O que esperar de uma boa ferramenta de monitoramento de notícias

o-que-esperar-de-uma-boa-ferramenta-de-monitoramento-de-noticias10405.jpg

Você sabe o que andam falando sobre a sua empresa? Não? Pois saiba que o uso de uma ferramenta de monitoramento de notícias é uma maneira muito eficiente de garantir o controle das informações que circulam sobre o seu negócio no ambiente online.

Antigamente, o trabalho manual era a única solução. Pilhas e pilhas de jornais, revistas e informativos acompanhados de uma boa dose de paciência, eram necessários para reunir tudo o que estava sendo publicado. Além de tomar muito tempo, agrupar essas informações custava caro.

Hoje, uma boa ferramenta de monitoramento de notícias é capaz de fazer o trabalho rapidamente e de maneira bem mais precisa. A era digital exige que as marcas, diante de tantas informações, sejam capazes de captar, compreender e organizar esses dados para, assim, desenvolver estratégias compatíveis com o que o mercado espera delas.

A instabilidade política e econômica e a volatilidade das informações proporcionam um ambiente de incertezas, o que demanda estratégias mais rápidas das empresas, consistentes e extremamente bem articuladas, fundamentadas em dados precisos.

Como conseguir isso de forma rápida e concisa?

As grandes agências de comunicação vêm investindo em ferramentas inovadoras para o controle de informações, afinal, os procedimentos tradicionais são ultrapassados e limitados diante das demandas atuais.

E é impossível pensar no monitoramento de notícias e de clipagem digital sem a contratação de um serviço que proporcione uma busca automatizada e o acesso às informações em tempo real, entre outras características fundamentais para a tomada de decisão no setor corporativo.

Qual é o cenário atual?

Estamos em um momento em que há o excesso de produção de conteúdo e formadores de opinião estão espalhados pela web, inclusive, figurando em diversos sites de notícias. O conhecimento sobre o que está sendo dito sobre a sua empresa, marca, produtos e serviços, é crucial para a sobrevivência no mercado.

Diante desse cenário, a utilização de uma ferramentas de monitoramento de notícia é fundamental para fornecer informações sobre você e sobre seus concorrentes — esses dados sobre a concorrência são tão essenciais quanto as suas próprias informações, já que eles permitem o entendimento sobre quais as principais ações das demais marcas no mercado e, assim, possibilita a criação de estratégias para superá-las.

Como utilizar uma ferramenta de monitoramento de notícias?

Softwares de buscas direcionado às notícias proporcionam resultados mais rápidos. Por meio do uso de palavras-chave, adequadas ao foco da sua estratégia, é possível refinar a busca pelo conteúdo que está sendo divulgado.

Os filtros avançados, disponíveis nas ferramentas, também contribuem para a eficiência do recolhimento e da análise dos dados. Uma boa ferramenta de monitoramento de notícias pode fazer esse monitoramento em mais de 50 mil sites em questão de segundos e levar a informação certa no exato momento que necessita.

Para isso, outro cuidado importante é em relação à complexidade da plataforma a ser contratada, já que quanto mais simples e de fácil entendimento, melhor será o aproveitamento dela. Alertas por e-mail sobre informações que esteja aguardando e o ágil compartilhamento dos dados entre os colaboradores são outras características que devem ser observadas.

Para mais informações sobre como adquirir e, principalmente, otimizar o uso destas ferramentas fale com um especialista em monitoramento.
Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias NewsMonitor Assessoria de Imprensa