada constantemente. 

Comece agora a automatizar o seu monitoramento de notícias!

Se você quer parar de perder tempo monitorando notícias manualmente, então precisa conhecer o NewsMonitor. Ele oferece todas as possibilidades de uma boa ferramenta de notícias que mencionamos acima. 

Com o NewsMonitor, é possível: 

  • Criar monitoramentos para palavras-chave e filtrá-los para chegar ao que você precisa, usando configurações de data, idioma e muito mais;
  • Receber diariamente resultados precisos direto em sua caixa de entrada, sem repetição;
  • Salvar as notícias que interessam em uma pasta para ler mais tarde, convide os colegas para colaborarem com a seleção e transforme-a em uma newsletter.
  • Provar os resultados do clipping com relatórios atrativos, fáceis de gerar;
  • Acessar uma interface amigável e intuitiva, com as notícias apresentadas em cards que lembram o formato do Pinterest, facilitando a leitura.
Que tal comprovar todos esses benefícios na prática? Faça o teste gratuito do NewsMonitor e aproveite!
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Monitoramentos Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Monitoramento de conteúdo monitoramento