Os 5 maiores desafios atuais da assessoria de imprensa

computer-1185626_960_720.jpg

Não foi só para as redações jornalísticas que as inovações tecnológicas trouxeram mudanças. Acompanhar essa tendência se tornou um dos maiores desafios da assessoria de imprensa. Estar ligado às demandas do ambiente online, com o mercado de notícias se aproximando cada vez mais das práticas de marketing tornou a briga por espaço ainda mais acirrada.

O próprio valor-notícia se modificou e hoje já não basta uma notinha ou um release bem escrito para garantir a divulgação do cliente, não é mesmo? Confira alguns dos principais desafios da assessoria de imprensa na era digital e fique por dentro dos novos tempos.

Conhecer estratégias de SEO

Notícia relevante sempre foi o material de trabalho de todo assessor de imprensa, certo? Afinal, qualquer que seja o meio, o jornalista só vai comprar a sua notícia se ela for vendável.

O que mudou foi a necessidade de conhecer técnicas de SEO — otimização para motores de busca, as famosas práticas para fazerem o seu texto aparecer na primeira página do Google. Embora muitos profissionais torçam o nariz para ele, o SEO se tornou indispensável para garantir mais espaço para a informação. Amplie o seu alcance nas buscas orgânicas do Google ou seu texto será apenas mais um!

Produzir material personalizado

Esse também não é um desafio novo, pois assessores sempre tiveram que pensar em materiais exclusivos. Mas, também aqui, a tecnologia tornou as coisas um pouco maiores. Mais que pensar apenas nos grandes veículos, como era comum na assessoria de imprensa tradicional, é preciso monitorar e se relacionar com blogueiros, vlogueiros e jornalistas independentes.

Eles se tornaram grandes formadores de opinião e podem, em muitos assuntos, serem mais relevantes para a informação que você tem em mãos que um veículo de massa, por exemplo.

Conhecer ferramentas de suporte visual ao texto

O mundo online gira em torno do visual. Você já deve ter percebido que não há mais muito espaço para textos longos, nem mesmo no seu site ou blog institucional. É característica do meio e é necessário adaptar o seu conteúdo para formatos mais atrativos, como vídeos, infográficos e até os famosos gifs.

Se você tiver um designer na equipe, perfeito! Mas ainda assim é bom ficar por dentro de ferramentas que são muito simples (algumas gratuitas) e que vão te ajudar a construir esses materiais de suporte visual para deixar sua matéria muito mais atrativa, tanto para leitores internos quanto externos.

Saber lidar com crises sempre foi um dos desafios da assessoria de imprensa

Ok, mais uma reinvenção da roda, certo? Nem tanto. O alcance de uma crise institucional se multiplicou terrivelmente e aqui você vai precisar contar com ferramentas de monitoramento para não perder uma única publicação sobre o assunto. O buzz de comentários pode ser mais devastador que a notícia em si. A recomendação é a de sempre: transparência, qualquer que seja a má notícia.

Além dos jornalistas, a assessoria também deverá estar preparada para responder a um público mais hostil, que são as pessoas comuns que também ganharam grande poder de voz com a internet.

É preciso ter muito bem definidos a forma de diálogo com a imprensa oficial e com os usuários das mídias sociais. Mas, atenção! Os diálogos devem ser adequados a cada público, porém, a mensagem deve ser a mesma. Serão necessários critérios rígidos caso você decida apagar um comentário ou bloquear um usuário. O efeito pode ser mais desastroso do que apenas respondê-lo.

Medir resultados

Essa sempre foi uma tarefa ingrata para a maioria das assessorias de imprensa. Como mensurar o alcance de uma divulgação? Ou dizer o valor de um trabalho que é de longo prazo? A boa notícia é que com as ferramentas certas, isso se tornou mais palpável com a divulgação online. É possível mensurar taxas de cliques, interações e conhecer os horários em que seu conteúdo tem maior audiência nos seus canais internos e externos.

Em alguns casos, o assessor tem que se reinventar. Em outras, basta se adaptar às inovações tecnológicas. Na maior parte das vezes elas vieram para simplificar o seu trabalho!

Que outros desafios da assessoria de imprensa entrariam na sua lista? Conte pra gente!

Fale com um especialista em monitoramento »