Monitoramento de notícias em tempo real: como isso pode ser um diferencial competitivo

Pergunte a um assessor de imprensa dos tempos pré-internet sobre como era monitorar as notícias na época e certamente você receberá como resposta: era trabalhoso. Na era offline, o monitoramento de notícias se chamava clipping, e incluía ler os jornais do dia com atenção, recortar as matérias que mencionassem o cliente, classificando-as entre positivas e negativas, e produzir um relatório.

Tópicos: Tendências Futuro #inovação transformação digital digital startups monitoramento changemanagement

Como implementar a cultura da inovação na sua empresa

Poucas coisas podem impulsionar tanto o crescimento de uma empresa quanto a adoção de uma cultura da inovação. Negócios inovadores inspiram os colaboradores todos os dias a buscarem soluções novas, o que permite se diferenciar no mercado e alcançar resultados melhores.

Tópicos: Tendências Futuro #inovação transformação digital digital startups monitoramento changemanagement

Transformação digital: como usa-lá a seu favor

Se você pesquisa sobre tecnologia, certamente já encontrou essa expressão por aí: transformação digital. Mas você sabe o que isso realmente significa?

Tópicos: Tendências Futuro #inovação transformação digital digital startups monitoramento changemanagement

#FutureNow Maio 2018

Hora de dar uma pausa e conferir a #FutureNow, a newsletter do NewsMonitor, que responde "por que o futuro já chegou?", por meio de uma curadoria de notícias super quentes da mídia nacional e internacional.

Tópicos: Tendências Informação Futuro FutureNow Future Trends

Como mapear tendências através do monitoramento de notícias?

O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Por exemplo, vamos supor que o site da Revista Vogue francesa lance um artigo sobre chapéus vermelhos como tendência nas ruas de Paris. Alguns dias depois o importante blog inglês Fashion Bubble fala do mesmo fenômeno nas ruas de Londres e, em breve, o nova-iorquino Fashion Salad capta o mesmo movimento. Estamos observando três cases, ou seja, três casos “isolados” onde o fenômeno do chapéu vermelho foi encontrado. Certamente estamos em frente a uma tendência.

Tópicos: Tendências Business Intelligence NewsMonitor Inteligência de mercado

Antecipar tendências para planejar o futuro

"Olhe para as estrelas, e não para os seus pés" disse o famoso astrofísico Stephen Hawking, morto no dia de ontem, 14 de março, sobre a importância de olhar adiante e mirar as oportunidades.

Vivemos uma era de transformação exponencial. Com as diferentes soluções que surgem a cada momento movidas por players inovadores, nichos de mercado são descobertos e novas tendências despontam. Inteligência artificial, blockchain, startups, novas economias, futuro da educação, últimos avanços da saúde, tecnologias no varejo, inovações da indústria e tantos outros temas que crescem a cada dia.

Para mapear essas evoluções, podemos monitorar os cases de sucesso que acontecem aos poucos até se tornarem grandes motivadores de negócios. Mas como prever o impacto que meu negócio sofrerá com os avanços tecnológicos? Estamos falando sobre a capacidade de antecipar tendências, uma grande sacada de mercado para aqueles que se preocupam com o futuro do seu empreendimento.

Mapear tendências é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas o que muitos esquecem é que não basta você conhecer as tendências, você precisa monitorar as tendências. Por que hoje em dia as tendências estão mais rápidas do que nunca, elas se modificam, expandem-se, encolhem-se ou colidem-se umas com as outras em uma velocidade sem precedentes. Monitorar uma tendência é exercitar o seu “músculo do futuro” - é estar pronto para reagir e inovar da forma e na hora certa.

Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Inteligência de mercado Curadoria Trends

Por que fazer o monitoramento de notícias

 

Monitoramento de notícias estratégico

Uma ferramenta de monitoramento de notícias serve muito mais do que simplesmente fazer uma clipagem tradicional. Atualmente, mais do que juntar e guardar todas as notícias com menções à marca nas mídias, o trabalho de buscar, analisar e distribuir informações estratégicas, incluindo notícias online, tem adquirido um significado mais qualitativo.

Se você ainda não realiza o trabalho de monitoramento de notícias, conheça 5 bons motivos para começar a faze-lo. 

Tópicos: Tendências Business Intelligence Monitoramento de Concorrência Monitoramento de Notícias Clipping novos negócios

Clipping online: o que é e como pode ajudar a sua empresa

Para estar sempre à frente no mercado e aproveitar as melhores oportunidades em seu segmento, as empresas precisam se atentar ao monitoramento de notícias. Isso inclui ficar de olho não apenas em matérias relacionadas à sua marca, mas também sobre o mercado, a área de atuação, concorrentes, dentre outros que possam impactar no dia a dia do negócio.

Para reunir todo este material de forma fácil e intuitiva existe o clipping, uma técnica que envolve o recorte de techos de conteúdo noticioso, independentemente do formato, de interesse da empresa ou dos clientes atendidos.Porém, tudo evolui com a tecnologia e, por isso, é natural que este progresso chegue também à técnica do clipping.

Tópicos: Tendências Monitoramentos Business Intelligence Clipping Digital Clipping Concorrência

7 motivos para monitorar sua empresa na internet

Se no passado coletar matérias publicadas em jornais impressos era suficiente para fazer um clipping de notícias, hoje é preciso monitorar a empresa na internet, principalmente em sites. Comentários nesse meio ganham muita projeção em pouco tempo e é fundamental que a empresa esteja ciente do que está sendo dito e responda rapidamente, para se adequar ao “tempo da internet”.

Se você ainda não monitora sua empresa no mundo online, ou ainda não está convencido da importância dessa prática, confira no post de hoje 7 motivos para começar agora!

Tópicos: Tendências Monitoramento de Notícias Clipping Análise de Mercado Notícias de Mercado