Business Intelligence: o que é e qual a importância para sua organização

Na era da informação, um problema que atinge muitos empresários é o excesso de dados disponibilizados sobre uma diversidade de assuntos de interesse da empresa.

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Porque sua organização precisa de uma curadoria de conteúdo

Independente da área escolhida para mapear notícias, um ponto é comum a todas: a quantidade de informações cresce desmedidamente. Desdobram-se novas notícias e tendências a cada instante e, com elas, surgem novas oportunidades tanto mercadológicas quanto de aprimoramento pessoal. Assim, quem está atento a essas mudanças e faz análise de mercado está sempre em primeiro lugar na antecipação de tendências, além de manter o foco no futuro.

Tópicos: Inteligência de mercado Monitoramento de conteúdo Curadoria

Como mapear tendências através do monitoramento de notícias?

O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Por exemplo, vamos supor que o site da Revista Vogue francesa lance um artigo sobre chapéus vermelhos como tendência nas ruas de Paris. Alguns dias depois o importante blog inglês Fashion Bubble fala do mesmo fenômeno nas ruas de Londres e, em breve, o nova-iorquino Fashion Salad capta o mesmo movimento. Estamos observando três cases, ou seja, três casos “isolados” onde o fenômeno do chapéu vermelho foi encontrado. Certamente estamos em frente a uma tendência.

Tópicos: Tendências Business Intelligence NewsMonitor Inteligência de mercado

Monitoramento de notícias para inteligência de mercado

Vou mostrar nesse artigo a importância do monitoramento de notícias com foco em inteligência de mercado. Você vai entender como monitorar a área em que sua organização atua e como difundir as informações para seus colaboradores e clientes.

Tópicos: Business Intelligence Clipping Digital Monitoramento de Notícias NewsMonitor Inteligência de mercado Monitoramento de conteúdo

Inteligência de mercado: o que é e por que você precisa se atentar a isso

Como está a sua empresa, os produtos e serviços que ela comercializa? Eles têm sido bem recebidos pelo mercado, gerando o aumento pela procura e compra nos índices de performance do negócio? E seus concorrentes, o que têm feito? Como os clientes têm reagindo diante a proposta deles em comparação a de sua empresa? O mercado está favorável ou vem apresentando dificuldades? Novidades vêm sendo lançadas, novos recursos implementados ou opções ampliadas nos produtos ou serviços dos concorrentes?

Tópicos: Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Inteligência Competitiva

Antecipar tendências para planejar o futuro

"Olhe para as estrelas, e não para os seus pés" disse o famoso astrofísico Stephen Hawking, morto no dia de ontem, 14 de março, sobre a importância de olhar adiante e mirar as oportunidades.

Vivemos uma era de transformação exponencial. Com as diferentes soluções que surgem a cada momento movidas por players inovadores, nichos de mercado são descobertos e novas tendências despontam. Inteligência artificial, blockchain, startups, novas economias, futuro da educação, últimos avanços da saúde, tecnologias no varejo, inovações da indústria e tantos outros temas que crescem a cada dia.

Para mapear essas evoluções, podemos monitorar os cases de sucesso que acontecem aos poucos até se tornarem grandes motivadores de negócios. Mas como prever o impacto que meu negócio sofrerá com os avanços tecnológicos? Estamos falando sobre a capacidade de antecipar tendências, uma grande sacada de mercado para aqueles que se preocupam com o futuro do seu empreendimento.

Mapear tendências é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas o que muitos esquecem é que não basta você conhecer as tendências, você precisa monitorar as tendências. Por que hoje em dia as tendências estão mais rápidas do que nunca, elas se modificam, expandem-se, encolhem-se ou colidem-se umas com as outras em uma velocidade sem precedentes. Monitorar uma tendência é exercitar o seu “músculo do futuro” - é estar pronto para reagir e inovar da forma e na hora certa.

Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Curadoria Trends

Assessoria de imprensa para pequenas empresas: por que ela é essencial?

Por muito tempo, a assessoria de imprensa foi um serviço limitado a empresas de maior porte por terem uma marca mais forte. Porém, a evolução do mercado dá cada vez mais poder às empresas menores e é nesse jogo que entra a assessoria de imprensa.

Diferentemente do que você pode pensar, uma empresa pequena também se beneficia desse serviço — e por um valor abaixo do que você imagina. Ficou curioso?

Veja a seguir como o trabalho do assessor de imprensa é essencial para o seu negócio.

Tópicos: Clipping Digital Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa Inteligência de mercado Assessor de Imprensa Monitoramento de conteúdo Assessora de Imprensa

Por que o clipping online superou o clipping físico

O clipping é a atividade de reunir informações específicas, como publicações da imprensa sobre um negócio, concorrentes, sua área de atuação ou o mercado de forma geral, por exemplo. Com esse recurso, empresas têm mais controle sobre o que está sendo dito sobre os assuntos de seu interesse para tomar decisões estratégicas, contornar alguma situação inusitada, ganhar competitividade, delinear objetivos e até mesmo inovar por meio das tendências descobertas com o auxílio dos monitoramentos realizados.

Tópicos: Monitoramentos Clipping Digital Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Clipping Assessoria de Imprensa Inteligência de mercado Inteligência Competitiva clipping físico clipagem