Por que fazer o monitoramento de notícias

 

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Monitoramento de notícias estratégico

Uma ferramenta de monitoramento de notícias serve muito mais do que simplesmente fazer uma clipagem tradicional. Atualmente, mais do que juntar e guardar todas as notícias com menções à marca nas mídias, o trabalho de buscar, analisar e distribuir informações estratégicas, incluindo notícias online, tem adquirido um significado mais qualitativo.

Se você ainda não realiza o trabalho de monitoramento de notícias, conheça 5 bons motivos para começar a faze-lo. 

Verificar o impacto da mídia

Antes, o clipping se resumia à leitura de jornais. Mas hoje, com o avanço da internet, o trabalho de monitoramento de notícias deve ser feito em diversas plataformas — incluindo rádio, televisão e, principalmente, o mundo virtual. Analisar cada um desses meios permite que você entenda as suas particularidades e os tipos de usuários, para, a partir daí, desenvolver estratégias específicas e bem-sucedidas.

O monitoramento de notícias é uma forma de pesquisar e acompanhar todos os conteúdos publicados em jornais, sites e revistas sobre um determinado assunto ou empresa. Utilizado como um clipping, esse tipo de serviço é importante, principalmente, para assessorias de imprensa, relações públicas ou áreas de comunicação de uma organização, que precisam de todas as informações para construir positivamente a imagem da marca, 

Criar estratégias ágeis para a gestão de crises

O monitoramento de notícias não pode ser feito uma vez ou outra. Pesquisar o posicionamento diário de uma marca na imprensa é uma forma de saber como formadores de opinião estão a avaliando e criar estratégias para prever (e evitar) possíveis crises. Isso é algo especialmente importante por causa da internet, onde as opiniões se espalham em alta velocidade e podem atingir um público enorme.

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Monitorar o setor para vencer a concorrência

O monitoramento de mercado é uma boa estratégia para monitorar a concorrência, do que ela vem produzindo ao seu posicionamento no mercado. Essa é uma forma de criar uma estrutura firme para o seu negócio, já que monitorar empreendimentos que atuam na sua área ajuda a entender como anda o ambiente competitivo e qual é a demanda por produtos ou serviços diferenciados.

Além disso, a informação em tempo real e o monitoramento do mercado é muito útil para áreas de negócios, como marketing, planejamento estratégicointeligência de mercado que precisam acompanhar informações delicadas, urgentes e estratégicas para descoberta de novas oportunidades de negócios, ações da concorrência, fusões, fatos de relevância econômica e governamentais, que podem afetar um negócio do dia para a noite.

Entender a imagem da marca e o que pode ser melhorado

Entender o que a mídia pensa sobre uma marca também é uma forma de conhecer a opinião dos consumidores, uma vez que eles costumam ser influenciados diretamente por jornalistas e formadores de opinião. Isso é valioso para a internet, onde as pessoas usam os sites de busca para encontrar referências com informações sobre o produto ou o serviço que pretendem adquirir.

Ao fazer o seu monitoramento de notícias, tente analisar questões como:

  • Quais são as principais críticas aos produtos ou serviços?
  • Qual é a frequência em que a marca é citada na mídia?
  • Sua comunicação com a imprensa tem sido eficiente?
  • Seu cliente está sendo bem visto no mercado?

Imagine que o seu cliente vende um determinado produto novo no mercado. Ao acompanhar as opiniões da imprensa, é possível também avaliar as constatações positivas ou as críticas sobre o que precisa ser melhorado. Os destaques desse produto podem ser utilizados para ações publicitárias, que atraiam público novo, ou estratégias específicas para fidelizar os mais antigos. Já os pontos negativos podem ser enviados para a área de vendas, que promoverá as melhorias necessárias.

Por meio do monitoramento de notícias, você pode responder essas perguntas e criar subsídios para entender a imagem desse cliente e as formas para melhorá-la. Uma estratégia que demonstra uma inteligência de mercado é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Inovação e transformação digital

Não menos importante, vemos um movimento cada vez maior de empresas que buscam por inovação e transformação digital. Dessa forma, o monitoramento, curadoria e distribuição de conteúdo estratégico que gerem mudanças e engajamento é a base estratégica de Recursos Humanos, por exemplo. A partir da construção de uma cultura de inovação, o monitoramento e curadoria de conteúdo para mapeamento de tendências e insights pode ser apropriado com o objetivo de criar produtos e serviços que realmente façam a diferença num futuro cada vez mais complexo.

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E você, já utiliza o monitoramento de notícias? Então compartilhe nos comentários as suas experiências. Aproveite a visita e baixe nosso e-book Como superar seus concorrentes monitorando o mercado. 

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