Relações públicas digitais: dicas para ser um profissional completo

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A internet e as novas ferramentas de comunicação disponíveis no mercado mudaram a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes, o que gerou grandes transformações no trabalho dos profissionais de relações públicas e assessoria de imprensa.

Se antes um bom cartão de visitas e um bom relacionamento com a imprensa eram suficientes para criar uma boa imagem de sua empresa, hoje em dia é preciso investir em estratégias capazes de transmitir segurança e credibilidade para seus clientes nos meios digitais.

Essa realidade fez surgir o Digital PR, os profissionais de relações públicas digitais.

O que são as relações públicas digitais?

Relações públicas digitais são a combinação do trabalho de relações públicas tradicional com o marketing de conteúdo, mídias sociais e o marketing de busca.

É uma tática que busca utilizar o conteúdo produzido por uma empresa, suas mídias sociais e blogs como ferramenta para interagir diretamente com os clientes, sem a intervenção de terceiros.

Com as relações públicas digitais, ou Digital PR, os profissionais de relações públicas são capazes de aumentar a presença online de uma marca e posicioná-la como uma autoridade em seu segmento.

Entre os elementos mais importantes de uma estratégia de relações públicas digitais, podemos destacar:

O Marketing de Conteúdo

Em linhas gerais o trabalho do profissional de relações públicas é construir uma linha de comunicação direta com o público de sua empresa, com o mínimo de ruído possível.

Este trabalho tem uma relação direta com a estratégia de marketing de conteúdo, que busca construir conteúdo relevante para a persona de sua empresa.

A diferença é que a maior parte do conteúdo produzido dentro dessa estratégia tem o foco nas dúvidas e problemas do cliente, deixando as informações sobre os produtos e serviços de sua empresa em um segundo plano.

Por isso, se você deseja ser um profissional de relações públicas completo, é preciso criar conteúdo de qualidade, no qual seus influenciadores digitais tenham interesse, para que se disponham a compartilhar espontaneamente.

Os influenciadores digitais

A internet e as mídias sociais deram voz para todos os consumidores. Se antes apenas a grande mídia conseguia propagar suas mensagens com facilidade, hoje qualquer pessoa com acesso à internet é um influenciador em potencial.

Isso faz com que seja cada vez mais importante desenvolver estratégias para se aproximar desse público e garantir a plena satisfação de cada um dos clientes.

Um dos objetivos das relações públicas digitais é exatamente este, usar as mídias sociais e outras ferramentas à disposição para envolver e encantar esses influenciadores digitais, fazendo com que eles consumam e compartilhem os materiais produzidos por sua empresa.

A relação com o marketing digital

O trabalho de relações públicas digitais deve andar próximo ao trabalho de marketing digital para alcançar todo o seu potencial.

Além de auxiliar no trabalho de gestão e monitoramento nas mídias sociais para a construção de um relacionamento sólido com os clientes da empresa, o seu trabalho é essencial para a elaboração de estratégias mais eficientes de nutrição de leads.

Uma coisa é certa: para ser um profissional de relações públicas completo, é preciso acompanhar de perto a constante evolução da tecnologia e a criação de novas ferramentas de comunicação.

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