O que é clipping de notícias e como fazer um bom clipping online

Se você trabalha com assessoria de imprensa ou relações públicas, certamente já teve que fazer clipping. Também chamado de clipagem aqui no Brasil, essa atividade já foi realizada manualmente no passado. Era o ritual de olhar os jornais do dia procurando por menções ao nome do cliente e recortá-las para depois gerar um relatório que ficava arquivado.

Tópicos: Clipping Digital Clipping clipping físico clipagem Clippin on-line

Como fazer o clipping ser mais eficiente?

O clipping é o monitoramento de notícias veiculadas na imprensa sobre determinada marca, produto ou serviço. De maneira geral, é utilizar o que é divulgado por formadores de opinião para que as empresas entendam qual é a sua avaliação e imagem perante o público.

Mas essa técnica evoluiu durante os últimos anos. Se antes ela era limitada às buscas em jornais e programas de rádio e TV, hoje, com a internet, é preciso ter mais atenção para que nada importante seja perdido. Algumas dicas podem tornar o seu clipping mais eficiente, principalmente no mundo digital. Confira!

Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping clipagem

Por que o clipping online superou o clipping físico

O clipping é a atividade de reunir informações específicas, como publicações da imprensa sobre um negócio, concorrentes, sua área de atuação ou o mercado de forma geral, por exemplo. Com esse recurso, empresas têm mais controle sobre o que está sendo dito sobre os assuntos de seu interesse para tomar decisões estratégicas, contornar alguma situação inusitada, ganhar competitividade, delinear objetivos e até mesmo inovar por meio das tendências descobertas com o auxílio dos monitoramentos realizados.

Tópicos: Monitoramentos Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa Inteligência de mercado Inteligência Competitiva clipping físico clipagem