Transformação digital: como usa-lá a seu favor

Se você pesquisa sobre tecnologia, certamente já encontrou essa expressão por aí: transformação digital. Mas você sabe o que isso realmente significa?

Transformação digital é uma mudança significativa e profunda, que modifica a maneira como empresas trabalham, digitalizando-as. Os benefícios são muitos, mas podem ser resumidos em dois: melhora na eficiência e nos resultados.

Mas se engana quem pensa que se trata só de um processo de adoção de novas tecnologias. Para haver transformação digital, é necessário romper com práticas antigas e alterar as estruturas em profundidade. Por isso que fazer uma transformação digital é um desafio enfrentado em especial por empresas que foram criadas antes da internet, pois as regras que as orientavam não fazem mais sentido no contexto atual.

Mas mudar e continuar relevante é algo acessível a empresas de todos os tamanhos e segmentos. Neste post, conheça os benefícios da transformação digital e saiba como utilizá-la ao seu favor.

 

Por que fazer uma transformação digital?

Os benefícios de transformar digitalmente a sua empresa são muitos. Como falamos na introdução, investir em tecnologia vai trazer eficiência e resultados mais satisfatórios, algo que toda empresa busca, certo? Mas não pense em transformação digital como algo do futuro. Já está acontecendo! Por isso que um dos motivos para investir é, também, não ficar para trás e seguir relevante em um mercado cada vez mais competitivo.

Prova disso é que a transformação digital já está transformando nossa maneira de trabalhar, de consumir, enfim, de viver. O trabalho home office, por exemplo, é uma tendência recente e hoje pode ser realizado em muitos segmentos de negócios. E que foi proporcionada pela tecnologia.

A maneira como buscamos entretenimento mudou, com a popularidade de aplicativos por assinatura como Netflix e Spotify. Encomendar comida, pedir um carro, locomover-se pela cidade… Tudo hoje é transpassado pela transformação digital.

É claro que essas mudanças chegariam também às empresas. Hoje, as habilidades necessárias no ambiente corporativo são mais relacionadas à criatividade, pensamento sistêmico, colaboração, capacidade de aprender e inteligência emocional do que a uma habilidade técnica específica. Tudo muda muito rápido, afinal.

Isso tem provocado mudanças na cultura das empresas. Em um mundo onde todos podem produzir informação, o cliente tem muito mais voz. O foco em mantê-lo satisfeito, portanto, é muito maior. Sem falar no aumento da concorrência.

Por esses motivos, pode-se dizer que a cultura das empresas passa por uma fase de transição. Não dá mais para forçar a venda de produtos ou serviços ignorando a necessidade dos clientes em potencial. As vendas se tornam mais consultivas, buscando resolver problemas que a pessoa realmente tenha, além de mantê-la por um longo tempo com a empresa.

Muitas startups “data-driven” e “customer centric” já surgem com isso em mente: investimento em tecnologia, inteligência de dados e foco na experiência do consumidor. Oferecem produtos superiores, que atraem principalmente o público jovem, e que oferecem suporte de primeira. É nesse contexto que muitas empresas da era pré-internet têm ficado para trás.

Mas nem tudo está perdido. Se você quer investir em transformação digital e não sabe por onde começar, trazemos alguns passos para usá-la ao seu favor.

 

Colocando a mão na massa: como começar a usar a transformação digital ao seu favor

Confira alguns passos para começar a transformação digital na sua empresa:

1. Comece redefinindo a sua estratégia

A transformação digital é estrutural, não somente operacional. Por isso que é fundamental redefinir a estratégia de toda a empresa para o mundo digital. Uma análise de mercado vai ajudar a identificar as tecnologias que podem impactar a sua empresa. Já olhar para o futuro e imaginar o cenário daqui a uns anos será útil para planejar-se e alcançar os seus objetivos.

2. Mude a cultura da empresa

Para que a transformação digital seja bem-sucedida, é preciso que toda a empresa compre a ideia. Isso inclui a diretoria. Sem que os stakeholders estejam envolvidos, a transformação pode acabar deixada de lado. Antes de começar, portanto, garanta que todos estão alinhados e engajados no projeto.

3. Desenvolva as habilidades necessárias

Por mais que a transformação digital seja mais profunda que competências técnicas, é claro que elas também são necessárias. Dificuldades com a tecnologia estão entre os principais motivos de insucesso da transformação digital nas empresas. Por isso, invista em treinamento e capacitação do time, não só uma vez, mas constantemente.

4. Avalie seus processos atuais

Os processos da sua empresa são feitos da mesma forma há muitos anos? Aqui, vale questionar se eles continuam fazendo sentido. Para isso, avalie-os de perto em todas as áreas e veja o que pode ser adaptado, atualizado, automatizado ou simplesmente deixado de lado.

5. Comece mudando um dos seus processos

Transformação digital não é só experiência do cliente, mas esse pode ser um bom ponto de partida. Que tal escolher um dos seus processos e melhorá-lo com a ajuda da tecnologia? Avalie o impacto dessa mudança nas operações, veja a aceitação e, caso tenha funcionado, implemente-a!

6. Tenha um projeto digital

Automatizar é importante, mas não deve ser o objetivo final. Para realmente transformar digitalmente a sua empresa, é necessário explorar a tecnologia digital disponível de forma profunda. Contratar serviços virtuais, por exemplo, substituindo servidores e roteadores físicos, garante mais segurança e eficiência. Inteligência artificial, computação na nuvem, internet das coisas são alguns investimentos feitos por empresas que têm sido bem-sucedidas na transformação digital.

7. Transforme a inteligência da empresa

Na hora da transformação digital, vá além da otimização das operações. Reduzir erros, integrar dados e ganhar eficiência é ótimo. Mas por que não digitalizar também a inteligência do seu negócio? A transformação digital pode ajudar na gestão e na tomada de decisões, substituindo a condução baseada no instinto dos gestores. Uma análise de informações da empresa, do mercado e dos concorrentes em diversas fontes levará à decisões mais certeiras, com base em dados e com mais chances de sucesso.

 

Esperamos ter mostrado neste post como a transformação digital pode ser vantajosa para o seu negócio e apresentado os primeiros passos. Vale lembrar que, neste assunto, nada é escrito em pedra: é um processo em constante atualização, que a todo momento abarca novas tecnologias. Depois de fazer a sua, continue se atualizando!

E, para continuar aprendendo sobre assuntos relacionados à tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

Fale com um especialista em monitoramento »
Tópicos: Tendências Futuro #inovação transformação digital digital startups monitoramento changemanagement